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Gestão e Negócios

cervesia gestao negocios

MUITOS ACHAM BOBAGEM, MAS O ACONSELHAMENTO DE UM PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA TAMBÉM TORNARÁ A TRANSIÇÃO DE CARREIRA MENOS TRAUMÁTICA POSSÍVEL

A falta de perspectivas, crescimento profissional e visão do futuro faz com que muitos profissionais fiquem desmotivados e pensam em realizar uma transição de carreira. Pode parecer fácil, simplesmente procurar outra área de interesse e se aventurar, mas na opinião do coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, é importante fazer uma reflexão sobre o que levou a desmotivação antes de jogar tudo para o ar.

Dias explicou que a primeira coisa a ser feita nesses momentos é encontrar o motivador dessa mudança de carreira. “Ter isso bem claro é muito importante, pois ajuda a montar um planejamento para a transição. Uma mudança não pode acontecer só porque “encheu o saco”, é preciso investigar se não é apenas uma fase ruim na carreira atual, ou ainda um mau relacionamento com as pessoas e com a organização onde se está”, diz.

PESQUISE ANTES

Após identificar a raiz do problema e da insatisfação, Dias explica ser necessário pesquisar e entender sobre o novo setor que pretende atuar.   “Mudanças sem rumo não tem muita garantia de sucesso. Quando você estrutura a mudança, tem chances de ir avaliando ao longo do tempo se é lá mesmo que você quer estar”, afirma.

Outra medida a ser tomada por quem quer investir em uma nova carreira e se preparar financeiramente, já que a nova empreitada vem acompanhada de um cargo menor, como profissional júnior e salário também. O coach fala que esse processo de mudança é de curto prazo, cerca de dois, e fazer uma reserva financeira é fundamental.

Muitos acham bobagem, mas o aconselhamento de um profissional de psicologia também tornar a transição de carreira menos traumática possível. “A incerteza sobre quanto tempo pode demorar a ter novamente uma estabilidade e um bom rendimento pode demandar muita energia física e mental. O apoio de um médico ou psicólogo pode ser útil nesse momento”, sugere Dias e completa ao afirmar que ter o auxílio de um coaching de carreira também é uma boa medida neste período transitório.

Emerson Weslei Dias listou algumas ações que devem ser tomadas antes da decisão de investir em uma nova carreira; veja:

– Tire férias ou alguns dias de descanso para ter certeza de que a insatisfação não é apenas cansaço;

– Liste seus hobbies e algumas carreiras que mais lhe agradam;

– Converse com pessoas que já atuam na nova área pretendida e pesquise para saber das reais condições de trabalho;

– Leia histórias inspiradoras de pessoas que mudaram de vida;

– Não haja com impulso. Caso esteja certo da decisão, faça um planejamento;

– Não pense na idade como um fator limitante. Nunca é tarde para mudar de carreira.

Fonte: Economia – iG

CEO DA LTM, EMERSON MOREIRA, ELENCA AS VANTAGENS DAS EMPRESAS QUE OPTAM POR ADOTAR AÇÕES QUE BENEFICIEM OS CLIENTES, SEJAM ELES B2B OU B2C

Manter um cliente fiel a uma marca não é tarefa fácil. A competitividade do mercado está cada vez mais acirrada e sanar as necessidades de um público não é mais suficiente. A marca precisa ser humana e entender seus consumidores. Desta forma, as empresas precisam encontrar soluções para atrair as pessoas de seu interesse e, principalmente, fidelizá-las. Para isso, não basta apenas entregar algo, como um brinde ou presente, é necessário definir um planejamento que seja competitivo e, ao mesmo tempo, atenda aos objetivos do negócio e as expectativas dos clientes. “A estratégia de fidelização é uma ação de mão dupla, que traz vantagens tanto aos usuários quanto as companhias. Por meio destes programas é possível melhorar a performance no mercado e aumentar o faturamento, além de proporcionar uma excelente experiência de compra aos consumidores”, destaca o CEO da LTM, empresa especializada na gestão de programas de fidelidade do Brasil, Emerson Moreira. O executivo listou cinco benefícios em adotar um programa de fidelidade alinhado aos negócios de uma empresa:

