Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Gestão e Negócios

cervesia gestao negocios

Em períodos de crise, manter a equipe motivada se tornou um desafio e também uma atividade essencial para manter o engajamento e o correto funcionamento das atividades, em um alto grau de qualidade.

É papel da organização atuar junto com os funcionários e proporcionar uma melhoria na atuação do trabalho para conseguir superar a crise com seriedade e serenidade.

Continue lendo e veja 8 maneiras de manter a sua equipe motivada em tempos de crise.

1: Incentive que haja uma comunicação frequente

Quando os seus colaboradores começam a se sentir desconectados ou fora do círculo da empresa, geralmente eles também perdem a motivação nesse momento.

Colaboradores que estão trabalhando remotamente, começam a se sentir esquecidos, deixados para trás ou fora de certas discussões, levando-os a se sentirem abandonados e desmotivados.

Portanto, é muito importante, principalmente em tempos de crise, haver uma forte comunicação interna com os seus colegas remotos.

O que você pode fazer para proporcionar uma melhor comunicação com os colaboradores:

  • agendar reuniões por vídeo chamada semanais ou diárias com os membros da sua equipe;
  • investir em uma boa e forte plataforma de comunicação;
  • e estabelecer uma política de “porta aberta” com os seus colaboradores.

Manter uma comunicação frequente e completa com os funcionários externos leva a uma maior produtividade e envolvimentos deles.

2: Alinhe metas e expectativas muito claras

Geralmente, quando os seus colaboradores não estão produzindo um trabalho de alta qualidade suficiente, significa que não há um alinhamento das metas e expectativas de forma bastante clara.

Ao gerenciar equipes remotas, é bastante fácil deixar escapar expectativas, diretrizes e metas, pois fica bastante difícil manter uma comunicação constante com os colaboradores.

Quando isso acontece, os funcionários são forçados a tentar adivinhar o que o coordenador precisa que eles façam, levando a um trabalho incorreto ou irrelevante.

Portanto, líderes devem priorizar o estabelecimento de metas e expectativas com todos os colaboradores e comunicar essas diretrizes por meio de uma mensagem ou vídeo chamada altamente detalhada.

3: Ofereça aos seus colaboradores a oportunidade de crescimento

O Relatório de Engajamento e Retenção 2020 da Achievers diz que 43% dos funcionários estão procurando ou considerando sair da empresa por conta do avanço na carreira.

Por isso, oferecer a oportunidade de crescimento para os funcionários, mesmo que em tempos de crise, ajudará a motivá-los e estarem mais satisfeitos no trabalho.

Essas oportunidades de crescimento não precisam, necessariamente, serem promoções, aumentos salariais ou alterações de título.

Elas podem ser algo muito simples, quando incentivar e recompensar a participação em conferências virtuais, por exemplo. Além disso, você também pode gastar 15 minutos durante revisões trimestrais e mensais, mapeando a trajetória profissional dos funcionários, dentro ou fora da empresa.

Oferecer essas oportunidades de crescimento ajuda os trabalhadores remotos a se sentirem importantes, engajados e mais felizes. Como resultado, é mais provável que eles continuem produzindo trabalho de alta qualidade.

4: Reconheça os esforços dos seus colaboradores

Os colaboradores que se sentem desvalorizados têm grande probabilidade de se desapegar do seu trabalho, o que geralmente leva a uma má qualidade do trabalho feito.

É crucial garantir que os seus trabalhadores remotos se sintam reconhecidos publicamente pelo esforço que realizam, no que diz respeito ao envolvimento dos funcionários.

Algo tão simples como postar uma “nota de agradecimento” ou “dar elogios” a seus funcionários pode percorrer um longo caminho.

Quando os funcionários são reconhecidos por seu trabalho, é mais provável que continuem satisfeitos e envolvidos em sua função atual.

5: Forneça dicas e treinamentos para ajudar os seus colaboradores remotos a gerenciar o tempo

É fácil se distrair ao trabalhar no conforto de casa, principalmente se toda a família estiver em casa com você ou se o funcionário não está acostumado ao trabalho remoto e precisam lutar com o gerenciamento do tempo.

