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Gestão e Negócios

cervesia gestao negocios

jovens carreira 05 07

As melhores coisas da vida podem não custar dinheiro algum – mas isso não significa que você não leve tempo, faça esforço ou empenhe-se para conquistá-las. Isto é principalmente válido quando trata-se de aprender certas habilidades difíceis, mas que irão ser úteis a vida inteira. Mais quais seriam estas habilidades? A pergunta foi feita na rede social Quora e o site Business Insider selecionou as 15 melhores respostas. Leia abaixo e reflita se as habilidades listadas podem lhe ajudar – independente do tamanho dos desafios que têm pela frente:

  1. Empatia

“Você pode ser a pessoa mais disciplinada, brilhante e até rica – mas se você não se preocupar em ter empatia com outras pessoas, você basicamente vai parecer um sociopata”, escreveu a usuária Kamia Taylor. Empatia é uma habilidade fundamental que tem sido repudiada de maneira geral no meio dos negócios modernos, analisa a empresária Jane Wurdwand. “Mas empatia é a habilidade de sentir o que os outros sentem. É isso que motiva as pessoas a realizarem um bom trabalho, as faz querer ir além de realizar apenas aquilo pelo que são pagas”, disse.

  1. Saber gerenciar

Gerenciar bem uma equipe é uma das habilidades mais valorizadas pelos funcionários. Como não há uma fórmula exata de fazer isso, é importante encontrar um meio que funcione para você e para todos, escreveu Alina Grzegorzewska. “O mais difícil para mim foi aprender como agir. Como organizar todas as tarefas, programá-las, e conseguir fazer tudo no tempo correto de acordo com o restante do time”.

  1. Organizar o seu sono

Há tantas dicas para conseguir ter uma boa noite de sono. Mas, independente daquilo que deseja seguir, estabeleça um ritual que irá se repetir todos os dias e garantir que você, de fato, descanse. Inúmeros estudos mostram que ter um sono consistente ajudará você no dia a dia de trabalho.

  1. Pedir ajuda

“Uma vez me disseram durante uma entrevista de emprego: você não terá esse trabalho caso você não peça ajuda quando precisar”, escreveu Louise Christy. “Claro que eu disse que pediria por ajuda. Tempo depois, aquela mesma pessoa que me deu o emprego gritou porque estava sobrecarregada, mas não conseguia admitir isso e nem pedir ajuda”. Louise explicou que o ato de pedir ajuda, e admitir que você precisa que alguém lhe diga como fazer algo, é extretamente difícil de adquirir – já que isso comumente é visto como sinal de fraqueza ou incompetência. Mas um recente estudo da Harvard Business School mostra que fazer isso lhe faz ser visto como mais capaz- e não o contrário. Segundo os autores do estudo, quando você pede por algum conselho, você valida aquela inteligência ou expertise, o que aumentará suas chances de obter sucesso naquela tarefa ou ação.

  1. Pense positivo sobre si mesmo

“Não importa mais o que os outros pensam sobre você”, defendeu Shobhit Singhal. “Mas, sim, o que você pensa de si mesmo – o problema é que leva-se tempo para construir confiança sobre nós mesmos e a habilidade de continuar acreditando na nossa capacidade mesmo que ninguém mais acredite”, disse. Nesse aprendizado, vale a pena afastar a negatividade que às vezes toma conta de nós e ofusca a confiança em nós mesmos, disse Betsy Myers, diretora do The Center for Women and Business da Bentley University.

  1. Saiba quando ficar calado

Você não pode simplesmente sair por aí se lamentando por tudo acontece. Em alguns casos, o melhor a fazer é simplesmente ficar quieto”, escreveu Roshna Nazir. E esses casos são muitos: “quando você está com raiva, chateado, agitado ou é contrariado. Nós tendemos a explodir por qualquer coisa e isso toma conta de toda nossa cabeça. E, depois, a chance de se arrepender é enorme”, escreveu Anwesha Jana. Manter-se de boca fechada nesses momentos é uma habilidade valiosa e muito difícil de conquistar. Mas pode te salvar de vários arrependimentos.

