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Gestão e Negócios

cervesia gestao negocios

*Por Amilcar Pavan

2020 foi um ano onde todo o varejo teve que se reinventar, seja para vender de forma remota ou permitir que os consumidores pudessem comprar com segurança presencialmente. Por ser um serviço essencial, os supermercados continuaram a todo vapor, deparando-se com novos perfis de consumidores, compras em estoque, escassez de produtos e, principalmente, a missão de diminuir as possibilidades de contágio dentro dos estabelecimentos. Para isso, muitas ações foram tomadas, como limitar o número de consumidores nas lojas e a aproximação do segmento com o universo online.

O e-commerce, por exemplo, foi um dos termos mais procurados no varejo durante os últimos meses. A experiência com o serviço nos ensinou que o cliente moderno anseia por facilidades, comodidades e produtos personalizados. A pesquisa realizada pela Neotrust Compre&Confie, em parceria com a ABComm, colabora com essa afirmação. Ela informou que entre janeiro e agosto de 2020, o número de compras online cresceu 80%, quando comparado ao mesmo período de 2019. Outro dado interessante, dessa vez levantado pela Social Miller no “Guia de Tendências pós-Covid-19”, mostrou que 64%, ou seja, mais da metade dos consumidores pretendem continuar com o e-commerce após a pandemia.

A personalização do conteúdo é outro ponto virtual que nos permite uma aproximação com o público. Utilizando inteligência artificial, podemos mapear o perfil do consumidor, e verificar quais são seus produtos e marcas favoritas. Com o levantamento em mãos, é possível fazer ações específicas que conversem com o cliente em sua individualidade, sendo mais assertivos nas ações.

Mais uma novidade que nos deparamos nos últimos meses é o PIX, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, sua iminente popularização também irá mudar a forma de pagamento no varejo e ditar novas mudanças. Em um futuro próximo, iremos nos deparar com diversas inovações tecnológicas que transformarão a forma de pagamento, como a utilização de QR Codes, reconhecimento facial, dentre outros. Estar atento às novidades também é função do varejista, que deve trazer facilidades para sua clientela sempre que possível.

Outro ponto importante que sempre gosto de frisar todo ano é o planejamento. Existem diversas datas comemorativas do varejo em que podemos pensar em ações com o público, desde as mais conhecidas como a Black Friday até outras menos exploradas, por exemplo a Semana do Pescado. Estar sempre atento ao calendário do varejo e contar com profissionais criativos em sua equipe são partes fundamentais para garantir a felicidade do consumidor e se diferenciar dos concorrentes.

No último semestre de 2020, os estabelecimentos sofreram com a falta de matéria-prima para produção de embalagens, atingindo um índice de ruptura da cerveja de 18,9% em nosso país, valor recorde, causando falta do produto em diversos locais. Para isso, é necessário sempre manter um planejamento, utilizar de planilhas e se organizar, estocando os produtos que possuem longa validade. Alinhar uma equipe para trabalhar com o controle da validade também é uma excelente pedida para evitar desperdícios.

Por fim, ainda não é possível cravar quais rumos a economia seguirá em 2021, mas estou esperançoso com o que teremos pela frente, principalmente devido ao início da vacinação em nosso país, que irá impactar positivamente na economia, retomada do consumo físico e a criação de novos empregos. Mesmo com o cenário próspero, é necessário que o varejista esteja preparado para todas as situações, sempre construindo a confiança do consumidor, inovando e entendendo suas individualidades.

*Amilcar Pavan é sócio-proprietário do Flex Atacarejo e da rede de supermercados ASP e também é colunista do Portal Newtrade

 

Fonte: New Trade – 17/02/2021

O WhatsApp é o canal de maior relevância no relacionamento com o consumidor para empresas de todos os tamanhos, segundo aponta a nova pesquisa da Hi Platform. O estudo revela que 71% dos entrevistados julgam o aplicativo como essencial ou fundamental durante as vendas, com pouca diferença para o pós-venda (69%).

