Gestão e Negócios
Há muitos (e muitos) anos atrás, minha avó batia clara em neve com garfo. Já minha mãe, fazia o mesmo com um fuet. Eu faço o mesmo com uma batedeira elétrica. Esta foi a evolução natural do trabalho na cozinha. E hoje, uma cozinha profissional está muito mais tecnológica, e depende-se cada vez mais de equipamentos elétricos.
Mas, vamos imaginar o seguinte: apagão na sua região. Transformador queimado, árvores caídas, enfim, um acidente qualquer. E você pode ficar 48 horas sem energia elétrica. O que, e como, você vai cozinhar para seus clientes? Tem um “plano B”, ou fecha o restaurante?
Impossível ficar sem energia? Não. Não é! Já vimos isto acontecer várias vezes, em todos os cantos do país. Estamos mal servidos neste sentido, e ninguém tem garantia de que vai receber o que precisa para manter seu restaurante funcionando.
Agora, imagine: almoço, restaurante cheio, “bombando” e acaba a energia. O bufê é aquecido com eletricidade. E agora? Como você vai manter os alimentos na temperatura adequada?
Outro momento: vamos para o jantar. 20h00, restaurante cheio e a produção dos pratos depende de um forno combinado, de um fogão elétrico, de uma batedeira, de um mixer, etc. Lamento, mas se você não tiver um “plano B”, nada vai dar certo.
Vamos a uma lista que pode ajudar a detectar os problemas que podem acontecer numa crise deste tipo:
- Fogões – a gás, não há problema. Elétrico, não vai funcionar. Tenha uma reserva a gás.
- Forno combinado – elétrico não funciona. Você tem algo que o substitua? Se não, providencie.
- Batedeiras, mixers, etc. – não vão funcionar. Tudo terá que ser feito na mão. Sua equipe está preparada para isso?
- Freezers, geladeiras, etc. – não vão funcionar. Existe algum fabricante de gelo que pode ajudá-lo a passar por este momento de crise?
- Iluminação – não vai funcionar. Existe um “plano B” para isso? Iluminação de emergência?
- Seu caixa não vai funcionar. O restaurante tem um no-break que pode segurar o sistema por algumas horas?
- Esta lista ainda pode ser bem maior. Basta você olhar seu restaurante e ver tudo o que depende de energia elétrica.
Enfim, como é fácil perceber, um “apagão” pode – e vai – desordenar seus negócios.
Mas, você pode se preparar para isso. Fique à frente de todos. Vamos trabalhar juntos.
Como?
- Ter sistemas de no-break que mantenham seus computadores funcionando por algumas horas e segurar as baterias dos notebooks.
- Os back-ups do seu sistema informatizado devem ser feitos “no momento”. O técnico que instalou seu software tem que saber fazer isso – senão, troque de “técnico”. Hoje, um HD externo de 1tB (é muita coisa!!!) custa cerca de R$ 300,00 (de marcas verdadeiramente sérias – não compre de segunda linha, são mais baratos, mas vão te deixar na mão). Ou faça seu back-up “na nuvem”. É barato e mais seguro.
- Pequenos geradores não são caros e podem manter uma série de equipamentos em funcionamento – inclusive, alguma iluminação.
- Geradores de médio porte (acima de 15/20 kWa – desculpem se o termo está errado – podem “segurar” freezers, fornos combinados, geladeiras, etc.). Seu custo varia de R$ 20 a R$ 40 mil, mas podem ser adquiridos em leilões por valores muito mais baixos – aliás, você pode dividir a energia gerada e o custo de manutenção/operação do gerador com alguns vizinhos.
- Reservas de energia alternativa. Se possível, instale painéis solares que possam gerar energia para ser armazenada em baterias. Vale a pena.
Enfim, existem inúmeras maneiras de passar por um “apagão”, sem sequelas. Basta estar organizado e planejar o futuro. Esteja preparado. Crie seu “plano B”.