  1. Saiba escutar o que ouve

“Muitos de nós estão sobrecarregados no trabalho – e há mensagens novas toda hora, telefones tocando, TV ligada. Nosso cérebro só consegue tolerar tantas informações simultâneas antes de dormimos”, disse Nicole Lipkin, autora “What Keeps Leaders Up At Night”. Uma dica para manter-se em estado de escuta permanente é repetir para si mesmo o que outra pessoa disse momentos antes. “As coisas tornam-se muito mais simples quando todo mundo está na mesma sintonia”, disse.

  1. Resistir às fofocas

“O que aprendi de mais importante na minha vida é cultivar boas relações. E, para isto, é fundamental construir e manter a confiança nas pessoas”, escreveu Jason T Widjaja. Uma das maneiras mais fáceis de perdê-la é fazendo fofoca pelas costas. Widjaja disse que acabou percebendo que fazer fofoca o distanciava das pessoas influentes e de conversas importantes. “A recompensa que você recebe por não entrar nessa é enorme”, diz Widjaja

  1. Aprender uma nova língua

Essa habilidade lhe permitirá conversar com um maior número de pessoas e, com certeza, lhe dará maiores oportunidades profissionais. “Dominar o inglês foi um presente incrível na minha vida. Eu ganhei uma nova forma de ver as coisas e de pensar”, disse o húngaro Balázs Csigi, CEO da Metaphor English. Csigi diz que a chave para aprender outra língua é dominar a cada parte de sua cultura – não é fácil e esta é uma busca permanente.

  1. Falar em público

Falar em público pode ser um enorme desafio para a maioria das pessoas. Até mesmo o bilionário e megainvestidor Warren Buffett sofre com isso. Buffett comentou que uma vez ficou tão aflito em fazer um discurso público que achou que iria vomitar. Leva-se tempo para conseguir falar em público de um modo mais seguro.”É uma questão de prática – faça e pratique”, disse Buffett.

Fonte: Época Negócios - 07/12/2017

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Quando você é criança, fica mais fácil praticar atividades extras: esportes, cursos de línguas, música. O problema é continuar com tantos hobbies na vida adulta, tendo de conciliá-los com o trabalho. Mas uma coisa não precisa ser oposta à outra. Sim, dá para melhorar o desempenho no trabalho por meio de atividades divertidas que você faz no seu tempo livre.

Pesquisadores descobriram que ter um hobby é ótimo para relaxar e baixar os níveis de estresse, melhorando assim a sua produtividade no escritório. Aqui em Época NEGÓCIOS já falamos sobre práticas que o tornam mais inteligente, como tocar um instrumento e aprender novas línguas. Ambos são hobbies divertidos e podem torná-lo um profissional melhor.

No caso da música, as vantagens são o estímulo à criatividade e a melhora de habilidades analíticas e motoras. Tocar instrumentos leva à criação de novas conexões no cérebro, melhorando a resolução de problemas. Os novos idiomas, por sua vez, ajudam o cérebro a melhorar em habilidades como planejamento e também na resolução de problemas. Até quebra-cabeças podem ficar mais fáceis com o aprendizado de línguas.

Só que essas duas não são as únicas atividades do tipo. O site Business Insider selecionou os hobbies que, além de entreter, vão dar uma mãozinha no trabalho. Confira:

  1. Aprenda a programar. A medida que a tecnologia se torna cada vez mais presente nas nossas vidas, entender de programação é uma habilidade extremamente valiosa. E você pode usar no trabalho. Exemplo: automatizando tarefas chatas, para se dedicar ao que é mais importante. Além disso, você pode usar fora do trabalho. Quem sabe não inventa a próxima febre de jogos para celular?
  2. Escrita criativa. Comunicação é chave no local de trabalho. Escrever ajuda a aprimorar essa habilidade. Afinal, para narrar histórias curtas, você precisa compartilhar suas visões de mundo e pensamentos com seu leitor de maneira compreensível e interessante. Muito parecido com apresentar ideias em uma reunião. Outras atividades criativas recomendadas: culinária, fotografia, pintura e cerâmica.
  3. Correr. A corrida pode não só melhorar o seu humor, como te tornar uma pessoa mais saudável, impulsionar sua memória e sua autoestima. É uma ótima maneira de começar o longo dia que vem pela frente.
  4. Fazer stand-up comedy. Apesar de o principal objetivo ser fazer graça, é muito mais do que isso. Na comédia, você tem de se comunicar de forma que o público se relacione e tem de ser extremamente confiante. Assim como escrever, a comédia pode melhorar suas habilidades de comunicação e ajudar a falar em público.
  5. Medite. Precisa aliviar o estresse? O “mindfulness” pode ajudá-lo a olhar para os problemas de forma diferente no local de trabalho, melhorar o foco e aliviar a ansiedade. Uma das maneiras mais fáceis de alcançar a atenção plena é meditando. Ótima maneira de melhorar o desempenho no trabalho e ter mais tempo para si mesmo.

Fonte: Época Negócios - 07/12/2017

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A comunicação com o seu chefe pode demorar um pouco para se estabelecer de forma efetiva. Quando ele diz que sua ideia é “interessante”, por exemplo, o que realmente isso significa? Que a ideia tem potencial ou que na verdade é fraca, mas ele não sabe quais palavras usar? Às vezes, pode ser difícil entender.

De acordo com Michael Kerr, um palestrante internacional de negócios e autor do livro “The Humor Advantage” (“A vantagem do humor”, em tradução livre), entender os comentários do seu chefe depende muito do contexto da conversa e do relacionamento que você mantém com ele. Dependendo do momento você deve levar tudo ao pé da letra, ou talvez ler entre as linhas.

À pedido do Business Insider, Kerr e Lynn Taylor, consultoras de carreira e especialista em ambiente de trabalho, analisaram 10 frases típicas que você já deve ter ouvido do seu chefe e que podem ter soado confusas no momento.

Confira:

Eu confio em você para tomar essa decisão neste caso”

Por um lado, esta observação pode significar que seu chefe está dando mais autonomia para você tomar decisões e quer dar uma oportunidade, afirma Kerr. Mas por outro lado, pode ser que você deva assumir mais responsabilidades e deva trabalhar de forma mais independente do que vem fazendo. Pode ser uma oportunidade, ou alerta, segundo o especialista.

“Agora não é o momento para fazer isso”

Quando você ouve isso, talvez não seja um ótimo momento para colocar sua ideia em prática, por causa de restrições financeiras ou logísticas, por exemplo. Mas, Kerr alerta que seu chefe também pode dizer isso, porque acha que sua ideia é ruim. “E nesse caso pode significar que ele fica atrasando uma resposta oficial para não ter que lidar com isso”, diz o especialista. Uma outra possibilidade, é que você não fez um bom trabalho apresentando a ideia e precisa achar uma outra maneira de dizer a mesma coisa para seu chefe de forma mais convincente, segundo Taylor.

“Os negócios estão devagar este ano”

Segundo Taylor, a tradução mais provável para esta frase é que “você não vai receber um aumento ou promoção neste ano”.

“Você sabe o quanto está em jogo aqui”

Segundo Kerr, nessa situação seu chefe provavelmente está se sentindo pressionado por seus superiores e ele quer e espera que você seja especialmente cauteloso nesta tarefa.

“Só faz isso desaparecer”

Mais uma vez, seu chefe provavelmente está estressado e sobrecarregado com seu próprio trabalho, afirma Kerr. E você deve ser especialmente eficiente acabando com essa tarefa – com qualidade. Taylor pondera e diz que também pode ser que seu chefe esteja frustrado por você não estar assumindo responsabilidades suficientes por suas próprias decisões e ações. “Tudo depende da situação e do tom que ele disser isso a você”, explica a especialista.