1 – AUMENTO NAS VENDAS

Um cliente fidelizado chega a gastar até 150% a mais que um novo, segundo pesquisa realizada pela consultoria Marka Fidelização e Relacionamento, em 2015. O relacionamento que a marca cria com o seu consumidor permite que ele a tenha sempre como a primeira opção no momento da decisão de compra, aumentando a quantidade e a frequência de suas aquisições. “Uma pessoa contente com o atendimento recebido tende a ampliar o leque de contato, procurando outros produtos e serviços. Por isso, os programas de benefíciossão um passo essencial para manter uma base de clientes fiéis ao negócio”, explica Moreira.

2 – VANTAGEM COMPETITIVA

Quando o consumidor é bem atendido, a concorrência passa a não ser mais um problema. Na maior parte das vezes, o cliente optará por voltar a loja que ele já conhece, sabe como será tratado e ainda recebe benefícios. Segundo o executivo, um estabelecimento que deseja se manter por muitos anos no mercado deve estar atento ao processo de fidelização para se destacar em relação aos seus concorrentes.

3 – NOVOS CLIENTES

Quem não gosta de realizar uma compra e ainda ganhar pontos para adquirir novos produtos? “Os consumidores podem otimizar custos participando dos programas de fidelidade oferecido pelas companhias e trocando seus pontos por passagens áreas, vale-presentes, produtos, serviços e até mesmo pagando suas contas. E as empresas também saem ganhando, uma vez que clientes satisfeitos fazem propaganda do negócio para amigos e familiares, resultando na conquista de novos clientes de forma indireta”, ressalta.

4 – NOVAS OPORTUNIDADES

O processo de fidelização envolve aproximação com o cliente e, com isso tem a oportunidade de conhecer mais detalhadamente as necessidades e preferências de seus públicos-alvo, tornando mais fácil o lançamento de um produto, por exemplo. Esse relacionamento também facilita o feedback, pois com o conhecimento de seu consumidor esse retorno acaba sendo mais qualificado.

5 – MOTIVAÇÃO

A fidelização é, de modo geral, um programa motivacional. Ele desperta nas pessoas o desejo de continuar comprando algo de determinada empresa em troca de um benefício. Ou seja, as chances de um cliente optar por um fornecedor ou estabelecimento que lhe presenteie algo ao invés de outro que não oferece nada em troca dessa escolha são muito maiores. Porém, é valido ressaltar, que o programa deve estar alinhado com seus objetivos e com seus públicos para que conquiste plena satisfação.

Sobre a LTM

O Grupo LTM é a maior empresa de gestão de programas de fidelidade do Brasil. Com oito anos de mercado, conta em seu portfólio com grandes clientes como Cielo, Shell, Bayer, Nestlé e P&G. A empresa cuida de toda a gestão de loyalty, desde a campanha até a entrega dos prêmios para o consumidor final. Conta com a plataforma WebPremios, com uma tecnologia sofisticada para gestão de todos estes processos.

Oferece produtos e ferramentas exclusivas para resgates de prêmios on-line e off-line, que atendem diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 500 mil opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.

Fonte: Portal Newtrade – 30/01/2017

CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS DAS LOJAS VIRTUAIS BEM-SUCEDIDAS PARA ALAVANCAR AS VENDAS NA ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO

O comércio eletrônico vive um bom momento no país. No ano passado, o setor cresceu 11% e a expectativa de crescimento para 2017 é de 12%, de acordo com dados da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Mas o verão é o calcanhar de Aquiles do e-commerce: as vendas costumam cair até 50% durante a estação. Saiba a seguir como vender mais nessa época.

De acordo com Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br) – plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 400 mil lojas hospedadas –, janeiro é um dos meses mais fracos para o comércio na internet com queda considerável nas compras. “Viagem de férias, mais atividades ao ar livre, menos tempo em frente ao computador e contenção de gastos após o fim de ano são alguns dos motivos”, explica.