Boa sorte e bons negócios!
Fonte: Blog do Banas (www.blogdobanas.com.br)
A partir do dia em que você abre as portas pela primeira vez, assume também uma enorme responsabilidade pela integridade física de seus clientes e funcionários. Um acidente ou ferimento, além do fato em si, pode gerar pedidos de indenização vultuosos e séria ameaça à própria sobrevivência do negócio.
Mas nesta matéria, vamos falar daqueles relativos aos clientes – os funcionários merecem uma abordagem específica, visto que dizem respeito ao ambiente de trabalho.
Restaurantes, bares e quaisquer outros estabelecimentos de alimentação têm o compromisso de cuidar dos clientes em todos os sentidos, mantendo o local limpo, higienizado, seguro, e com uma equipe eficiente, treinada para manter estas condições ao longo de todo período de funcionamento.
E, para que você possa rememorar alguns pontos críticos, fiz um levantamento de alguns perigos que fazem parte do dia a dia de um restaurante e que, com cuidado, podem ser evitados:
- Falta de acesso adequado para deficientes.
- Cadeiras ou bancos defeituosos, que podem causar quedas e sérias lesões.
- Queimaduras causadas por garçons/garçonetes que deixam cair alimentos ou líquidos quentes sobre os clientes.
- Piso da entrada úmido/molhado causado por clientes que entram com os pés molhados e não têm local para secar os calçados.
- Objetos pontiagudos expostos sem proteção.
- Elementos de decoração ou itens decorativos como garrafas de vinho, molduras, mal fixados e que podem cair a qualquer momento.
- Prateleiras sobrecarregadas e vitrines com vidros trincados.
- Banheiros com piso molhado gerado por vazamentos e falta de limpeza/manutenção regular.
- Instalações para troca de fraldas improvisadas e sem segurança.
- Falta de limpeza do piso do salão, com detritos que podem causar escorregões e quedas.
- Carpetes ou tapetes mal fixados, e/ou com pontas dobradas.
- Escadas sem corrimão, degraus sem sinalização e piso irregular.
- Falta de saídas de segurança com sinalização adequada.
- Piso do estacionamento molhado pode causar escorregões e quedas, ou ainda derrapagem de automóveis com avarias e danos pessoais.
- Manutenção inadequada, ou inexistente, da área externa, como calçadas, entrada, estacionamento.
- Gerentes e supervisores sem preparo adequado, e conhecimento para lidar com situações potencialmente perigosas.
- Equipe sem treinamento, operando equipamentos perigosos ou realizando tarefas de risco perto de clientes ou na área do salão.
- Falta de uma brigada de emergência treinada para lidar com os mais diversos tipos de acidentes.
Enfim, estas são algumas das situações de risco potencial de um restaurante, que podem gerar cortes, contusões, e lesões que podem causar incapacitação permanente, ou perigo de morte.
Faça uma revisão geral destes e de outros pontos que mereçam sua atenção. Seus clientes merecem um ótimo serviço, comida de qualidade e segurança, ao frequentar seu estabelecimento.
E, além destes cuidados, pense seriamente em fazer um seguro de acidentes que englobe todas as possibilidades e traga mais tranquilidade para sua gestão, sem se esquecer dos conselhos acima.
Fonte: Blog do Banas – 08/01/2017
Em 2016, passamos por um momento de extrema instabilidade política, que resultou em um impeachment presidencial, além de outros fatores que atingiram diretamente os rumos da economia brasileira. Investimentos em queda e incertezas no futuro, fizeram com que o PIB (Produto Interno Bruto) recuasse mais de 4% nos primeiros três trimestres desse ano, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no final de novembro. São sete trimestres seguidos de recuo!