“Preciso que você jogue mais em equipe”

Kerr afirma que este comentário pode ser um “lembrete gentil de que a colaboração é importante”. Talvez seu chefe seja o tipo de pessoa que prioriza todo mundo se ajudando ao assumir novos projetos e ideias. Outra possibilidade, alerta Taylor, é essa frase ser um alerta “porque talvez você não tenha feito um trabalho em equipe no passado”, afirma.

‘Não está ruim’

Em suma, se seu chefe diz que uma tarefa sua não “está ruim”, você provavelmente terá mais trabalho à sua frente, afirma Taylor. Ela conta também que é importante lembrar que alguns chefes podem deliberadamente reter elogios porque não querem que você comece a esperar algo em troca, como um aumento ou uma promoção. Então não leve necessariamente como algo negativo.

“Eu não tinha pensado nisso”

“Este é um feedback muito positivo, o que significa que você apresentou uma ideia muito boa”, afirma Taylor.

“Onde você se vê daqui a cinco anos?”

Taylor afirma que esta pergunta geralmente aparece durante um feedback de desempenho – e isso pode significar algumas coisas. Ou você está fazendo um ótimo trabalho e seu chefe quer saber: “estamos fazendo o que podemos para ajudá-lo a avançar na carreira que você deseja?”

Ou, se você obteve alguns comentários negativos ultimamente, seu chefe talvez esteja tentando descobrir se esse papel e essa organização são adequados para você. Nesse caso, é uma “maneira de definir se você está em desajuste com empresa”.

“Você gosta de trabalhar aqui?”

Quando o seu chefe faz esta pergunta, ele quer saber a resposta para se certificar de que você está feliz. Ele pode apenas querer checar, ou pode ter percebido algo durante o dia a dia de trabalho. Se na verdade você não gosta do que faz, pode expressar isso de maneira mais óbvia do que pensa.

Fonte: Infomoney - 06/12/2017

Steve Jobs

O que é o sucesso? Há muitas definições, mas há uma única coisa com a qual todos concordam: o sucesso só chega após muita perseverança, enfrentando dificuldades e até mesmo superando fracassos. Aqui estão algumas frases de quem conheceu o sucesso de perto e ultrapassou essas barreiras. Com a palavra, Albert Einstein, Steve Jobs, Winston Churchill.

01. “Sucesso não é o final; falhar não é fatal: é a coragem de continuar que conta”

Winston Churchill, o mais famoso primeiro-ministro britânico

02. “É melhor falhar sendo original do que bem sucedido na imitação”

Herman Melville, autor de Moby Dick

03. “O caminho para o sucesso e o caminho para o fracasso é quase exatamente o mesmo”

Colin R. Davis, maestro britânico

04. “Oportunidades não acontecem. É você que as cria”

Chris Grosser, autora

05. “Não tenha medo de desistir do que é bom para perseguir o que é ótimo”

John Rockefeller, magnata e considerado o homem mais rico da história dos EUA

06. “Eu percebo que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”

Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração de Independência dos EUA

07. “Há dois tipos de pessoas que vão lhe dizer que você não tem como fazer a diferença neste mundo: aqueles que têm medo de tentar e aqueles que têm medo de que você possa ter sucesso”

Ray Goforth, especialista em inovação digital

08. “Pessoas de sucesso fazem o que as pessoas mal sucedidas não estão dispostas a fazer. Não queira que fosse mais fácil; queira que você fosse melhor”

Jim Rohn, empreendedor

09. “Tente não se tornar um homem de sucesso. Em vez disso, torne-se um homem de valor”

Albert Einstein, físico que criou a Teoria da Relatividade

10. “Pare de perseguir o dinheiro e comece a correr atrás da paixão”