A pesquisa intitulada “A importância dos diferentes canais na relação com o consumidor”, que contou com mais de 300 companhias, incluindo clientes da marca, aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2020, e teve como objetivo entender melhor como as empresas estão utilizando os diferentes canais de comunicação durante as fases de venda e pós-venda com seus clientes, principalmente em um cenário da transformação digital em seu auge.

O WhatsApp ficou na frente de outros canais como telefone, com 64% de relevância durante a venda e também no pós-venda; e-mail com 57% e 63%; chat com 46% e 50%; Instagram, 47% e 44%; e Facebook, 46% e 42%, respectivamente.

Chatbots em alta

De acordo com a pesquisa, a adoção de chatbots continua acelerada. Agora, em operações pequenas e médias, independente do segmento, a maioria das empresas já vem implantando ou tem intenção de implantar nos próximos 12 meses. Diferentemente das URAs, que ficaram restritas ao universo das empresas maiores.

Os números mostram que 14% das empresas consultadas já usam chatbot para atender seus clientes, e 28% pretendem aderir ao modelo nos próximos 12 meses. Já o sistema de FAQ é utilizado por 37% das companhias, e outros 14% querem implantar em um ano. A URA, tecnologia utilizada no telefone, está presente em 37% das marcas, enquanto que 10% pretendem aderir ao método em breve.

 

Fonte: New Trade – 15/02/2021

A Ambev está com 50 vagas de emprego abertas para as áreas de estratégia, mídia e dados. Esses profissionais vão trabalhar no estúdio de conteúdo da companhia, o DraftLine e as inscrições se encerram nesta sexta-feira (5).

Criado em 2018, o estúdio contabiliza 200 pessoas espalhadas em sete estados brasileiros e a ideia do grupo é bem simples: atualizar a estratégia de marketing da Ambev e formar novos líderes de estratégia e negócios dentro da companhia.

As vagas abertas para a área de estratégia são para home office e as oportunidades englobam estrategista pleno, insights de consumidor sênior, criatividade e conteúdo, planejamento. Para a parte de mídia, as vagas são de coordenação e supervisão. No setor de Dados, os profissionais podem se candidatar para o cargo de aquisição, engajamento ou compreensão de dados.

Você pode enviar sua aplicação a qualquer um dos cargos clicando aqui.

 

Fonte: ISTO É Dinheiro – 04/02/2021

Determinação é válida para escritórios corporativos a partir desta semana

A partir desta semana, todos os colaboradores das áreas corporativas do Grupo Heineken no Brasil passam a trabalhar na modalidade de teletrabalho. A decisão, que está alinhada à estratégia de Digital & Tecnologia da empresa, foi tomada após pesquisas terem confirmado a boa aceitação do home office pelos times, que estão em trabalho remoto desde março de 2020, quando a pandemia foi decretada.

Cerca de 1.300 pessoas que atuam nas áreas corporativas dos escritórios Heineken localizados nas cidades de São Paulo e Itu, no interior do estado, já estão em teletrabalho. Para se ajustar à nova modalidade, a empresa adequou sua política de benefícios e o contrato de trabalho de acordo com a regulamentação vigente para o teletrabalho, que prevê a realização do expediente fora das dependências da empresa por, no mínimo, 3 vezes por semana.

Apesar da nova modalidade não permitir a mesma convivência com os colegas de trabalho, a empresa garante que a sua essência de gerar conexões entre as pessoas será mantida. A Companhia está transformando a estrutura dos escritórios da capital e de Itu em hubs de acomodação, encontros e conexão, que poderão ser utilizados quando for mais seguro para todos. O mesmo conceito está sendo adotado nos Centros de Distribuição localizados no bairro do Sacomã e na cidade de Sumaré (SP), unidades estrategicamente instaladas para facilitar o acesso dos colaboradores corporativos.

“Depois de nove meses trabalhando de forma remota, entendemos que este modelo oferece aos nossos colaboradores uma série de benefícios, como a autonomia e flexibilidade para serem protagonistas de suas carreiras, qualidade de vida, bem-estar e proximidade com a família. Para a empresa, a mudança acelera a transformação de nossa cultura rumo a um mindset cada vez mais digital – em linha com nossa ambição de ser a cervejaria mais conectada do mundo – reduz custos e ainda contribui para mais inclusão e diversidade”, comenta Raquel Zagui, Vice-Presidente de Recursos Humanos do Grupo Heineken.

