Gestão e Negócios
Quando os recursos (humanos, tecnológicos e materiais) disponíveis são insuficientes e inadequados para as metas propostas no tempo proposto ou quando os recursos disponíveis não estão sendo efetivamente utilizados, com a devida eficácia e eficiência, temos como conseqüência a sobrecarga de trabalho. Esta por sua vez transtorna o nosso equilíbrio e nos deixa ainda mais ineficientes. Como lidar quando sentimos que não estamos dando conta do trabalho?
Veja abaixo quinze ações práticas para eliminar ou reduzir a sobrecarga de trabalho.
01. Avalie se os recursos (humanos, tecnológicos e materiais) disponíveis são suficientes e adequados para as metas propostas no tempo proposto. Caso seja necessário, ajuste as metas, recursos e prazos.
02. Avalie se os recursos disponíveis estão sendo efetivamente utilizados com a devida eficácia e eficiência. Caso não estejam, tome providências corretivas.
03. Procure continuamente aperfeiçoar a capacitação dos funcionários no uso da nova tecnologia de informação e nos novos processos e sistemas.
04. Identifique as práticas e procedimentos que não condizem mais com a nova realidade da empresa e elimine-as. (Normalmente o passado desnecessário e inútil está presente nas nossas atuais práticas e procedimentos)
05. Simplifique formulários, relatórios e os sistemas de planejamento e controle.
06. Faça uma lista das situações e problemas repetitivos e rotineiros e estabeleça diretrizes e procedimentos padronizados para ação.
07. Amplie o grau de autonomia de seus funcionários, habilitando-os a tomarem decisões e ações nas suas áreas de atuação, reduzindo a necessidade de recorrer a você, isto é, dê-lhes "empowerment".
08. Encoraje e desenvolva melhor a comunicação e cooperação em toda a empresa. Estimule cada um a ajudar um ao outro e a se sentir responsável pelo resultado coletivo.
09. Desenvolva a proatividade (tomar iniciativa, assumir responsabilidades) a polivalência e a flexibilidade em cada um dos seus funcionários.
10. Mantenha suas metas e suas prioridades sempre em foco e controle os prazos e os pendentes.
11. Planeje o seu dia na véspera e avalie no final do dia o que fez e como poderia ter feito de forma melhor, mais simples e mais rápido.
12. Decida e aja mais rapidamente, evitando acúmulo de papéis e de pendentes na sua estação de trabalho. Mantenha a qualidade suficiente e necessária, sem o perfeccionismo que não agrega valor e só desperdiça tempo.
13. Procure melhorar sempre a sua motivação e autodisciplina.
14. Procure ver a sobrecarga como seu melhor mestre, e veja em cada obstáculo e dificuldade uma grande oportunidade de aprendizagem, de auto-aperfeiçoamento e superação.
15. Questione-se, freqüentemente: "Estou dando o tempo certo às coisas verdadeiramente importantes?"
Pausa para Reflexão: Quais as três práticas que poderão me ajudar a utilizar melhor os meus recursos e economizar esforços, tempo e energia?
Fonte: Capítulo 38 do Material de Leitura e Exercícios distribuído no Curso da TIMING "Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficácia no Trabalho", por Boris R. Drizin.
O líder:
a) De manhã cedo está pronto para o que der e vier
b) Planeja seu dia
c) Têm planos e metas muito claros. Usa o almoço para relaxar, ajudar colegas ou ler
d) Tenta descobrir porque determinada ação ou procedimento não está funcionando
e) Está sempre pronto para tomar decisões e resolver problemas
f) Assina e lê boletins e revistas que o ajudem em sua carreira profissional
g) Procura ganhar o respeito dos outros no dia-a-dia
h) Faz o que é melhor
i) Cuida da sua carreira
j) Investe seu dinheiro em crescimento profissional e pessoal e para aprimorar seu desempenho na empresa
O chefe:
a) De manhã cedo já está cansado
b) Apenas reage aos acontecimentos
c) Tem desculpas prontas. Usa o almoço para reclamar
d) Culpa os outros quando alguma coisa não está funcionando
e) Diz: “e o que você quer que eu faça?”
f) Acha que boletins e revistas profissionais são uma perda de tempo e dinheiro
g) Reclama por não ser respeitado
h) Faz o que os outros fazem
i) Tem medo de perder o emprego
j) Acha um absurdo gastar o que ganha em “coisas para o trabalho”
Fonte: Revista Liderança e Supervisão
Para que as grandes organizações consigam criar um cenário de sucesso, a diversidade pode ser considerada a matéria-prima essencial.
Algumas questões me mobilizam a explorar o potencial das equipes em diversos níveis hierárquicos em organizações com culturas ímpares e algumas das perguntas que costumo me fazer é: O que possui uma equipe que consegue altos índices de desempenho? O que faz uma equipe possuir estratégias eficazes e outras não? O que faz uma equipe criar, inovar e alcançar resultados surpreendentes e outras não?