Tony Hsieh, CEO da Zappos

11. “Você gostaria que eu lhe disse uma fórmula para o sucesso? É bem simples: dobre a sua taxa de fracasso. Você está pensando no fracasso como um inimigo do sucesso. Mas não é. Você se sentir desencorajado pelo fracasso ou pode aprender com ele, então siga em frente e cometa erros. Tantos quantos puder. Porque lembre que é aí que você encontrará o sucesso”

Thomas J. Watson, lendário CEO da IBM

12. “Aqueles que são loucos o bastante para pensar que podem mudar o mundo são aqueles que realmente conseguem”

Anônimo

13. “Todo progresso acontece fora da zona de conforto”

Michael John Bobak, artista digital

14. “Não deixe que o medo de perder seja maior do que o entusiasmo de ganhar”

Robert Kiyosaki, empresário e autor

15. “Se você olhar bem de perto, a maioria dos sucessos que aconteceram da noite para o dia levaram muito tempo”

Steve Jobs, cofundador da Apple

16. “O teste de verdade não é quando você evita o fracasso, porque você não vai conseguir. É se você vai deixar que isso te afete ou te faça sentir vergonha e leve a não fazer nada ou então aprender com isso; é se você vai escolher perseverar”.

Barack Obama, ex-presidente dos EUA

17. “O único limite para a nossa realização de amanhã serão as nossas dúvidas de hoje”

Franklin D. Roosevelt, estadista e ex-presidente dos EUA

18. “Se você pode sonhar, você pode fazer”

Walt Disney, criador dos estúdios Disney

19. “O guerreiro bem sucedido é um homem comum, com um foco igual a de um laser”

Bruce Lee, ator e diretor

20. “Não há segredos para o sucesso. É resultado de preparação, muito trabalho e aprender com os erros”

Colin Powell, ex-general dos EUA

21. “Sucesso não é a chave para a felicidade. Felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, você será bem sucedido”

Albert Schweitzer, filósofo e escritor

22. “Sucesso não tem a ver somente com o que você realiza em sua vida; tem a ver com o que você inspira os outros a fazer”

Anônimo

23. “Caia sete vezes e levante-se oito”

Provérbio japonês

24. “Para obter sucesso, nós temos primeiro que acreditar que podemos”

Nikos Kazantzakis, escritor grego

25. “Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam como estavam perto do sucesso, no momento em que desistiram”

Thomas Edison, inventor da lâmpada e do telégrafo

26. “Existe uma ponderosa força motriz dentro de cada ser humano que, uma vez desencadeada, pode tornar qualquer visão, sonho ou desejo em realidade”

Anthony Robbins, empreendedor

27. “O segredo para o sucesso é saber algo que ninguém mais sabe”

Aristóteles Onassis, magnata grego

28. “Eu nunca sonhei com o sucesso, eu trabalhei por ele”

Estee Lauder, empresária

29. “O único lugar em que o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”

Vida Sassoon, empresário

30. “Siga em frente e as chances de que você vai acabar esbarrando em alguma coisa, talvez quando menos estiver esperando. Nunca ouvir falar de alguém que esbarrou em algo enquanto estava sentado”.

Charles F. Kettering, empresário e inventor

Fonte: Época Negócios - 05/12/2017

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Mas um novo estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial sugere que quando o assunto é liderança, ter o QI muito alto não é algo tão bom assim. Pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, descobriram que as pessoas mais brilhantes exercem lideranças menos efetivas.

O estudo foi feito com 370 líderes de empresas das mais diferentes áreas e espalhadas por 30 países, incluindo Alemanha, Itália e Noruega. A média de QI dos entrevistados era maior do que a da maioria da população (111, contra 100).

A capacidade de liderança foi avaliada através de dois questionários. Um, preenchido pelos líderes, media a habilidade de resolver conflitos, clareza ao passar instruções, adaptação a mudanças e eficiência para aprender. O outro foi preenchido por funcionários e colegas de trabalho, que discorreram sobre o estilo de liderança dos gestores.