Apesar dos economistas não estarem tão animados com o ano que chega, meu otimismo me faz considerar a velha lógica de “quanto pior a crise, melhores os anos seguintes”, 2017 poderá nos brindar com uma retomada no crescimento econômico, abrindo assim, novas oportunidades para voltar a investir. Esse cenário nos leva a uma simples pergunta - sua empresa e os projetos dos quais você faz parte estão preparados para explorar essa oportunidade? Creio que esse seja um momento para ajustar seus esforços de Marketing Digital e aproveitar ao máximo a evolução que está por vir.
Primeiramente, é preciso analisar o quanto você investe de seus recursos para levar visitantes para seu site. Certamente deve ser um número muito superior ao que é investido no que acontece após a chegada deles ao seu site. Lembre-se que é isso que transformará essas visitas em clientes ou leads e esse desequilíbrio provavelmente está impedindo seus projetos de crescerem em seu máximo potencial. O direcionamento de tráfego para uma página que não está otimizada para converter esses visitantes traz baixíssimo retorno.
Ao planejar as ações de marketing digital da sua empresa em 2017, busque um equilíbrio entre os investimentos em geração de tráfego e otimização de conversão (CRO). A principal vantagem disso é um exponencial aumento de faturamento, já que o aumento das suas conversões, sejam elas vendas diretas ou leads qualificados, naturalmente aumentará os seus recebimentos. Isso faz com que sua margem de lucro também suba. Temos exemplos de empresas que obtiveram 10% de aumento em seu faturamento, após investimentos na conversão de visitantes, e que tiveram 50% de aumento nos lucros, pois eles elevaram seus ganhos sem adicionar novos custos ao seu negócio.
Outro fator bastante relevante é o aumento do ROI (retorno sobre o investimento) em todas as fontes de tráfego de seu site, que otimizado traz mais eficiência na conversão. Com um retorno favorável, é possível investir de forma mais agressiva em mídia do que seus concorrentes, o que lhe dá uma vantagem competitiva gigantesca.
Após passarmos por um período tenebroso, acredito que 2017 será de fato um ano de novas oportunidades e precisamos aproveitá-las ao máximo de forma eficiente. Pense muito e reveja suas perspectivas para explorar os próximos 12 meses para que seu negócio cresça na velocidade mais alta possível, assim você colherá os frutos desse esforço por um bom tempo!
Fonte: ADNEWS – 02/01/2017
CONHEÇA ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
O cenário atual da economia brasileira é de recessão, com poucos investimentos e corte de gastos. Diante desse panorama desfavorável, surge um desafio para as 10 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras, que buscam criar soluções para continuar crescendo.
Uma alternativa com grande potencial para ser explorado é o marketing digital, isso porque, hoje, grande parte dos consumidores tem acesso à internet e faz uso dela para buscar informações sobre produtos e serviços antes de efetuar a compra.
MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Um dos grandes dilemas de empreendedores e profissionais de marketing de MPEs é onde investir e por onde começar a manter uma presença de marketing na internet. Para ajudar em sua caminhada no marketing digital, apresentamos alguns caminhos que você pode trilhar para turbinar sua estratégia digital.
SITE
A criação de um site é muito importante para fixar o seu negócio na internet. Além disso, segundo pesquisas, ter um website é a estratégia de marketing mais efetiva para pequenas e médias empresas.
O primeiro passo para consolidar a presença da sua marca na web é criar um site com um domínio próprio.
Um ponto que gera muitas dúvidas é sobre escolher entre uma página no Facebook ou um site. A resposta para essa questão é: você pode ter uma página no Facebook e um site, assim, terá uma presença digital mais forte, atuando em duas frentes. Não é necessário escolher entre uma e outra, inclusive, você pode combinar as duas de forma automatizada.
Existem elementos essenciais para todos os tipos de site, desde formulários de contato até sitemaps.
Outro benefício de ter um domínio registrado é a possibilidade de comunicação com seus clientes. Por isso, é muito importante contar com emails de domínios personalizados, como
O principal benefício do email personalizado frente aos serviços de email gratuitos, sem dúvida, é a confiança que um email@suaempresa passa frente aos seus clientes.