O Grupo Heineken ainda inaugurou este ano a plataforma Heineken Cuida, que olha para a saúde integral de cada membro do time, oferecendo suporte mental, emocional e físico, conteúdos e informações, além de treinar a liderança para identificar e direcionar o colaborador que precisa de auxílio, e promover ajustes estruturais sempre que necessário.

“Acredito que a força da cultura de nossa organização, que já amadureceu muito desde 2017, quando chegamos ao tamanho que somos hoje, e a proximidade que mantemos com os nossos times e com todos aqueles que se conectam com o nosso negócio sejam determinantes diante dessas mudanças. Nos sentimos prontos para dar este novo passo, que se baseia muito mais em uma relação de confiança com os nossos colaboradores, do que de controle. Sabemos que, em grandes movimentações como essa, podemos encontrar desafios pelo caminho, mas estamos dispostos a aprender e ouvir os nossos públicos a cada etapa da transição, por isso, estamos bastante otimistas com o que está por vir”, complementa Raquel.

Para as demais áreas administrativas de suas 15 unidades produtivas, os colaboradores continuarão no modelo home office até o fim da pandemia e, passado este período, a prática se manterá como uma opção, no entanto, limita o trabalho remoto a até duas vezes por semana fora das dependências da Companhia, conforme a regulamentação vigente.

 

Fonte: Engarrafador Moderno – 29/01/2021

Uma pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios mostra como está o planejamento dos comerciantes.

Segundo o levantamento, encomendado ao Instituto Locomotiva, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a quarentena e vão manter esta modalidade terminada a pandemia. Antes, somente 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados faziam entregas em domicílio.

Em relação ao atendimento ao cliente, o self-service era oferecido por 59% dos restaurantes antes da crise sanitária, e, agora, somente 42% deles servem refeições desta forma. Em contrapartida, o serviço à la carte subiu de 43% para 54% nesta pandemia.

Como medidas de proteção ao cliente, os estabelecimentos afirmam adotar: limpeza e desinfecção do ambiente (91%), disponibilidade de álcool em gel aos clientes (85%), ambiente mais aberto e ventilado (80%) e utilização de mais itens descartáveis (63%).

Comerciantes aderem às ferramentas digitais

A pesquisa da VR Benefícios mostra ainda que 47% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência. O comércio pelo telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão por parte dos comerciantes. Na sequência, vem o Whatsapp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%).

A pandemia acelerou também a implementação de meios de pagamento sem contato entre os estabelecimentos comerciais. Os que já adotavam a facilidade, e intensificaram seu uso no período, e os que inauguraram a modalidade somam 65%. Já as formas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%).

“O aumento do e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses, principalmente nas plataformas de entrega de comida. E o uso cada vez maior do link de pagamento é uma tendência no setor de benefícios, tanto que a VR Benefícios foi a primeira a lançar este serviço para seus clientes”, explica Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios.

 

Fonte: New Trade – 29/01/2021

Mario Rachid
Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel

Como será o futuro do trabalho? Essa é uma das principais perguntas do alto escalão das empresas especialmente nos últimos meses e em decorrência da pandemia gerada pela Covid-19. A adaptação repentina para o modelo Home Office fez com que o mercado corporativo corresse atrás de novas infraestruturas para conseguir trabalhar remotamente, o que provou ser possível.

Esse formato deverá ser um dos componentes que teremos no “novo normal” após o surgimento da vacina, e os ambientes Cloud deverão ser a grande tendência em todas as áreas das companhias, abrindo um novo leque de oportunidades para soluções e ferramentas de aumento de produtividade.

Para 2021, companhias de todos os setores e tamanhos já começaram a avaliar como definir, para longo prazo, uma configuração que reúna o melhor dos dois mundos: presencial e remoto. Considerando importantes fatores como alternativas de estrutura, comunicação e jornadas, por exemplo, o caminho que irá prevalecer deve ser híbrido, com mais automação, flexibilidade e segurança, independentemente do local físico.