Os pesquisadores descobriram que mulheres e pessoas mais velhas atingiam, de maneira geral, maiores níveis de liderança, mas o maior achado estava relacionado ao QI. Os respondentes com coeficiente de inteligência entre 120 e 128 foram os que apresentaram menor capacidade de motivar as equipes e de orientar para o cumprimento de metas.

Embora as razões por trás dessa tendência sejam difíceis de serem apontadas, os cientistas acreditam que as pessoas extremamente inteligentes podem ter dificuldades de comunicação, que impactam a maneira como passam instruções, além de falta de clareza ao dimensionar o nível de desafio das tarefas enfrentadas pela equipe.

Qual seria então o QI para um líder ideal? Essa conclusão não foi apontada pelo estudo, mas vale lembrar que as interações de trabalho são mais complexas do que isso e que para ter um resultado mais claro, o QI dos funcionários também deveria ser avaliado.

Fonte: Época Negócios - 05/12/2017

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Você pode até não ter ouvido falar em consciência social, mas provavelmente sabe reconhecer quando está diante de alguém com essa habilidade. São aquelas pessoas que parecem ler os pensamentos dos outros, que percebem qual a melhor hora para fazer piada e rir junto com alguém e qual o momento de falar sério ou de apenas ouvir.

Segundo Travis Bradberry, um dos autores do livro Inteligência emocional 2.0 (HSM), a consciência social é a faceta da inteligência emocional que se volta para o exterior. É a capacidade de observação e reconhecimento das emoções de indivíduos e também de grupos, uma destreza que permite ajustar o comportamento adequando-o ao clima daquele instante.

Quem tem consciência social sabe a hora certa de pedir um aumento ao chefe, por exemplo, e consegue ter a presença de espírito de adiar uma conversa difícil ao reconhecer que o seu interlocutor está no limite das emoções.

Mas em um mundo em que as pessoas parecem não ouvir, apenas aguardar a sua vez de falar, essa competência está comprovadamente em falta, afirma Bradberry em texto publicado na plataforma Pulse do LinkedIn. Com o foco voltado para nós mesmos, perdemos completamente a capacidade de enxergar o outro.

“Não podemos esperar entender alguém até que voltemos toda a nossa atenção em sua direção”, escreve Bradberry. Segundo ele, a vantagem de estimular a consciência social é que pequenas correções de rota melhoram drasticamente o relacionamento com as outras pessoas. Por dentro do assunto: Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

Entre as pequenas adaptações com grande poder de resultado, ele indica riscar algumas frases do vocabulário. Pessoas com inteligência emocional certamente evitam expressões que podem ofender seus colegas de trabalho, chefes e subordinados, por exemplo. Reunimos algumas que podem atrapalhar especialmente seus relacionamentos profissionais:

“Você sempre” ou “Você nunca”

Frases definitivas deixam as pessoas na defensiva e criam um obstáculo para que elas escutem a mensagem que você quer transmitir, diz Bradberry.

Atenha-se aos fatos, sugere o autor de Inteligência Emocional 2.0. Se a frequência da atitude que o incomoda é uma questão você pode sempre dizer: “parece que você faz isso frequentemente” ou “ Você fez isso o bastante para que eu percebesse”, indica.

“Como eu já tinha dito”

Essa frase dá destaque para o fato de que a informação está sendo repetida e pode sugerir que isso o aborreceu. Sentir-se ofendido por ter que dizer algo já mencionado revela insegurança ou arrogância, ou as duas coisas, segundo o autor.

Ao repetir uma informação certifique-se de que está sendo mais claro do que da primeira vez, escreve Bradberry.

“Boa sorte”

“Essa é sutil. Certamente não é o fim do mundo desejar sorte a alguém mas você pode fazer melhor já que essa frase traz implícita a ideia de que as pessoas precisarão de sorte para ter sucesso”, diz o especialista.