BLOG
Hoje, cerca de 69% das empresas brasileiras usam Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing) em suas estratégias de marketing. O marketing de conteúdo é peça importante dentro do Inbound Marketing. Busca atrair, converter e fidelizar clientes através da criação de conteúdo relevante e rico. Criando assim uma percepção positiva da sua marca para gerar mais vendas.
É uma estratégia eficiente tanto para conseguir novos clientes quanto para manter um relacionamento com quem já consome seus produtos. Diferente do marketing realizado em comerciais de televisão, por exemplo, conhecido como marketing de interrupção.
Uma ótima forma de começar a trabalhar com conteúdo é criar um blog, produzindo conteúdo relevante para seu público. Sempre baseado na premissa de atração, conversão e retenção, e não simplesmente empurrar um produto, apenas com o argumento de que é bom ou necessário ou produzir conteúdos falando como sua empresa é boa.
REDES SOCIAIS
As redes sociais se tornaram uma ferramenta de comunicação indispensável para qualquer empresa e isto envolve grandes vantagens e benefícios. Da mesma forma que as redes sociais tornaram-se agora uma parte vital do relacionamento com amigos, familiares e estranhos, as mesmas coisa acontece com as empresas com relação aos seus clientes.
A importância das redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest é que eles se tornaram uma ferramenta de relação entre as empresas e seus clientes. A internet tem crescido exponencialmente na última década, ultrapassando meios tradicionais como a imprensa, rádio e televisão, e isso implica que a comunicação de uma empresa deve também avançar nessa direção.
O uso de redes sociais é vital para um bom plano de trabalho, marketing digital e este então expressa em novos clientes e no aumento da quantidade de vendas.
São canais de comunicação que permitem uma grande promoção, pode ser usado gratuitamente e são uma excelente ferramenta para promover todos os produtos da marca, divulgar o propósito e missão da empresa, cobertura jornalística e até mesmo de se relacionar e fazer negócios com outras empresas ou para encontrar novos profissionais.
Eles também servem como elemento de ligação para aumentar o tráfego de visitantes na página Web institucional. As possibilidades de utilização destas plataformas podem ser infinitas, por isso é importante procurar todas as alternativas reais para ter uma maior presença na Web.role, onde podem ser criados e-mails, alterar senhas e todas as tarefas administrativas necessárias. Existem vários tipos de painéis de controle, sendo os mais comuns o cPanel (disponibilizado pela Site.com.br), o Plesk e o HELM.
Fonte: Site.com.br – 02/01/2017
Muitas pequenas empresas lutam em decidir que tipo de marketing farão, porque o seu orçamento só suprirá um ou outro, não ambos.
As decisões que devem ser tomadas não são fáceis: qual método de marketing vai me dar melhor resultado para o meu dinheiro? Como posso saber se meu marketing está funcionando? Quem devo confiar no meu marketing? Devo fazer isso sozinho?
Para esclarecer os termos, o uso de anúncios impressos em jornais e revistas é um exemplo simples de marketing tradicional. Outros exemplos incluem panfletos que são colocados em caixas de correio, comerciais tanto na TV e rádio e outdoors.
Por outro lado, quando uma empresa investe na construção de um site, SEO, ou na publicidade da marca através de diferentes mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, essas estratégias são marketing digital.
Benefícios do Marketing Tradicional
Você pode facilmente alcançar seu público-alvo local. Por exemplo, um anúncio de rádio pode passar na sua cidade ou região. Ou os folhetos da caixa postal serão enviados para as pessoas certas. Ou se for o caso, para todos os moradores da região.
Os materiais podem ser mantidos. A audiência pode ter uma cópia impressa de materiais de que eles podem ler ou navegar através de uma e outra vez.
É fácil de entender. Ele pode ser facilmente compreendido pela maioria das pessoas porque eles já estão expostos a esse tipo de estratégia.