Para aumentar o engajamento dos colaboradores e garantir que eles estejam gerenciando o seu tempo adequadamente, não deixe de fornecer dicas e opções de treinamento.

Uma ótima maneira de fazer isso seria pedir a um de seus colaboradores que já trabalham (ou trabalharam) em regime de home office, para fornecer dicas e truques de forma regular em uma plataforma de comunicação.

Você também pode incluir vídeos de treinamento, em grupo ou individual, para preparar os funcionários e ajudá-los como gerenciar o tempo com eficiência enquanto se trabalha remotamente.

6: Estabeleça e enfatize a cultura da empresa 

Ao mudar para uma força de trabalho remota em meio à crise, a cultura da empresa tende a mudar ou, em alguns casos, até mesmo desaparecer completamente.

Por isso, é importante manter uma forte cultura da empresa, se você quiser manter as equipes remotas envolvidas em momentos difíceis.

Além de oferecer uma comunicação consistente e transparente, é importante continuar outras atividades com a equipe, como happy hours, e jogos em grupo, para continuar cultivando a cultura, mas de forma online.

Obviamente, fazer isso exige criatividade e mente aberta, mas todos esses encontros podem ser realizados videoconferência, gerando colaboração e entusiasmo em toda a empresa enquanto trabalhamos remotamente.

7: Ofereça oportunidades de orientação e treinamento

Ter um mentor pode mudar significativamente o envolvimento dos funcionários. Uma maneira de fazer isso, é proporcionar que os funcionários tenham um colega de trabalho para quem eles possam procurar quando os tempos estão difíceis e quando tudo está bem.

Esses mentores podem ajudar a:

  • estabelecer metas;
  • trabalhar em situações difíceis;
  • compartilhar conhecimentos profissionais;
  • ou agir como um estimulador de confiança durante momentos estressantes.

Por terem menos interações cara a cara com os colegas de trabalho, os colaboradores podem obter sentimentos de isolamento, por isso esse mentor pode ajudar, mas para isso, é importante ser alguém que o colaborador confia e se sente à vontade, ajudando a combater sentimentos ruins

8: Utilize uma forte plataforma de comunicação interna

Embora o e-mail seja uma plataforma eficaz para se comunicar, é uma ferramenta inadequada para a comunicação interna, principalmente em um ambiente de trabalho remoto.

Por isso, ter uma ferramenta que permita que os funcionários compartilhem história, fotos, vídeos, documentos e etc em um único lugar faz a diferença quando se trata de engajamento de equipes remotas.

A utilização de uma boa plataforma de comunicação, permite que líderes e colaboradores se comuniquem e compartilhem informações em tempo real, ajudando os funcionários a se sentirem juntos todos os dias.

A comunicação é fundamental, principalmente em tempos de crise, e ter um ambiente social e colaborativo em que os colegas possam compartilhar experiências e conhecimentos leva a comunicação a um nível totalmente novo, impulsionando a motivação dos funcionários.

Fonte: Barros Soluções em Gestão

 

Fonte: Guia GPHR - 21/06/2021

Steve Jobs ainda é um dos empreendedores mais admirados por executivos em todo o mundo: a capacidade de inovação do cofundador da Apple permanece um legado inspirador para profissionais em todos os níveis. Para atingir feitos como os que teve em sua carreira, Jobs teve que usar de diferentes estratégias para ter um objetivo: manter o foco no que era essencial. Desse esforço diário, três lições podem ser tiradas a partir de hábitos do bilionário e serem adaptadas para a rotina de profissionais em diferentes áreas. Veja quais são elas:

1 – Delegar trabalho

Em uma matéria publicada pelo portal Inc., Jobs afirma que isso pode parecer difícil para pessoas controladoras, mas que é algo essencial para que se possa ter o máximo de produtividade por dia.

