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Muitas pequenas empresas lutam em decidir que tipo de marketing farão, porque o seu orçamento só suprirá um ou outro, não ambos.

As decisões que devem ser tomadas não são fáceis: qual método de marketing vai me dar melhor resultado para o meu dinheiro? Como posso saber se meu marketing está funcionando? Quem devo confiar no meu marketing? Devo fazer isso sozinho?

Para esclarecer os termos, o uso de anúncios impressos em jornais e revistas é um exemplo simples de marketing tradicional. Outros exemplos incluem panfletos que são colocados em caixas de correio, comerciais tanto na TV e rádio e outdoors.

Por outro lado, quando uma empresa investe na construção de um site, SEO, ou na publicidade da marca através de diferentes mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, essas estratégias são marketing digital.

Benefícios do Marketing Tradicional

Você pode facilmente alcançar seu público-alvo local. Por exemplo, um anúncio de rádio pode passar na sua cidade ou região. Ou os folhetos da caixa postal serão enviados para as pessoas certas. Ou se for o caso, para todos os moradores da região.

Os materiais podem ser mantidos. A audiência pode ter uma cópia impressa de materiais de que eles podem ler ou navegar através de uma e outra vez.
É fácil de entender. Ele pode ser facilmente compreendido pela maioria das pessoas porque eles já estão expostos a esse tipo de estratégia.

A neurociência parece apoiar os benefícios do marketing de cópia impressa. Um estudo patrocinado pela Canada Post e realizado pela empresa canadense de neuromarketing TrueImpact comparou os efeitos do marketing de papel (mala direta, neste caso) com mídia digital (email e anúncios gráficos).

As tecnologias utilizadas neste estudo foram rastreamento de olho e medição de onda cerebral EEG de alta resolução. As três principais métricas avaliadas no estudo foram: carga cognitiva (facilidade de compreensão), motivação (persuasão) e atenção (quanto tempo os sujeitos analisaram o conteúdo).

Mala direta foi mais fácil de processar mentalmente e melhor desempenho no recall da marca (conexão de marca com produto). De acordo com o relatório:

Mala direta exige um esforço cognitivo de menos 21% do que a mídia digital (5,15 vs. 6,37), sugerindo que é mais fácil de entender e mais memorável.

Os testes de memória pós-exposição validaram o que o teste de carga cognitiva revelou sobre as capacidades de codificação de memória da mala direta.

Quando solicitado a citar a marca de um anúncio que eles acabavam de assistir, o recall foi 70% maior entre os participantes que foram expostos a uma mala direta (75%) enquanto o anúncio digital (44%).

A desvantagem do marketing tradicional

Há pouca interação entre o meio utilizado e os clientes. É mais para fornecer informações ao público que a marca existe com a esperança de que essas pessoas reconheçam a marca.

Os anúncios impressos ou de rádio podem ser muito onerosos. Os materiais de impressão podem ser caros e você precisa contratar pessoas para distribuí-los.

Os resultados desta estratégia de marketing não podem ser facilmente medidos. A campanha foi bem-sucedida?

Os benefícios do marketing digital

Você pode segmentar um público local, mas também um público internacional. Além disso, você pode personalizar uma campanha para determinados públicos demográficos, como sexo, localização, idade e interesses. Isso significa que sua campanha será mais eficaz.

Seu público pode escolher como eles querem receber seu conteúdo. Enquanto uma pessoa gosta de ler uma postagem no blog, outra pessoa gosta de assistir a um vídeo do YouTube. O marketing tradicional não dá ao público uma escolha.

A maioria das pessoas odeiam receber panfletos de vendas em sua caixa de correio ou telefonemas em momentos inconvenientes em coisas que eles têm pouco interesse.

On-line as pessoas têm a escolha de optar em entrar ou sair das comunicações e muitas vezes é relevante porque eles foram os que procuram por ele anteriormente. Não subestime o poder de segmentação de mercado e marketing sob medida.

A interação com seu público é possível com o uso de redes de mídia social. Na verdade, a interação é encorajada, enquanto nos métodos de marketing tradicionais não são permitidos a interação do público.