Certamente trocar o boa sorte por “ tenho certeza de que você tem o que é preciso para chegar lá” vai aumentar o nível de confiança de quem recebe a mensagem.

“Você que sabe” ou “O que você preferir”

É inegável a aura de indiferença que paira na conversa quando um dos participantes solta frases como essas duas.

Sua opinião é importante para quem a pede, diz Bradberry, por isso esforçar-se para fazer alguma consideração sobre o que foi dito mostra que você se importa com o interlocutor.

“Pelo menos eu nunca”

Essa frase é carregada da agressividade típica de quem prefere apontar o dedo para o erro alheio na tentativa de tirar a atenção dos próprios equívocos.

Admitir erros é o melhor jeito de evitar que uma discussão tome proporções maiores, na opinião do especialista. Você pode substituir a frase acima por um pedido de desculpas e levar a conversa na direção de um possível entendimento.

Fonte: Exame.com - 04/12/2017

serchefe

Embora não exclusivo a quem tem mais de 30 anos, há um erro que é mais frequente entre as pessoas que passam dessa faixa etária e que atrasa o crescimento dentro de qualquer empresa, segundo Roberto Shinyashiki. “A maior parte dos profissionais, especialmente depois dos 30 anos, tem uma ideia de que a meta deles é só deles. Com isso, eles não integram com a meta do chefe”, diz ele, que acaba de lançar seu mais novo livro “Pare de Dar Murro em Ponta de Faca”, pela Editora Gente.

Já com certa bagagem no currículo, muita gente considera que já sabe o que precisa ser feito. “Isso é um erro grave, porque, na verdade, eles não sabem já que todos os dias as coisas mudam”, afirma o palestrante e escritor.

Quem cai na armadilha da própria clareza em relação à meta corre o risco de se transformar na figura do “especialista solitário”, este, sim, o pior tipo de profissional que existe hoje. “É aquele sujeito que fica na frente do computador não se integra, não interage com outros setores da empresa”.

Reclamação comum entre os especialistas solitários é a falta de reconhecimento expressa na máxima: “meu chefe não me valoriza”.

Essa frase, segundo Shinyashiki, é bastante proferida por quem está “dando murro em ponta de faca” na carreira e não percebe. “A pessoa fica reclamando que a vida não avança porque alguém não colabora”, escreve ele no livro.

Só que essas mesmas pessoas continuam fazendo apenas o que elas acham que precisa ser feito. Trabalham muito, mas trazem pouco resultado “Deveriam ver qual é a meta do chefe e ajudá-lo a realizar a meta dele. Isso é o que faz um profissional se tornar imprescindível para o seu gestor”, diz.

Esta é a diferença entre ser persistente e dar murro em ponta de faca. Não faltam citações que atribuem a persistência ao êxito. Mas se todo sucesso vem da persistência, é também verdade que não são todos os persistentes que conseguem ser bem sucedidos na vida profissional. É que, diz Shinyashiki, a persistência é válida como trilha para o triunfo quando os resultados são satisfatórios ou demonstram ter grande potencial de impacto.

Dá murro em ponta de faca quem, em vez de prestar atenção no impacto do que faz, insiste em focar a qualidade das suas ações. “As pessoas procuram fazer melhor o que estão fazendo e não olham para os resultados do que produzem”, diz Shinyashiki. A dica que ele dá é: olhe para o resultado, olhe para a consequência do que você está fazendo.

Se você repetidamente se esforça para melhorar sua ação, mas segue não atingindo o resultado esperado (a promoção, o reconhecimento do gestor, etc) deve buscar mudança no impacto que causa e isso pode requerer mudança de rota.

No entanto, isso só pode acontecer quando a pessoa perceber que seu trabalho, da maneira como é feito hoje, é, de fato, inviável para seu projeto de crescimento.

Fonte: Exame.com - 04/12/2017