Para isso, Jobs acreditava que era essencial se cercar de profissionais brilhantes — e deixá-los trabalhar. Afinal, é dele a frase: ““Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que devem fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos possam dizer o que fazer.”

2 – Dizer “não” para interrupções e distrações

Obviamente, num contexto de pandemia — ainda mais para quem tem crianças pequenas dentro de casa — isso pode ser um desafio. Mas, num contexto geral, a ideia de Jobs era que a tecnologia é ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição para a produtividade diária. “As notificações constantes podem facilmente te distrair ao longo do dia”, dizia Jobs.

Para evitar isso, ele acreditava que chegar no trabalho e já abrir o e-mail logo de cara poderia acabar com a produtividade — e recomendava fazê-lo somente no fim do dia. Além disso, ao desempenhar atividades que exigiam foco total e absoluto, silenciar notificações e manter o celular à distância eram dicas do bilionário.

3 – Manter metas reais

Estabelecer um cronograma de atividades impossível de ser cumprido? Não para Jobs. Ele acreditava que o foco melhora quando são estabelecidas metas possíveis de serem cumpridas, com atividades que podem ser desempenhadas em um determinado espaço de tempo.

Focar em uma ou duas atividades por dia que fossem capazes de trazer benefícios ou inovações para a empresa era uma prioridade para ele. “Para tornar isso realidade, é necessário desmembrar esses objetivos centrais em tarefas menores, para que você não tenha a sensação de que terá de ‘escalar o Monte Everest’ todos os dias ao começar seu trabalho”, disse Jobs.

Além das lições de Jobs — feitas para um mundo sem covid-19 –, especialistas também apontam algumas práticas que podem colaborar para uma rotina mais organizada no trabalho em casa. Em um artigo para a Harvard Business Review, a coach Elizabeth Grace Saunders, que trabalha em casa há mais de dez anos, afirma que algumas práticas também podem ajudar nesse período: estabelecer um horário fixo de trabalho, fazer pausas regulares e elaborar um cronograma de trabalho são práticas que podem ser incorporadas a esse período.

Em sua fala, a especialista também aponta um tópico mencionado por Jobs: estabelecer limites com os colegas de trabalho e com quem você divide o espaço em casa. “Não é só porque você está de home office que está de folga ou disponível para conversar, e seus amigos e familiares precisam saber disso. Ter um espaço específico para trabalhar de casa, como escritório ou quarto em que é possível fechar a porta, também ajuda nessa divisão”, afirma a coach.

Ou seja, estabelecer limites claros e organizar o dia sem medo de delegar funções podem ajudar — e muito — a ter um dia mais produtivo.

 

Fonte: New Trade – 17/06/2021

As vendas do comércio eletrônico brasileiro se mantiveram fortes em abril. De acordo com o Mastercard SpendingPuls, o e-commerce* brasileiro cresceu 69% no mês de abril, na comparação ano a ano.

O setor de eletrodomésticos foi o que mais cresceu no e-commerce brasileiro, com um aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as vendas dos setores de combustíveis, supermercados, móveis, produtos de uso pessoal e doméstico, e produtos farmacêuticos, apresentaram desempenho inferior.

Vendas do varejo nas lojas físicas

As vendas no varejo brasileiro, aumentaram 49% ano a ano — exceto os setores de automóveis, materiais de construção, restaurantes, e cama e banho. O setor de vestuário foi o que registrou a maior expansão, com 125% em comparação com abril de 2020.

Segundo Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil, esse movimento do mercado está diretamente relacionado a pandemia. “A taxa de desemprego, que ainda está em patamares elevados, somada aos desafios da Covid-19 e ao fechamento parcial de estabelecimentos impactaram as vendas no varejo. À medida que superamos o grande declínio nas vendas no varejo do ano passado, as taxas de crescimento ano a ano estão mostrando um aumento significativo: no entanto, é um efeito estatístico devido ao número de estabelecimentos que permaneceram fechados no ano passado” afirma o executivo.

