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Existem diversos indicadores que demonstram o desempenho do seu negócio. Entre eles está o índice de lucratividade, que apresenta a eficiência operacional de um negócio por meio de um valor percentual. Muitos empresários, porém, não sabem como calcular a lucratividade da empresa de forma adequada, ou simplesmente ignoram esse índice.

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Quando se trata de investimento, é indispensável observar as características do negócio. Se a empresa atuará em um projeto de vida útil curta, como um evento, por exemplo, é preciso ter uma lucratividade acima da média para garantir um bom retorno. Por outro lado, para projetos de longo prazo o índice de lucratividade pode ser menor. Como calcular o lucro bruto e lucro líquido? O cálculo da lucratividade é bastante simples. Para poder executá-lo, no entanto, é imprescindível saber qual o lucro bruto e o lucro líquido da empresa. Isso se faz necessário porque esses dados devem estar presentes no cálculo do índice. O lucro bruto pode ser obtido ao subtrair da receita total os seus custos e despesas. Vamos a um exemplo: o seu e-commerce conseguiu vender R$ 100 mil em produtos durante um ano, mas os custos e as despesas somaram R$ 60 mil no mesmo período. Assim, o lucro bruto obtido naquele ano foi de R$ 40 mil. A fórmula seria: lucro bruto = receita total – custos / despesas. Agora que sabemos chegar ao lucro bruto, devemos determinar o lucro líquido. A sua fórmula também é bastante simples: basta subtrair do lucro bruto os valores gastos com taxas e impostos. Portanto, se esse período de um ano teve R$ 20 mil em tributos, o seu lucro líquido será de R$ 20 mil. A fórmula é a seguinte: lucro líquido = lucro bruto – taxas / impostos. Como calcular a lucratividade da sua empresa? Pronto! Depois de chegar ao lucro bruto e ao lucro líquido, é hora de calcular a lucratividade da sua loja. Mais uma vez, a fórmula para isso é bastante simples, o que permite a qualquer pessoa realizar a operação e ter uma visão mais completa do seu e-commerce é um entendimento ainda mais estratégico do negócio. O cálculo é feito por meio da divisão entre o lucro líquido e a receita total da empresa no período a ser avaliado. Em seguida, basta multiplicar o resultado por 100 para chegar à lucratividade.

Lucratividade = (lucro líquido / receita bruta) x 100 - Usando os exemplos apontados, podemos aplicar esse cálculo da lucratividade da seguinte forma: lucratividade = (20.000 / 100.000) = 0,2 - lucratividade = 0,2 x 100 - lucratividade = 20% - Agora que você sabe como determinar a lucratividade do seu e-commerce, é possível promover análises dentro da sua loja para saber se vale a pena dar seguimento a determinados projetos ou entender como a produtividade do negócio está impactando em suas receitas. Essa visão estratégica pode impulsionar mudanças importantes nas políticas internas da empresa e, com isso, potencializar seus lucros, ao mesmo tempo em que gera maior eficiência produtiva. Ou seja, é um processo fundamental para desenvolver o negócio e até mesmo para escolher novos projetos. Quais as formas de aumentar a lucratividade? Como vimos, os custos e as despesas acabam por influenciar no cálculo da lucratividade, tendo um impacto determinante em seu lucro bruto. Contar com uma política de redução desses valores permite que o negócio tenha um resultado melhor e, com isso, aumente as suas margens. Para desenvolver essa metodologia de redução de custos e despesas, é preciso entender do que se trata cada um desses conceitos — principalmente porque muitos acreditam que esses termos se referem a situações semelhantes. Mas não é bem assim. Vejamos: custos estão associados à aquisição de ativos, como o estoque de uma loja (tanto mercadorias e produtos, quanto matérias-primas e outros insumos); despesas estão ligadas aos gastos para vender suas mercadorias e administrar a empresa. Dessa forma, buscar por fornecedores com preços mais baixos ou renegociar contratos, prazos e condições de pagamento contribuem para a redução dos custos. Além disso, ter um controle eficiente de estoque evita a perda de produtos e reduz o custo de aquisição de novos insumos. Por outro lado, promover treinamento da equipe de vendas, aumentar a eficiência na comercialização de produtos, reduzir contas mensais e taxas administrativas permitem ter despesas menores. Tudo isso ajuda a aumentar a sua lucratividade e a ter uma maior vantagem competitiva.

Quais as diferenças entre lucratividade e rentabilidade? Assim como acontece com a lucratividade, conhecer a rentabilidade do negócio é de grande importância para o desenvolvimento e sucesso empresarial. Porém, é frequente a confusão entre os dois termos, o que pode prejudicar a análise estratégica do trabalho corporativo. De comum, a lucratividade e rentabilidade têm o fato de serem indicadores simples, mas fundamentais. Ademais, é preciso ter cuidado com cada um deles, pois são conceitos distintos e que tratam de aspectos financeiros específicos da empresa. Dessa forma, um não pode substituir o outro.
Lucratividade: A lucratividade, como vimos ao longo deste artigo, trata de um percentual que indica os ganhos obtidos com as vendas de uma empresa em um determinado período — que pode ser um mês, um semestre ou até mesmo um ano. Portanto, ela aponta se o negócio é viável, ou seja, se o dinheiro que entra é suficiente para pagar as despesas mensais. Rentabilidade: Por outro lado, a rentabilidade indica qual o retorno sobre o investimento feito em longo prazo na empresa. Ela pode ser determinada a partir de uma conta simples: divida o lucro líquido pelo capital investido e multiplique por 100. Rentabilidade = (lucro líquido / investimento total) x 100 - Agora que você entendeu esses conceitos, basta aplicar os cálculos e ter uma visão mais estratégica do negócio. Afinal, a melhoria da eficiência produtiva da sua empresa está atrelada às decisões tomadas a partir desses índices, que são importantes e fáceis de calcular.

Fonte: (DINO) 20/12/2017

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