É possível, no entanto, melhorar o quadro. Caetano mostra as estratégias das lojas virtuais bem-sucedidas para alavancar as vendas:

Na palma da mão – o tempo em frente ao computador pode mudar, mas o acesso à internet pelo celular continua intacto. Deixe sua loja bem bonita para quem acessa via mobile; venda pelo WhatsApp.

Redes sociais – muitas empresas têm restrição de uso às redes sociais, então é nas férias que as pessoas aproveitam para acessar. Divulgar os produtos nas redes sociais é uma forma de incentivar o consumo durante o período.

Venda verão – se tudo que se pensa é no verão, venda verão. Coloque em destaque produtos típicos da estação e as tendências da temporada.

Descontos – assim como no varejo offline, o período é de promoções também no online. Aproveite para liquidar aqueles produtos que não tiveram saída no Natal.

Arrume a casa – se as vendas continuam fracas, utilize o mês para se preparar para o ano. Arrume sua loja, otimize o estoque e faça o planejamento para faturar melhor em 2017.

Fonte: Portal Newtrade – 25/01/2017

DE ACORDO COM CONSULTOR DE CARREIRAS, PRODUTIVIDADE NO TRABALHO ESTÁ SENDO NEGATIVAMENTE IMPACTADA PELO EXCESSO DE INFORMAÇÕES RECEBIDAS NO DIA

Em tempos de crise, queixas sobre fatores externos podem ser usadas como o principal obstáculo para a não realização de metas e para a lentidão no desenvolvimento de projetos. Informações e estímulos excessivos recebidos diariamente também são considerados fatores que impactam negativamente a produtividade no trabalho e atrapalham na concentração e na execução de atividades.

“A vida é cheia de variáveis – algumas controlamos outras não. Não temos controle sobre a crise, a alta do dólar, a concorrência, o mercado. Por isso, não desperdice o seu tempo, tão precioso, com isso. Invista sua energia naquilo que você controla. Que tal começar melhorando sua própria produtividade ?”, relata o consultor de carreira e autor do livro “O inédito viável”, Emerson Weslei Dias.

O especialista também explica que organização é algo fundamental para se ter uma rotina produtiva, assim como prestar atenção nos prazos estipulados para cada tarefa.  Pensando em como otimizar o tempo e não sobrecarregar o colaborador, o consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, deu algumas dicas para descartar de vez a procrastinação e para tornar 2017 um ano produtivo e de alto desempenho profissional.

SE ORGANIZE

Programar atividades e ter um controle sobre como e quando serão desenvolvidas é o primeiro passo. Assim, será possível saber quanto tempo levará para a realização de cada tarefa, não atrapalhando o prazo de entrega. Organizar o que tem que ser feito no dia seguinte também é uma ideia para que a produtividade seja contínua.

CUIDADO COM O EXCESSO

Faça uma coisa de cada vez. Não se sobrecarregue com atividades e nem queira fazê-las todas juntas. É importante que cada uma receba uma atenção especial na hora de sua execução para que o resultado seja de qualidade.

EVITE PROCRASTINAR

Faça as coisas com antecedência. O ato de adiar os compromissos pode impactar negativamente na produtividade e no alcance de objetivos. Procure focar nas atividades, deixando redes sociais, celulares ou qualquer distração de lado na hora do trabalho.

DEFINA METAS

Estipule prazos para a conclusão de cada atividade e trabalhe sem interrupções até que a mesma seja finalizada. Com isso, não haverá atrasos e você terá mais tempo para se dedicar a outros projetos.

TENHA HOBBIES

Se divirta. Faça atividades que sejam relaxantes e prazerosas, como por exemplo, praticar esportes, assistir filmes e ler. Isso pode tornar a rotina muito mais leve e ajudar no trabalho.

DESCANSE

Para manter a produtividade em alta, descansar é essencial. Diferente do que muitos imaginam ser produtivo não significa trabalhar compulsivamente. O descanso é fundamental para a concretização de metas e projetos, pois assim, a energia é recuperada e quando o trabalho voltar a ser feito, menos interrupções ocorrerão ao longo do processo.