Em termos de vendas totais no varejo nas regiões, o Nordeste e o Sudeste superaram o restante do país com 49,8% e 57,3%, respectivamente. As regiões Norte (43%), Sul (23,7%) e Centro Oeste (33,4%), apresentaram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.

*As vendas no comércio eletrônico são as vendas de bens e serviços em que os compradores fazem um pedido ou o preço e as condições da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

 

Fonte: New Trade – 01/06/2021

Uma pesquisa feita pela VipCommerce em parceria com o e-Commerce Brasil mostrou um panorama das compras em supermercados online atualmente. Pelo menos 75% dos respondentes afirmaram realizar compras em supermercados online, com frequências variadas:

  • 26% a cada 15 dias;
  • 21% compraram apenas 1 ou 2 vezes até agora;
  • 15% uma vez por mês;
  • 11% 2 ou mais vezes por semana
  • 44% dos consumidores dizem ter feito compras online para abastecimento da casa na última semana. 36% nas últimas 24 horas. 14% fizeram compras no último mês.

Entrega agendada

Para os respondentes que abastecem suas casas de forma digital, 63% preferem usar uma entrega agendada.

Já para 28%, a melhor alternativa é a entrega expressa (em até duas horas), enquanto 9% preferem retirar na loja.

Como comprar

Quando questionados sobre os principais formas usadas para fazer as compras de supermercado online, 55% afirmaram que usam o aplicativo ou o site do próprio supermercado de preferência para realizar as compras.

Outros 45% preferem optar por algum tipo de marketplace (Rappi, iFood, James, Americanas.com etc).

Por que comprar

Podendo assinalar mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre o que os leva a decidir pela compra ao realizá-la em supermercados online.

  • 66% comentaram o valor do frete;
  • 60% promoções;
  • 59% entrega de todos os itens (sem trocas ou cancelamentos depois do pedido fechado);
  • 58% o tempo da entrega;
  • 54% variedade de produtos;
  • 39% qualidade das informações sobre os produtos;
  • 25% diversidade nas opções de entrega (clique e retire, entrega expressa, tradicional);
  • 16% possibilidade de cashback

Perfil do consumidor

A parte mais significativa dos consumidores de supermercados online está na faixa dos 30 a 39 anos (38% dos respondentes).

O público de 19 a 29 anos é responsável por 23% das vendas, enquanto de 40 a 49 são responsáveis por 21%.

Apenas 13% dos respondentes tem entre 50 e 59 anos e 4% acima dos 60 anos.

O público feminino também é maioria, mas a dianteira é pequena: 52% são mulheres.

Além disso, 48% dos consumidores se identificaram como casados, 31% estão solteiros e 13% estão em uma união estável. 7% são divorciados.

A maior parte dos consumidores, inclusive, dispõe de um veículo próprio para realizar as compras (caso não comprassem online): 69% tem um carro. Além disso, 21% usam aplicativos de transporte (como Uber e 99).

 

Fonte: New Trade – 28/05/2021

A inovação e a tecnologia seguem dominando o planeta e nunca falham em nos impressionar. As inovações mais recentes para tecnologias existentes, como Inteligência Artificial (IA), estão remodelando o mundo, deixando uma marca inesquecível na humanidade. As tendências de IA avançada estão surgindo agora, mais do que nunca, após as necessidades e requisitos impulsionados pela pandemia que são definidos para alimentar as futuras tendências de consumo e negócios. 

Desde o design gráfico até a estratégia de automação, a cibersegurança, a computação em nuvem e até mesmo a mídia e o entretenimento, a IA está pronta para deixar sua marca. Sua inovação, adoção e uso ganharam enorme popularidade devido à pandemia. Uma pesquisa publicada em novembro de 2020 pela McKinsey State revelou que quase metade das empresas já fez a mudança para as funções de IA. Melhorando o usuário geral, bem como a experiência de negócios, o objetivo da IA é aumentar a eficiência, melhorar a experiência e, na maioria das vezes, reduzir o custo para empresas.