A neurociência parece apoiar os benefícios do marketing de cópia impressa. Um estudo patrocinado pela Canada Post e realizado pela empresa canadense de neuromarketing TrueImpact comparou os efeitos do marketing de papel (mala direta, neste caso) com mídia digital (email e anúncios gráficos).
As tecnologias utilizadas neste estudo foram rastreamento de olho e medição de onda cerebral EEG de alta resolução. As três principais métricas avaliadas no estudo foram: carga cognitiva (facilidade de compreensão), motivação (persuasão) e atenção (quanto tempo os sujeitos analisaram o conteúdo).
Mala direta foi mais fácil de processar mentalmente e melhor desempenho no recall da marca (conexão de marca com produto). De acordo com o relatório:
Mala direta exige um esforço cognitivo de menos 21% do que a mídia digital (5,15 vs. 6,37), sugerindo que é mais fácil de entender e mais memorável.
Os testes de memória pós-exposição validaram o que o teste de carga cognitiva revelou sobre as capacidades de codificação de memória da mala direta.
Quando solicitado a citar a marca de um anúncio que eles acabavam de assistir, o recall foi 70% maior entre os participantes que foram expostos a uma mala direta (75%) enquanto o anúncio digital (44%).
A desvantagem do marketing tradicional
Há pouca interação entre o meio utilizado e os clientes. É mais para fornecer informações ao público que a marca existe com a esperança de que essas pessoas reconheçam a marca.
Os anúncios impressos ou de rádio podem ser muito onerosos. Os materiais de impressão podem ser caros e você precisa contratar pessoas para distribuí-los.
Os resultados desta estratégia de marketing não podem ser facilmente medidos. A campanha foi bem-sucedida?
Os benefícios do marketing digital
Você pode segmentar um público local, mas também um público internacional. Além disso, você pode personalizar uma campanha para determinados públicos demográficos, como sexo, localização, idade e interesses. Isso significa que sua campanha será mais eficaz.
Seu público pode escolher como eles querem receber seu conteúdo. Enquanto uma pessoa gosta de ler uma postagem no blog, outra pessoa gosta de assistir a um vídeo do YouTube. O marketing tradicional não dá ao público uma escolha.
A maioria das pessoas odeiam receber panfletos de vendas em sua caixa de correio ou telefonemas em momentos inconvenientes em coisas que eles têm pouco interesse.
On-line as pessoas têm a escolha de optar em entrar ou sair das comunicações e muitas vezes é relevante porque eles foram os que procuram por ele anteriormente. Não subestime o poder de segmentação de mercado e marketing sob medida.
A interação com seu público é possível com o uso de redes de mídia social. Na verdade, a interação é encorajada, enquanto nos métodos de marketing tradicionais não são permitidos a interação do público.
Você pode incentivar seus prospects, clientes e seguidores a interagir, visitar seu site, ler sobre seus produtos e serviços, avaliá-los, comprá-los e fornecer o feedback que é visível a seu mercado.
O marketing digital é altamente eficiente em custos. Mesmo quando se investe em anúncios pagos on-line (PPC); já que o custo ainda é mais barato em comparação com o marketing tradicional e os resultados são ainda melhores quando se investe adequadamente em otimização SEO de sites.
Dados e resultados são facilmente registrados. Com o Google Analytics e as ferramentas de insights oferecidas pela maioria dos canais de mídia social, você pode verificar suas campanhas a qualquer momento.
Ao contrário dos métodos de marketing tradicionais, você pode ver em tempo real o que está, ou não está funcionando para o seu negócio on-line e você pode se adaptar muito rapidamente para melhorar seus resultados.
Campo de atuação: qualquer empresa pode competir com qualquer concorrente, independentemente do tamanho, com uma sólida estratégia de marketing digital.
Tradicionalmente, um varejista menor lutava para igualar a sutileza nos detalhes de seus concorrentes maiores. Online, um nítido e bem pensado site, proporcionava uma boa experiência para o cliente, além de um serviço fantástico, isso é o que importa e não o tamanho.
