Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

 

Ao bebermos qualquer tipo de bebida, como vinho, conhaque, whisky, licor, champanhe, água, suco etc, nos preocupamos com o copo adequado, onde a bebida será servida.

Quando se trata de cerveja, somos menos exigentes, qualquer copo serve: utilizamos os copos de vinho, whisky, tipo americano...

A cerveja possui uma série de características que a diferenciam das demais bebidas. É uma bebida carbonatada, que deve ser servida a baixas temperaturas e com uma coroa de espuma.

Uma vez servida no copo, é extremamente sensível à presença de odores estranhos do ambiente, aquece rapidamente e perde gás carbônico.

O consumidor espera que as características originais da cerveja (brilho, aroma, paladar, cor e espuma), permaneçam inalteradas ao ser servida no copo.

Em alguns países, cada tipo de cerveja possui o seu próprio copo: Ale, Pilsen, Weiss ou Weizen (cerveja de trigo), Dietética, sem álcool, Stout, Bock, Light etc.

cerveja tipos

Legenda da foto: Tipos de cerveja (da esquerda para a direita): Bock, Berliner Weiße, Alt, Pils, Weizen, Kölsch, Lager

Forma do copo

Devemos utilizar copos próprios para cerveja, como as tulipas ou outros que possuam a forma adequada:

- A boca do copo não deve ser demasiado grande, que propicie perda excessiva de gás carbônico, ou pequena, que dificulte a percepção do “buquê” típico da cerveja;

- As paredes do copo, tanto internas como externas, devem ser lisas, de modo a facilitar a limpeza e a assepsia, assim como o fundo, que não deve possuir cantos vivos, que dificultem a limpeza;

- Para o uso comercial, os copos podem ser dotados da logomarca da cerveja que neles é servida, o que por si só representa uma bela propaganda visual do produto em questão, valorizando-o ainda mais. Podemos também adicionar uma marca na parte superior do copo, indicando o seu conteúdo (0,2 litros; 0,3 litros; 0,4 litros ou 0,5 litros). Esta marca normalmente se situa a aproximadamente 25 mm abaixo da borda da boca do copo.

Isto representa respeito pelo consumidor e permite também uma clara visualização do nível da cerveja e a formação de uma típica coroa de espuma.

 

Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre Cervejeiro Diplomado

guia fornecedores