Sem dúvida, a IA será uma grande parte da inovação e da tecnologia deste ano, então vamos dar uma olhada nas principais tendências de IA de 2021.

Aumento da colaboração Cloud-IA 

O uso de inteligência artificial para big data e soluções na nuvem para fornecer armazenamento eficaz e uma experiência melhor conectada não pode ser prejudicado. Embora tenha havido muitos avanços nessa área nos últimos anos, 2021 verá um amálgama de IA e aprendizado de máquina para a ampla adoção de soluções em nuvem. Com a adoção ativa da IA, pode ser possível vigiar e rastrear os recursos da nuvem e grandes quantidades de dados. Além disso, irá garantir uma interface robusta para os sistemas, garantindo a conectividade. Por exemplo, a fusão de IA e computação em nuvem permitiu que assistentes digitais como Siri, Google Home e Alexa ficassem melhores com o tempo, e isso só deve se tornar mais inovador nos próximos anos.

IA impulsiona saúde

Na esteira da pandemia, o aumento do uso de IA na área da saúde é mais evidente do que nunca. A IA está ajudando a indústria nestes tempos, acumulando big data com precisão para rastrear pacientes positivos para COVID-19 e identificar pontos críticos. Além disso, novas tecnologias habilitadas para IA, como scanners térmicos, câmeras térmicas, aplicativos de rastreamento de contato e outras inovações, estão sendo implementadas globalmente. O termo ‘Deep Medicine’ foi criado para o uso de IA na área da saúde; isso envolve o uso de IA na coleta, análise, apresentação e composição de dados médicos complexos para incluir descobertas e resultados mais recentes. Na verdade, em muitos lugares, os robôs têm sido usados para auxiliar os profissionais médicos no diagnóstico de doenças e cirurgias, e as cirurgias robóticas estão em ascensão. 

IA em Design Gráfico

A IA é excelente em design gráfico, ajudando os designers a selecionar resultados inimagináveis em muito menos tempo. Ao analisar profundamente as necessidades e os dados do cliente, as ferramentas baseadas em IA podem criar logotipos e layouts de sites. Além disso, verifica a relevância do design e garante a exclusividade. Muitas organizações estão mudando para sistemas altamente avançados Ferramentas de marca de IA que fornecem resultados melhores e mais rápidos. Essas soluções estão constantemente se destacando, aumentando sua biblioteca e permitindo que os usuários escolham entre toneladas de recursos personalizáveis. A IA em design gráfico está definida para ficar melhor com o tempo, produzindo resultados mais personalizados e oportunos de maneira econômica. 

Entretenimento alimentado por IA

As indústrias de mídia, entretenimento e viagens tiveram um grande impulso com o advento da IA no passado. As opções de entretenimento com tecnologia de IA agora oferecem conceitos como viagens virtuais, experiências de jogos 4-D e muito mais. A era do entretenimento e da mídia sem fio, que inclui várias opções de streaming, bem como experiências hiper personalizadas, é apoiada pela IA. Por exemplo, Netflix, Disney Plus, Amazon Prime e quase todas as plataformas de streaming mostram aos usuários uma lista de observação exclusiva para cada conta, tudo isso é possível pela grande análise de entrada de dados habilitada pela IA. A hiper personalização de dados, informações, sugestões e até anúncios, apoiada por IA, está configurada para testemunhar um novo crescimento nos próximos anos.  

Automação de processos robóticos

Numerosas organizações estão se movendo na direção do RPA para atualizar seu funcionamento. Ao automatizar certas tarefas rotineiras e repetitivas, a IA no RPA permite uma melhor alocação da força de trabalho. Além disso, o RPA torna a entrada de grandes dados e a organização do conjunto de dados melhor e mais fácil com o mínimo de interferência humana e erros mínimos. Todo o processo de abertura, duplicação e coleta de informações em um conjunto de dados é automatizado em cada etapa. Depois disso, até mesmo o tratamento e a disseminação de novas informações pelo cliente podem ser realizados com facilidade. 