A descentralização do ambiente de trabalho foi a solução a curto prazo para mitigar os riscos impostos pelo Coronavírus, mas ela ajudou a abrir os olhos das empresas para um universo de possibilidades, rumo a uma nova cultura digital. Segundo pesquisa do Gartner, 82% dos líderes planejam continuar permitindo que seus colaboradores trabalhem de forma remota, ao menos uma parte do tempo. A descentralização e flexibilidade farão parte do cotidiano das empresas, já que 43% dos líderes indicaram que concederão aos funcionários dias flexíveis e 42% fornecerão horários flexíveis.  
Em um novo cenário híbrido, diversas soluções digitais se provam mais do que eficientes para tornar a ideia da diversidade de locais de trabalho realidade. Nessa mistura de ambientes, a tecnologia terá um papel ainda mais importante para assegurar processos colaborativos e a conexão entre os colaboradores. A automação robótica de processos (RPA — Robotic Process Automation), por exemplo, será uma importante aliada das equipes, automatizando atividades rotineiras e possibilitando que os profissionais direcionem o foco para as ações mais estratégicas.

Pesquisas indicam que o faturamento do segmento de RPA aumentará 19,5% em 2021 e continuará a crescer a taxas de dois dígitos até 2024. A Inteligência Artificial também complementará o trabalho humano de forma cognitiva em diversas áreas que exigem um trabalho mais capacitado. A tecnologia ajudará a tornar as atividades realizadas em conjunto com os trabalhadores muito mais eficazes e rápidas. Pessoas e máquinas trabalharão mais juntas do que nunca.
 
Das tecnologias mais avançadas às mais rotineiras, é importante que as empresas estejam atentas à necessidade de integração das soluções digitais para realizarem uma conexão efetiva entre os diferentes espaços de trabalho e os colaboradores. O uso de Nuvem aliada à segurança cibernética, por exemplo, é essencial.

Enquanto a Cloud armazena informações e aplicações da empresa e as torna acessíveis independentemente de local, dispositivo ou horário, as soluções de segurança monitoram e protegem os dados e sistemas de acessos indevidos e perigosos para os negócios. Diversas outras tecnologias, como virtual desktops, software de automação de escritório e sistemas corporativos de apoio à operação, além de conectividade e ferramentas de comunicação e colaboração, todas integradas, também tornarão essa mudança possível, mais fácil e efetiva.  

O modelo híbrido de trabalho levará mais produtividade e resultados às empresas, além de qualidade de vida para as pessoas. A descentralização do ambiente do trabalho será responsável por uma revolução no modo como as organizações e seus funcionários enxergam e executam suas funções, se relacionam e planejam o futuro. As barreiras físicas e tecnológicas não existem mais e o trabalho pode ser desenvolvido de uma maneira muito mais inovadora, com a ajuda da integração de soluções digitais.

Além disso, os líderes poderão aproveitar o momento para ampliar os conceitos de TI dentro das companhias para ajudar os colaboradores a adotarem rapidamente novas tecnologias de acordo com suas habilidades e competências.

No pós-pandemia, veremos uma verdadeira transformação organizacional, impulsionada pelo avanço das tecnologias, uma nova forma de enxergar a liderança e pela união das experiências positivas das mais variadas formas de trabalhar. Esse é um cenário bastante promissor para as corporações que buscam investir em inovação e mostrará, mais uma vez, como a digitalização é fundamental para transformar os negócios e a vida das pessoas.

Definitivamente, estamos na era da conexão que pode ocorrer a partir de qualquer lugar, dispositivo ou hora. Como dizia Steve Jobs, o melhor ainda está por vir.

 
 Fonte: Mundo Digital - 20/01/2021
 

O ano de 2020 foi de muitas incertezas para diversos setores e, para o varejo, não seria diferente. Porém, mesmo com os altos e baixos, o segmento registrou bons resultados, ainda que visando melhoras significativas para 2021. Com o aumento dos casos de Covid-19 e as incertezas em relação à vacinação no Brasil, pode ser que tal esperança se mantenha apenas como uma expectativa.