Resultados em tempo real: você não tem que esperar semanas para impulsionar o seu negócio, como você teria que esperar por um fax ou formulário a ser devolvido. É possível analisar o número de visitantes de seu site e o aumento de assinantes, horários de pico, taxas de conversão e muito mais com o toque de um botão.
Desenvolvimento de Marca
Um site com conteúdo de qualidade, bem mantido, que foca nas necessidades e agrega valor ao seu público-alvo podendo fornecer valor significativo e oportunidades de geração de leads.
O mesmo pode ser dito para e-mail marketing personalizado e da utilização de canais de mídias sociais. Você fixa a marca, a identidade visual e o logotipo da sua empresa.
Pode se tornar viral
Quantas vezes seus folhetos de vendas são passados ao redor instantaneamente por seus clientes?
Online, usando os botões de compartilhamento de mídia social em seu site, email e canais de mídias sociais, permitem que sua mensagem seja compartilhada incrivelmente rápido.
Se você considerar que o usuário médio de Facebook tem 190 amigos, dos quais uma média de 12% interage com os seus posts com um “curtir” – a sua mensagem foi realmente vista por 15 novas perspectivas.
Agora imagine uma quantidade desses também curtem e compartilham sua mensagem e seus amigos fazem o mesmo? É por isso que o conteúdo de alta qualidade é tão importante.
Marketing Digital vs Marketing Tradicional, qual o tipo de marketing é melhor?
Bem, ambos são recomendados, embora prefira o marketing digital pelo maior controle dos resultados e menor custo de investimento. O marketing tradicional tem algumas vantagens.
Um estudo de 2009 realizado pela Universidade de Bangor e agência de branding Millward Brown também usou fMRI para estudar os diferentes efeitos do papel e mídia digital.
Algumas de suas principais conclusões foram:
O material físico é mais “real” para o cérebro. Tem um significado e um lugar. É melhor conectado à memória porque se engaja com suas redes de memória espacial.
Material físico envolve processamento mais emocional, que é importante para a memória e associações de marca.
Os materiais físicos produziram mais respostas cerebrais conectadas aos sentimentos internos, sugerindo maior “internalização” dos anúncios.
Podemos concluir que, o marketing tradicional é mais caro e traz mais dificuldades de se mensurar resultados, além da pouca interação com o cliente, por outro lado como os estudos comprovaram o marketing tradicional fixa melhor a marca e a mensagem nas pessoas.
Portanto parece que o ideal é não apostar somente em um tipo de marketing, mas em ambos, o ponto de equilíbrio no investimento em marketing digital e marketing tradicional, dependerá do tamanho e da estratégia da empresa.
Fonte: Saia do Lugar – 30/12/2016
Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conscientes do valor do dinheiro, uma das únicas maneiras de enfrentar a concorrência, fora o preço, é com a qualidade e o serviço ao cliente. Criar uma experiência melhor e gerar mais valor. Os restaurantes que criam a melhor experiência, e oferecem os mais altos níveis de confiança ao cliente, são os que permanecem mais tempo em atividade, e não são obrigados a trabalhar com margens estreitas ou mesmo ter prejuízo.
Veja estas anotações que, tenho certeza, irão ajudar você a aumentar a fidelização de seus clientes:
- Ofereça uma experiência de clube exclusivo. Isto mesmo: faça com que eles se sintam como membros de um clube – o seu restaurante. Você não tem que chamá-los de sócios, mas trate-os de maneira especial.
- Faça do problema do cliente o seu problema. Na solução de seus problemas e necessidades, você pode criar uma forte parceria.
- Crie uma promessa de marca tão forte e convincente que faça com que eles pensem em você mais como um parceiro do que apenas outro restaurante qualquer.
- Envie e-mails de agradecimento. Afinal a presença do cliente no seu restaurante é um privilégio, e ele precisa saber que você considera sua visita como um sinal de prestígio.