IA em cibersegurança

Nos próximos anos, as violações de dados e ataques de phishing ficarão ainda mais graves; No entanto, a evolução da Inteligência Artificial está definida para vir ao resgate de organizações e indivíduos em termos de segurança cibernética. Com um melhor aprendizado de experiências anteriores e ferramentas de aprendizado de máquina de alta tecnologia implantadas para aprimorar as medidas de segurança cibernética, espera-se que a IA evite crimes cibernéticos como um profissional em um futuro próximo. Isso será possível identificando efetivamente ataques cibernéticos ou transações digitais falsas e atividades maliciosas, detectando padrões.    

Conclusão 

A IA está ficando melhor e mais avançada com o tempo, e o ano de 2021 parece ser um ano bastante excitante nesse aspecto. Embora tenhamos previsto alguns dos avanços de IA mais esperados, este campo nunca deixa de surpreender as massas. Técnicos e especialistas estão esperando o ano para revelar inovações e avanços que a IA está destinada a trazer ao mundo.

 

Fonte: New Trade – 03/05/2021

De acordo com a GfK a maneira como as pessoas vão encarar suas compras em 2021 indica o fim das barreiras entre Físico e Digital.

Para Felipe Mendes, General Manager da GfK para América Latina, o chamado Figital apresentou melhor performance em 2020, na comparação com operações apenas online ou apenas físicas.

“Embora os pedidos do e-commerce tenham crescido em 2020, notamos que os varejistas com atuação exclusivamente online cresceram 17% nos três primeiros trimestres do ano, enquanto os lojistas com atendimento apenas físico tiveram queda de 27%. E aqueles com atuação tanto online quanto física, os chamados Click&Brick, cresceram 77% no mesmo período”, observa o executivo.

Na avaliação da companhia, a pandemia nos colocou para dentro de casa e nos fez olhar diferente para o que antes era encarado como um abrigo ou lugar de descanso. Passamos a enxergar nossas casas como o local permanente para nosso trabalho, educação, entretenimento e informação. Esse fator alavancou as vendas de tudo o que tem a ver com reforma e aperfeiçoamento do lar, como a compra de móveis, materiais de construção, eletrodomésticos e eletrônicos, videogames, computadores, câmeras, fones de ouvido, entre outros.

E, em 2021, a digitalização dos lares segue acelerada. “Alguns nichos do mercado ainda poderão gerar oportunidades de negócios. É o caso da digitalização da segurança e da iluminação, a realização de limpeza com robôs, e a programação à distância do ar-condicionado, por exemplo, ou a venda de serviços de helpdesk remoto e pacotes de serviços digitais, como Inteligência Artificial. Ou do lazer e entretenimento que seguirão como pilares fundamentais para mantermos a socialização e podem estimular a venda de gadgets de realidade virtual ou aumentada, para citar alguns exemplos de setores em alta neste ano”, completa Felipe Mendes.

 

Fonte: New trade – 15/04/2021

O Brasil ficou mais distante do topo da lista anual das 250 maiores varejistas do mundo elaborada pela Deloitte. Em 2020, a posição mais alta de uma empresa brasileira foi da Via Varejo, em 143º, que agora caiu para 168º.

Permanecem nesta edição a Magazine Luiza (209º), as Lojas Americanas (222º) e a Raia Drogasil (223º). Enquanto as Lojas Americanas caíram 11 posições em 2021, a Magazine Luiza subiu 27 lugares e a Raia Drogasil, 16.

Ainda conforme a Deloitte, o desempenho da Magazine Luiza foi impulsionado pelo crescimento do ecommerce, e a escalada da Raia Drogasil se deve à expansão de lojas físicas.

A receita média das empresas no ranking da Deloitte alcança US$ 19,4 bilhões. Todas somadas chegam a US$ 4,85 trilhões. No topo, estão as americanas Walmart, Amazon e Costco.

 

Fonte: New Trade – 03/05/2021

guia fornecedores

News mais lidos