A primeira resposta surge com a palavra diversidade, que pode ser interpretada como variedade, diferença, dessemelhança, oposição e contradição. Peter Drucker dizia que "a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo". Hoje, para que as grandes organizações consigam criar esse cenário de sucesso, a diversidade pode ser considerada a matéria-prima essencial. Equipes multidisciplinares, formadas por profissionais que assumem papéis distintos ao longo de um dia de trabalho, são a base para uma empresa que deseja obter bons resultados.
Muito se fala em trabalho em equipe, mas já parou para pensar no momento em que ela nasce? Quando dois ou mais indivíduos, interdependentes e em interação, juntam-se visando a obtenção de um determinado objetivo temos o surgimento de uma equipe. Há décadas Henry Ford dizia: "Se duas pessoas pensam sempre exatamente iguais num time, uma delas é desnecessária", ou seja, precisamos ter pessoas diferentes trabalhando juntas para que se chegue ao êxito.
As equipes rumo ao topo, que possuem como objetivo atingir os melhores resultados possíveis em seus trabalhos, são formadas por indivíduos com conhecimentos, perfis comportamentais e expectativas das mais variadas. Nesse grupo surge uma figura muito importante, o líder aprendiz. Como um agente de desenvolvimento, esse profissional é aquele que prioriza o aprendizado individual e o desenvolvimento contínuo da equipe para o alcance das metas estratégicas.
Para isso, é imprescindível que ele tenha flexibilidade para atuar com a liderança situacional, ou seja, atuar com o estilo necessário de acordo com o momento da equipe e do estágio de desenvolvimento de cada membro.
Uma característica fundamental do líder aprendiz é saber fazer perguntas inteligentes, para aprender a lidar com o funcionamento complexo da equipe e das partes, ou seja, estimular os membros a trabalhar com a diversidade, utilizando a intuição, a criatividade, o conhecimento e o talento individual para o desenvolvimento em equipe.
Fonte: Portal Empreendedor, por Carlos Cruz
Atitudes simples podem resolver os problemas fazendo o trabalho render mais
Apesar do planejamento bem feito e das muitas horas de trabalho diário, o tempo nunca parece ser suficiente para muita gente. O consultor Christian Barbosa, especialista em administração de tempo, lista abaixo os 10 "ladrões de produtividade" e dá dicas de como lidar com eles:
01. E-mail
Ficar com e-mail aberto o dia todo faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. O consultor recomenda definir períodos para lidar com as mensagens, deixando a caixa de entrada fechada no restante do tempo.
02. Não ter clareza sobre o que fazer
O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito em um dia de trabalho? Segundo Barbosa, se você não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.
03. Estou em reunião
Uma pesquisa feita pela empresa da qual Christian Barbosa é diretor, a Triad Consulting, demonstra que um terço das reuniões podem ser canceladas. O consultor recomenda: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar no máximo 2 horas.
04. Redes Sociais
No ambiente de trabalho você usa Twitter, Facebook, Orkut? Ainda que sua empresa permita, controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes enquanto desenvolve suas atividades. Utilize eventuais intervalos no dia ou o horário de almoço.
05. Falta de energia
Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de energia rouba muitas horas do dia e faz a pessoa surfar em atividades circunstanciais. Tenha hobbies, procure um médico e alimente-se em horários regulares.
06. Falta de foco
Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outras tarefas? Se a atividade for grande, tente dividi-la em pequenas partes. Feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música.
07. Navegador cheio de favoritos
Você abre seu navegador para entrar em um site, esbarra na lista de favoritos e começa a perambular por outros portais? Instale outro navegador e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando sem propósito.
08. Mensagens instantâneas
Se em sua empresa é permitido usar MSN, gTalk, Wave, dentre outros, a regra é simples: está ocupado? Deixe seu status no modo invisível ou offline. Está tranqüilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível.
09. Interrupções
Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.
10. Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores
Que tal falar não de forma concreta, com base em planejamento e disponibilidade? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.
Fonte: Portal Exame – 11/11/2009
Infância, adolescência e maturidade também são períodos pelos quais as empresas passam rumo ao empreendedorismo.
A empresa e o ser humano possuem muitas semelhanças entre si: ambos nascem, crescem e se reproduzem e morrem. Dentre essas paridades, existem três estágios que se destacam: a Infância, a Adolescência e a Maturidade. Cada uma dessas fases da vida possui suas próprias características, ambições e problemas. O atento empreendedor deve saber em que período sua empresa se encontra para sempre poder dar passos firmes rumo ao sucesso do empreendimento e, desse modo, evitar situações adversas que poderiam aparecer no futuro.
Uma empresa “criança” vive em meio aos paradoxos sobre as decisões que irão ditar o seu rumo. Por isso, é necessário que o empresário seja especial e tenha uma personalidade forte à frente da empresa, para que todos os sonhos saiam do plano das idéias e, de fato, se concretizem. Para que isso aconteça, é preciso que o empreendedor “alimente” o estabelecimento a todo instante. Quanto maiores os riscos assumidos pelos idealizadores dos projetos, mais compromissos e trabalho eles terão para sustentar o crescimento do empreendimento. Na maioria dos casos, este tipo de empresa sofre por atuar com procedimentos simples, ter um sistema administrativo muito pequeno e uma receita tão pequena quanto.