Fonte: Economia – iG – 25/01/2017

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS, SEJA ELA MAIS PROFISSIONAL, COMO O LINKEDIN, OU MESMO O FACEBOOK

Muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração, o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados, contudo, uma boa parcela mais antenada já percebeu que o uso adequado dessas ferramentas de comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento profissional e o network.

Mas, como saber esse limite? Simples, basta levar em conta que nesse novo mundo online que muitos estão descobrindo são necessários muitos cuidados similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa. O recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.

Para isso preparei algumas dicas para quem quer crescer profissionalmente utilizando as redes sociais, seja ela mais profissional, como o LinkedIn, ou mesmo o Facebook:

1.    Amplie seus contatos qualificadamente – é interessante ter um amplo grupo de amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem!

2.    Valorize suas conquistas profissionais – mostre ações que realizou que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade.

3.    Publique com inteligência – cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim busque se diferencias com publicações pertinentes. Evite postes irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. Busque levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

4.    Evite debates inúteis – nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que geralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios

5.    Cuidado com as características das redes – Não é por que o Linkedin tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar a segunda com maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entrarão nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles.

6.    Pense antes de curtir uma publicação ou página – Antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito

7.    Antes de escrever algo, pense – Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no lado profissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem. Lembrando que ser feliz não o que se está na rede mundial.

8.    Evite situações não profissionais – multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes, será que é interessante. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas para imagem de um profissional. Todos estão expostos a avaliações, por isso pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das pessoas as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, ledo engano, pois outras pessoas poderão compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou essa preocupação.

Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH

Fonte: Portal Newtrade – 24/01/2017

O Instagram é uma rede social baseada em fotos e vídeos que geram um grande engajamento com o público. Ela já possui milhões de usuários ativos e pode ser uma ótima tática para que sua empresa se divulgue!

Se interessou? Então, não fique para trás: confira esse post que preparamos com algumas dicas de marketing no Instagram e saia na frente dos concorrentes!

1. SAIBA USAR HASHTAGS

As hashtags são palavras acompanhadas pelo símbolo “#” que servem para indexar um conteúdo, ao transformar o termo marcado em um hiperlink para busca. Elas ajudam a categorizar, são úteis para fazer promoções, podem auxiliar o público na hora de encontrar a sua página, além de muitas outras funcionalidades.

No Instagram, muitas empresas criam as suas próprias hashtags, usando o seu nome ou algum termo que tenha a ver com a sua imagem. Outras usam hashtags já existentes e populares para que o público encontre suas fotos ao fazer aquela busca.

Basta usar a criatividade e usar hashtags da maneira que poderá contribuir da forma mais eficiente para alavancar sua marca!

2. MOSTRE OS BASTIDORES DA SUA EMPRESA

Mostrar os bastidores é um excelente modo de humanizar e despertar o interesse e curiosidade dos seguidores. É um tipo de conteúdo que muitas empresas usam e que gera bom engajamento quanto bem utilizado no marketing no Instagram.

É interessante mostrar quem são os rostos que estão por trás dos produtos e serviços ofertados, assim como também é interessante expor mercadorias que acabaram de chegar, pontos físicos da empresa, processos de produção, confraternizações com a equipe, dentre muitas outras possibilidades.

3. CAPRICHE NAS IMAGENS SELECIONADAS

Para uma boa divulgação no Instagram, é necessário caprichar nas imagens e vídeos postados. Usar fotos e vídeos criativos, engraçados ou que mostrem seus produtos e serviços são algumas das muitas formas de se divulgar nessa rede de forma divertida e que vá cativar os seguidores.

O importante é sempre ser fiel ao conceito ao qual sua empresa quer ser relacionada, além de ser bastante criterioso na qualidade e resolução do material postado.

4. USE O SEU PERFIL PARA PROMOÇÕES

Uma excelente forma de cativar os clientes, gerando engajamento com sua marca, é criando e divulgando promoções.