Você pode incentivar seus prospects, clientes e seguidores a interagir, visitar seu site, ler sobre seus produtos e serviços, avaliá-los, comprá-los e fornecer o feedback que é visível a seu mercado.

marketing digital é altamente eficiente em custos. Mesmo quando se investe em anúncios pagos on-line (PPC); já que o custo ainda é mais barato em comparação com o marketing tradicional e os resultados são ainda melhores quando se investe adequadamente em otimização SEO de sites.

Dados e resultados são facilmente registrados. Com o Google Analytics e as ferramentas de insights oferecidas pela maioria dos canais de mídia social, você pode verificar suas campanhas a qualquer momento.

Ao contrário dos métodos de marketing tradicionais, você pode ver em tempo real o que está, ou não está funcionando para o seu negócio on-line e você pode se adaptar muito rapidamente para melhorar seus resultados.

Campo de atuação: qualquer empresa pode competir com qualquer concorrente, independentemente do tamanho, com uma sólida estratégia de marketing digital.

Tradicionalmente, um varejista menor lutava para igualar a sutileza nos detalhes de seus concorrentes maiores. Online, um nítido e  bem pensado site, proporcionava uma boa experiência para o cliente, além de um serviço fantástico, isso é o que importa e não o tamanho.

Resultados em tempo real: você não tem que esperar semanas para impulsionar o seu negócio, como você teria que esperar por um fax ou formulário a ser devolvido. É possível analisar o número de visitantes de seu site e o aumento de assinantes, horários de pico, taxas de conversão e muito mais com o toque de um botão.

Desenvolvimento de Marca

Um site com conteúdo de qualidade, bem mantido, que foca nas necessidades e agrega valor ao seu público-alvo podendo fornecer valor significativo e oportunidades de geração de leads.

O mesmo pode ser dito para e-mail marketing personalizado e da utilização de canais de mídias sociais. Você fixa a marca, a identidade visual e o logotipo da sua empresa.

Pode se tornar viral

Quantas vezes seus folhetos de vendas são passados ao redor instantaneamente por seus clientes?

Online, usando os botões de compartilhamento de mídia social em seu site, email e canais de mídias sociais, permitem que sua mensagem seja compartilhada incrivelmente rápido.

Se você considerar que o usuário médio de Facebook tem 190 amigos, dos quais uma média de 12% interage com os seus posts com um “curtir” – a sua mensagem foi realmente vista por 15 novas perspectivas.

Agora imagine uma quantidade desses também curtem e compartilham sua mensagem e seus amigos fazem o mesmo? É por isso que o conteúdo de alta qualidade é tão importante.

Marketing Digital vs Marketing Tradicional, qual o tipo de marketing é melhor?

Bem, ambos são recomendados, embora prefira o marketing digital pelo maior controle dos resultados e menor custo de investimento. O marketing tradicional tem algumas vantagens.

Um estudo de 2009 realizado pela Universidade de Bangor e agência de branding Millward Brown também usou fMRI para estudar os diferentes efeitos do papel e mídia digital.

Algumas de suas principais conclusões foram:

O material físico é mais “real” para o cérebro. Tem um significado e um lugar. É melhor conectado à memória porque se engaja com suas redes de memória espacial.

Material físico envolve processamento mais emocional, que é importante para a memória e associações de marca.

Os materiais físicos produziram mais respostas cerebrais conectadas aos sentimentos internos, sugerindo maior “internalização” dos anúncios.

Podemos concluir que, o marketing tradicional é mais caro e traz mais dificuldades de se mensurar resultados, além da pouca interação com o cliente, por outro lado como os estudos comprovaram o marketing tradicional fixa melhor a marca e a mensagem nas pessoas.

Portanto parece que o ideal é não apostar somente em um tipo de marketing, mas em ambos, o ponto de equilíbrio no investimento em marketing digital e marketing tradicional, dependerá do tamanho e da estratégia da empresa.

Fonte: Saia do Lugar – 30/12/2016

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