Já em uma empresa adolescente, os conflitos são comuns e presentes na maioria dos casos. Por exemplo, a rixa entre os jovens empregados e os que já estão no lugar há mais tempo. Outro fato que abala as empresas que se encontram nesse estágio são as brigas por um aumento ou promoção de cargo, quando freqüentemente um indivíduo se acredita merecedor de um salário maior. Diria também que há muitas reuniões improdutivas que levam do nada ao lugar nenhum. Esses compromissos marcados sem reais motivos causam o aborrecimento dos gerentes, que em alguns casos se desligam das empresas, provocando o fim dessas organizações.
Uma empresa madura, por sua vez, já é hábil o suficiente para se auto-controlar e flexível o bastante para arcar com as situações adversas que podem aparecer. As organizações experientes têm a maioria dos seus passos programados; sabem o que fizeram e o que fazem e o que vão fazer. Além disso, estas empresas são capazes de satisfazer seus clientes, manter o crescimento das vendas e aumentar a lucratividade. Isso acontece, inclusive, com a geração de novas organizações, ligadas à primeira de alguma maneira.
Entretanto, se o empreendimento não continuar crescendo e os donos relaxarem, a empresa passará à fase denominada "Estável" e isso contribuirá para uma decaída no orçamento, que poderá levar o estabelecimento a uma falência acelerada e não prevista.
Concluo que em cada estágio da vida há problemas e que alguns deles são remanescentes de traumas ou experiências anteriores. Assim, se não fizermos algo bem feito em uma determinada etapa, isso pode gerar conseqüências mais adiante. Essa idéia é facilmente aceita quando pensamos em nossas próprias vidas, por isso o empreendedor deve transportá-la para sua empresa. Mas vale lembrar que nem sempre essas dificuldades são totalmente ruins para empresa, pois se o empreendedor for humilde o suficiente para aproveitar os erros que cometeu e tomá-los como um aprendizado, ele certamente aproveitará melhor as oportunidades que estão por vir.
Fonte: Portal Empreendedor, por Luiz Fernando Garcia - 19/08/2008
Veja abaixo os seis segredos de Claudio Szajman para colocar sua empresa em destaque:
1. Gostar do que faz é fundamental. É preciso ter prazer em trabalhar.
2. Faça uma avaliação mercadológica precisa, saiba quem e o que você vai levar para o mercado.
3. Humildade, sempre. Afinal, o ser humano precisa manter os pés no chão.
4. Trabalhe em equipe porque sozinho é impossível. Pense sempre no próximo.
5. Seja idealista e viva cada momento com pensamento positivo.
6. Lembre-se que fazer amizade não é uma coisa que necessariamente vai te levar a realizar um grande negócio. Aliás, uma grande amizade pode terminar a partir de um negócio.
Fonte: Revista Gol, por Cláudio Szajman – Fevereiro 2005
Aqui vão algumas boas dicas para que você se torne uma pessoa de classe na Internet. Os mesmos princípios que regem a etiqueta tradicional podem e devem ser usados aqui: tenha sempre bom-senso, mantenha a naturalidade, a afetividade e a agilidade, pois quem navega nesse oceano, geralmente tem pressa.
E-mails profissionais
- Só envie o que for necessário e referente a assuntos profissionais.
- Escreva e-mails com calma. Afobação se reflete rapidamente na escrita e no vocabulário, além de geralmente sair com bastante erro de digitação.
- Se for um e-mail importante, faça a correção na versão impressa para facilitar.
- Ao encaminhar e-mails escreva sempre uma introdução para não transmitir preguiça e impessoalidade.
- E-mails são muito práticos, mas não são a solução para todo o tipo de comunicação. Ás vezes será melhor um telefonema ou um contato pessoal.
Com o cliente
- Não deixe a pessoa com mais de um dia sem resposta. A demora na resposta de e-mails é uma das críticas mais freqüentes. Quem usa a rede dá um enorme valor ao tempo e não perdoa atrasos.
- Uma forma de demonstrar atenção pode ser o uso da resposta automática. Avise que aquela é uma resposta automática. Também é importante que você peça ao cliente para não respondê-la. Aqui vai um modelo:
“Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda. Recebemos seu e-mail e ele será encaminhado ao departamento responsável. Aguarde o nosso breve contato e agradecemos por ter acionado o serviço de atendimento ao cliente da loja XYZ”.
Vocabulário
O vocabulário deve ser um ponto mais formal, como se estivesse redigindo uma carta.
A troca de mensagens entre empresa e fornecedores e/ou clientes deve ser encarada como uma troca de documentos. Para o cliente não há diferença entre um acordo firmado no papel ou por meio eletrônico.
É importante que a comunicação virtual seja eficiente e agradável, já que por intermédio dela conhecemos pessoas, trocamos informações e fazemos negócios. Ser virtualmente elegante ajuda na sua carreira e na sua imagem pessoal.
Fonte: Livro Net.com.classe – Um guia para ser virtualmente elegante, de Claudia Matarazzo