Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

De tempos em tempos uma leva de conclusões baseadas em estudos científicos promove alguns alimentos da categoria de vilões para grandes guardiões de saúde. Especialistas passam a recomendar seu consumo e incorporação nos hábitos alimentares. Isso já ocorreu com alimentos como o ovo e o café. Agora parece ser a vez da cerveja.

Diversas pesquisas têm apontado uma série de benefícios que o consumo moderado da bebida pode trazer ao organismo. Boa parte delas está focada na ação dos componentes fenólicos da cerveja no corpo humano. Estas substâncias, segundo os estudos, podem ajudar na neutralização dos efeitos nocivos dos radicais livres, protegendo células de importantes tecidos do corpo humano, como as do sistema nervoso, e prevenindo o surgimento ou evolução de algumas doenças crônicas não transmissíveis. 

Em 2000, cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, usando o método de comparação in vitro, perceberam que a cerveja apresenta maior atividade antioxidante em organismos vivos em comparação com o vinho branco, mesmo este apresentando maior nível total de compostos fenólicos. Isso por que apenas alguns destes compostos são biologicamente ativos e interagem com organismos vivos. A partir dos dados desta pesquisa e de outras experiências, os cientistas concluíram que a cerveja pode ter um efeito mais benéfico que o vinho branco para a saúde. A pesquisa recomenda o consumo contínuo e moderado para diminuir o risco de ocorrência de doenças coronarianas. 

Estudo mais recente, feito por pesquisadores da USP e UNICAMP em 2011, analisou as características de diferentes tipos de cerveja para descobrir qual a variedade da bebida é mais indicada para o consumo em relação ao seu potencial antioxidante. 

Através de métodos de pesquisa in vitro com amostras de 29 diferentes tipos de cervejas comercializadas no Brasil, descobriu-se que as cervejas escuras levam ampla vantagem sobre as suas irmãs mais clarinhas. As morenas têm cerca de 2,5 vezes mais compostos fenólicos e quatro vezes mais flavonóides, compostos cientificamente reconhecidos por combater os radicais livres produzidos no organismo. 

Para o doutor em Nutrição Experimental Daniel Granato, um dos autores da pesquisa, as diferenças nos níveis de concentração destas substâncias não significam necessariamente que um tipo de cerveja é mais benéfico do que outro. “Estudos in vitro mostram apenas uma triagem da atividade antioxidante total da cerveja, mas o ideal seria realizar pesquisas para verificar se os resultados obtidos in vitro se concretizam em um organismos vivos”. Segundo o pesquisador, pode haver uma equivalência nos níveis de substâncias metabolizados independentemente do estilo consumido. Mesmo a concentração de antioxidantes presentes nas cervejas claras já seriam satisfatórios para suplementar a dieta quanto a ingestão de compostos fenólicos. “Estudos recentes apontam que o consumo regular de cerveja diminui a concentração de colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidização do sangue”, ressalta Granato. 

Os componentes fenólicos atuam na inibição da atuação dos radicais livres, os principais responsáveis pela oxidação celular. E uma boa notícia para quem aprecia a bebida: para ter uma ação antioxidante contínua, a cerveja deve ser consumida diariamente, mas sempre com moderação, uma vez que em excesso a atividade metabólica necessária para eliminar todo o álcool  do corpo anula os benefícios adquiridos. 

Fonte: Heineken Brasil – 11/2012

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…