Muitas empresas usam o Instagram para solicitar que seus seguidores marquem amigos nas postagens como requisito para tomar parte em um sorteio, aumentando a divulgação de seu perfil. Outras solicitam que o público poste algum tipo de imagem em seu perfil pessoal usando uma hashtag promocional e dão um prêmio para a melhor.

Enfim, são inúmeras as formas de usar o Instagram para realizar promoções: basta usar a criatividade!

5. CRIE UM CRONOGRAMA DE POSTAGENS

Para que uma estratégia nessa rede seja bem-sucedida, é preciso que haja consistência nas postagens. Uma conta abandonada não causa uma boa impressão no público, pois demonstra desleixo.

Por isso, recomenda-se que sejam publicadas imagens algumas vezes por semana. Para tanto, é primordial criar um cronograma, com os dias e horários de cada post, de forma que eles fiquem bem distribuídos ao longo dos dias.

Com essas dicas de marketing no Instagram, com certeza sua empresa está preparada para usar a rede de forma correta e obter excelentes resultados!

E, se você gostou do post, tem dúvidas ou quer acrescentar alguma dica de como usar o Instagram, deixe aqui seu comentário.

Quando você, ou a equipe do seu restaurante, “pisam no tomate”, os clientes comentam com os amigos, os amigos com outros amigos… e isso pode se tornar uma bola de neve. Mas, olhando por outra perspectiva, os erros também podem lhe dar uma oportunidade de ganhar um boca-a-boca positivo. Como? Peça desculpas de uma maneira especial – porque, ao passo que um cliente irritado pode falar mal de você para cinco pessoas, um cliente satisfeito vai comentar positivamente com dez.

Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Mostre seu lado humano – Quando um cliente está chateado, muitos gestores têm receio de, até mesmo, simplesmente dizer: “Sinto muito.” Eles têm medo de admitir alguma responsabilidade ou chamar a atenção para o erro. Mas uma das melhores maneiras de recuperar os clientes que seu restaurante desapontou, é mostrar que você não é perfeito, mas humano – por isso, sujeito a falhas. Evite as respostas educadas demais e tiradas de um manual de boas maneiras. Em vez disso, faça algo pessoal. Surpreenda! Ofereça um prato especial por conta da casa, uma taça de um ótimo vinho, enfim, encante o cliente.

Faça com que seus funcionários surpreendam os clientes – No Walt Disney World, todos se orgulham de trabalhar no lugar mais feliz da Terra. Na verdade, quando os clientes ficam insatisfeitos por qualquer razão, todos os funcionários do parque tem a autonomia para fazer algo incrível para eles – como oferecer uma torta junto com o pedido de desculpas. Muitas vezes, as pessoas que estão na linha de frente (no seu caso os garçons) não têm o discernimento e/ou a permissão para ir além do trivial. Capacite sua equipe para fazer um pedido de desculpas verdadeiramente diferente e que encante os clientes. Por exemplo, o próprio garçom pode oferecer uma sobremesa, à escolha do cliente, totalmente gratuita. Ou um café, licor…

Incentive os clientes a fazerem sugestões de melhorias - Outra maneira de pedir desculpas é como você “conserta o que está quebrado”. Os clientes adoram vê-lo participar ativamente das mudanças, e ainda mais se você os envolver neste trabalho. Dando-lhes alguma autoridade e acatando suas sugestões de como fazer as coisas melhor (mesmo que seja apenas dizendo como se sente agradecido pela sugestão) você estará dando uma razão para que eles digam aos amigos o quanto você se importa com os clientes, e esta se torna uma forte razão para perdoar o seu erro.

Estas são algumas sugestões para você, e sua equipe, corrigirem uma falha qualquer, cometida no dia a dia do seu restaurante. Como sabemos, os erros acontecem e, mais importante do que não insistir neles, é mostrar aos seus clientes que você se preocupa em corrigi-los e evitar que ser repitam.

Boa sorte e bons negócios!

Fonte: Blog do Banas

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