Além disso, de acordo com um levantamento da FecomercioSP, o varejo brasileiro deixará de faturar R﹩ 15,8 bilhões por conta dos 12 feriados nacionais do calendário oficial de 2021, o que pode ser um grande obstáculo para quem havia planejado recuperar os prejuízos neste ano. Pensando nisso, reunimos dicas fundamentais sobre como os lojistas podem superar as adversidades e alavancar as vendas em 2021. Confira!

Esteja presente no mundo digital e ofereça novas opções de pagamento aos clientes

Segundo expectativas da Ebit/Nielsen, as vendas do e-commerce no Brasil devem subir 26% esse ano e atingir faturamento de R$ 110 bilhões. Se as pessoas pretendem manter o hábito de comprar pela internet, as marcas precisam estar presentes no mundo digital para conseguir sobreviver. Além disso, é necessário que elas apostem em soluções de pagamentos inclusivas, pensadas para atender a população desbancarizada ou com acesso limitado aos serviços bancários. “Em decorrência da Covid-19, os usuários de plataformas virtuais estão optando por soluções de pagamentos ágeis e de rápida liberação para receberem seus produtos em casa. É o caso do Boleto Flash®, tecnologia com confirmação de pagamento em menos de uma hora”, explica Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil.

Aposte em novas tecnologias para interagir e engajar o consumidor

Com o consumidor cada vez mais empoderado e exigente é preciso buscar novas formas de abordagem para reduzir o atrito e gerar encantamento. Uma das apostas é o chamado Live Commerce que nada mais é que a união das duas maiores tendências da atualidade: transmissões ao vivo e e-commerce. Esta estratégia captura o interesse do usuário, gerando uma ocasião de consumo (com senso de urgência) e reduzindo o atrito na aquisição de um produto – já que ele pode ser comprado da própria live e com um clique. “Estamos diante de uma revolução tecnológica e usufruir desses avanços para reduzir atritos e gerar engajamento agrega valor à experiência do cliente e à relação das marcas com público”, afirma Mateus Magno, CRO da Sambatech e Samba Digital.

Personalize a experiência do consumidor com CRM

Há bastante tempo as mensagens massificadas não geram resultados. É preciso investir em soluções que tornem a jornada de compra única. A Propz, por exemplo, é uma startup que tem uma infraestrutura própria para processar, agrupar e analisar grandes quantidades de dados, armazenados na nuvem com o objetivo de gerenciar campanhas e entregar ações e ofertas cada vez mais personalizadas. “Entendemos que é essencial personalizar não somente a comunicação, mas também as ofertas, para atender as expectativas de cada cliente. Se cada um deles é diferente e quer ser tratado como único, a empresa que utiliza seu CRM de forma estratégica, mostrando o produto certo, para a pessoa certa, no melhor momento e através do canal de preferência do consumidor é quem sai ganhando na hora de converter e fidelizar clientes”, afirma Danilo Nascimento, CRO da Propz.

Invista em soluções digitais que transformam o atendimento entre marcas e pessoas

Promover um atendimento resolutivo e que gere confiança é essencial para alavancar as vendas, e esse é um dos objetivos da Pessoalize.  De acordo com Joseph Lee Kullmannm, CEO da Pessoalize, o mercado está em constante evolução e as empresas precisam entender que o atendimento digital e humanizado com foco no cliente é o que irá fazer os consumidores se tornarem fiéis a marca. “A conectividade em todos os canais é extremamente importante para garantir uma melhor experiência de atendimento. Nossa missão é conectar marcas e pessoas de forma humanizada, integrativa e inteligente, reduzindo as barreiras digitais de comunicação”, explica.

