Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

*Traduzido do livro The Oxford Companion To Beer.

Em 1991 foi descoberto que a substância resveratrol presente nas uvas, conferiam ao vinho tinto uma capacidade de conter a arterioscleroses (acúmulo de gorduras nas artérias). Entretanto, estudos atuais mostraram que na realidade, o responsável por isso é o etanol, seja ele proveniente dos vinhos, cervejas ou destilados.

Cerveja na realidade é mais substancial em termos nutritivos que o vinho. Fonte significante de vitaminas B, contém grande variedade de minerais, com destaque para o silício, razão pela qual o consumo moderado de cerveja reduz o risco de osteoporoses. Cerveja contém antioxidantes, polifenóis e ácido ferúlico, que são efetivamente absorvidos pelo organismo pois o álcool potencializa essa absorção. Cerveja contém fibras solúveis e alguns carboidratos leves que agem como prebióticos (ingredientes que promovem o crescimento de micro-organismos bons no intestino grosso).

Cerveja estimula a produção do hormônio gastrina, que promove o fluxo dos sucos gástricos no estomago.

Quanto a arterioscleroses, o álcool diminui o nível do colesterol ruim no plasma sanguíneo e aumenta o bom colesterol. Também reduz o risco da coagulação do sangue por diminuir a agregação das plaquetas sanguíneas.

Os benefícios do álcool contra a arterioscleroses estão ligados a um consumo moderado diário, essa frequência é importantíssima para o efeito positivo.

Xanthohumol, presente no lúpulo também ajuda a combater a arterioscleroses, entretanto, há dúvidas se as cervejas levam lúpulo suficiente para esse efeito ser significante.

Álcool destrói a bactéria HelicobacterPylori, responsável pela ulceração do estomago e duodeno, e que pode causar câncer estomacal.

Consumo de cerveja excessivo tem sido relacionado a pressão alta. Hipertensão é o maior causador de doença vascular cerebral. Enquanto beber moderadamente (menos que 60 gramas de álcool por dia) apresenta um risco a doenças vasculares menor quando comparado a abstinência alcoólica.

Polifenóis no lúpulo inibem o crescimento de estreptococos, atrasando assim o ataque de cáries aos dentes. Cervejas escuras também contém componentes que inibem a síntese de polissacarídeos abrigam bactérias prejudiciais aos dentes.

Um estudo de vários gêmeos nascidos entre 1917 e 1927 revelou uma relação entre consumo de álcool e função cognitiva. Foi mostrado que os que consumiam moderadamente o álcool, desempenhavam melhor as funções. Além disso, eles eram mais entusiastas com a vida e menos estressados. Faziam melhor algumas tarefas após beber, tinham bem menos depressão e viveram bem melhores quando idosos, inclusive em relação a funções cognitivas.

O consumo baixo a moderado é significantemente associado a um menor risco de demência em pessoas com 55 anos ou mais. Pode também estar associado com redução na incidência de degeneração muscular. Estimula o apetite e promove a função intestinal. Consumo regular de álcool diminui o risco de ocorrência do mal de Alzheimer. Em parte, isso está relacionado a presença de sílica na cerveja.

Álcool desidrata todo o organismo devido a um impacto diurético no rim, por isso é importantíssimo o consumo de água durante a degustação de cervejas. Devido a ser mais diurética que a água, a cerveja atua melhor que ela na limpeza dos rins, consequentemente reduzindo a incidência de pedras nos rins.

Para ser causador de câncer, o consumo de álcool tem que ser excessivo. Na verdade está sendo pesquisado que certos componentes na cerveja (como a pseudoridina) combatem o câncer.

Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando de quanto se trata o tal do consumo moderado em termos cervejeiros.

Pois bem, o Departamento Americano da Agricultura recomenda um máximo de 355 ml por dia para mulheres e o dobro disso para homens.

Acho que dá para se divertir bem e ser bem mais saudável com esses benefícios que a cerveja trás, sem contar muita felicidade e alegria.

Charles W. Bamforth – Professor of Malting and Brewing Sciences, University Of California

Fonte: Blog Panela de Malte (http://panelademalte.blogspot.com.br/2012/07/cerveja-e-saude.html), por João Gabriel Margutti/Amstalen – 03/07/2012

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…