- Dê um presente criativo para seus clientes especiais. Não precisa ser caro, mas que seja inesperado e marcante. Porque não criar produtos especiais que possam ser levados para casa, com a marca do seu restaurante? Aventais, luvas para cozinha, camisetas, etc. Ou ainda geleias, molhos, pães, etc., com sua marca.
- Veja seus clientes como parte de uma comunidade. Converse com eles, ouça suas ideias e sugestões. Torne-os parte de seu processo de melhoria.
- Trate-os como amigos. As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas que conhecem, gostam e confiam. Invista algum tempo para circular entre as mesas e descobrir o que eles realmente precisam.
- Mantenha a equipe motivada, e profissionais que tenham prazer em trabalhar com você. Um ambiente de trabalho entusiasta e positivo é sentido pelo cliente.
- Verifique se você tem as pessoas certas nas funções certas. Se necessário realoque os (bons) funcionários, que têm alguma dificuldade no trato com os clientes, para funções internas do seu restaurante.
- Lembre sempre à sua equipe que o cliente espera bons serviços, e eles estão encarregados de fazer este trabalho, da melhor maneira possível, sempre.
Conquistar clientes é muito mais trabalhoso, e caro, do que manter os clientes atuais. Trate-os bem e eles se tornarão cada vez mais frequentes.
Boa sorte e bons negócios!
Fonte: Blog do Banas – 20/12/2016
PARA TER UM NÍVEL DE ESTOQUE QUE SUPRA AS VENDAS DO ITEM E UM ESTOQUE DE SEGURANÇA ATÉ A ENTREGA PELO FORNECEDOR, É PRECISO ANALISAR ALGUNS FATORES
O nível do estoque é um dos pontos mais críticos para as empresas de varejo. Se estiver alto demais, pode prejudicar o fluxo de caixa. Já o contrário pode levar à ruptura. Veja abaixo alguns cuidados recomendados por especialistas.
1. Um dos erros mais comuns é cadastrar o produto errado. “Quando uma mercadoria é cadastrada com mais de uma denominação, por exemplo, pode-se acreditar que não há mais itens disponíveis e ser induzido a uma compra desnecessária”, afirma Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems Estratégia e Desenvolvimento de Negócios. Ele acrescenta que é importante ter muita atenção tanto para cadastrar quanto para dar baixa em mercadorias retiradas para ser utilizadas em outras seções da loja, como padaria ou rotisseria
2. Mais do que extrair relatórios do sistema, é preciso saber interpretar os dados para traçar planos de ação e promover correções no nível de estoque.
3. Ao identificar produtos parados há muito tempo, é necessário avaliar a possibilidade de realizar promoções para desová-los. “Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado”, lembra Gigliotti.
4. Para ter um nível de estoque que supra as vendas do item e um estoque de segurança até a entrega pelo fornecedor, é preciso analisar alguns fatores. Segundo Nelson Endrigo Junior, consultor do SEBRAE-SP, deve-se avaliar o histórico de demanda, o perfil do cliente, o giro do produto, entre outros
5. O especialista do SEBRAE-SP lembra ainda da necessidade de estar atento às novidades e às mudanças na preferência do cliente, além de estar sempre atento ao que é comentado nas mídias sociais e tradicionais
6. Endrigo também enfatiza que o empresário deve estar atento ao nível de estoque (análise diária) e procurar manter sempre a menor quantidade possível (aquela que não vai afetar o fluxo de caixa nem deixar ter ruptura)
7. No caso do varejo, diz o especialista do SEBRAE-SP, devem ser realizados inventários frequentemente. Em casos de seções críticas – como as de mercearia de alto giro, os hortifrútis e itens muito visados para furto – a contagem física do estoque deve ocorrer até mesmo diariamente, dependendo de cada empresa.
Fonte: O Estado de S. Paulo – 21/12/2016