Atendimento ao cliente com plataformas integradas ao CRM

Investir em ferramentas qualificadas e que se integrem com o Customer Relationship Management – os CRM – pode ser o grande diferencial para todas as etapas de suas vendas. Para ajudar as empresas nesta missão, a Nvoip , plataforma de comunicação de voz, SMS e API desenvolve mecanismos para interligar sistemas de voz e SMS compatíveis com qualquer tipo de programação, além de liberar alguns módulos como torpedos de voz. “Ferramentas que integrem os sistemas têm sido o grande ‘pulo do gato’ para que as empresas possam otimizar tempo e recursos, ao possibilitar que ligações sejam realizadas diretamente na plataforma de CRM”, explica Leandro Campos, CEO e cofundador da Nvoip.

Invista em uma solução antifraude

Um dos principais problemas nas transações online são os falsos positivos – pedidos feitos por clientes legítimos, mas que acabam sendo barrados por suspeita de fraude. Quanto maior este indicador, mais dinheiro o lojista deixou de faturar em razão de uma análise de risco excessivamente criteriosa. Além disso, os varejistas também estão sujeitos a multas e descredenciamento das bandeiras de cartão caso sofram um número alto de fraudes. “Boas tecnologias antifraude conseguem barrar possíveis golpes, sem interferir nas compras legítimas, feitas por bons clientes, otimizando a operação e garantindo aumento no faturamento”, afirma Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Interaja com o seu público

Se manter atraente e relevante para os consumidores em um mercado cada vez mais dinâmico e repleto de concorrência muitas vezes pode ser um desafio. Para isso, é interessante investir em publicidade de qualidade e diferenciadas, a fim de prender a atenção do público, principalmente com as rápidas e constantes mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia. “Entender as recorrentes mudanças de comportamento da sociedade, adaptar a linguagem ao novo momento e proporcionar experiências únicas são peças-chave para manter um modelo de negócio atrativo e diferenciado de seus concorrentes em todas as épocas do ano”, afirma Victor Canô, CEO da Cazamba.
Para isso, a empresa desenvolve peças publicitárias em formatos diferenciados e totalmente personalizados, e que possibilitam acompanhar os resultados em tempo real. Desta forma, é possível agregar mais valor ao produto ou serviço em questão, além de evitar gastos desnecessários com propagandas que não atingem de fato as pessoas certas.

Migre a loja física para o ambiente online

Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prática indispensável para comerciantes que possuem lojas físicas e querem atrair e fidelizar os seus clientes. “Estamos vivendo uma nova realidade no varejo e, mais do que nunca, é preciso se reinventar para atender com eficiência os consumidores. Por isso, é muito importante que as marcas estejam cada vez mais presentes nos canais digitais, seja nas redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok como também nos aplicativos de mensagens, que tem disponibilizado recursos tecnológicos e integrados com outros meios para facilitar as vendas dos lojistas, tornando-as mais seguras. Isso fará com que as empresas fiquem mais próximas do seu público-alvo e os atenda com excelência e de maneira personalizada”, explica Jefferson Araújo, CEO da ShowKase .

Implemente soluções tecnológicas para identificação do consumidor

Danny Kabiljo, CEO da FullFace , empresa brasileira especializada em biometria facial, aponta que a tecnologia de reconhecimento facial é uma das alternativas para quem quer implantar processos de identificação com segurança e agilidade. “Existem hoje diferentes soluções para conter a fraude no varejo e uma delas é a biometria facial. De acordo com a Europol, o mundo teve prejuízo de mais de 290 bilhões de Euros com roubos de identidade, somente em 2019. Para evitar a ação dos fraudadores e prejuízos financeiros, os e-commerces e aplicativos devem implementar câmeras com a tecnologia da FullFace, por exemplo, pois assim, os processos de identificação ficam mais seguros, amigáveis, inovadores e personalizados para o consumidor”, explica.

Estratégia de marketing pré-feriado

Criar um bom teaser da sua marca e preparar o público para ter uma promoção específica neste período é uma forma de atrair as pessoas com antecedência e fazer com que elas busquem de forma imediata essa oferta, cupom, benefício, afins. “Em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, elaborar uma estratégia de marketing é essencial para a empresa que quer se destacar e aumentar seus lucros”, afirma Sérgio Lima, publicitário e já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do país.

 

Fonte: New Trade – 28/01/2021

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