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Por se tratar de um público de qualidade, os consumidores 2.0 são decididos, sabem o que querem e, principalmente, apresentam de forma clara o que esperam de uma empresa onde são clientes.

Tudo que se refere à inovação está diretamente ligado à tecnologia 2.0 e no cenário do consumo, não é diferente: o consumidor 2.0 é caracterizado por um público mais exigente, mais integrado, mais curioso, mais conhecedor de leis e deveres contratuais.

Todas essas referências parecem tornar a conquista destes clientes muito complicada, mas apesar do que pensam os lojistas, conseguir a fidelização desse público no e-commerce é mais simples do que se imagina, principalmente trabalhando um bom marketing.

Por se tratar de um público de qualidade, os consumidores 2.0 são decididos, sabem o que querem e, principalmente, apresentam de forma clara o que esperam de uma empresa onde são clientes. A partir desse fundamento, basta seguir suas próprias dicas, para conquistá-los, por exemplo:

Presença nas mídias sociais não pode faltar

Como se sabe, as redes sociais invadiram o universo online e as vendas pela internet. Sendo a forma mais eficaz de relacionamento, as mídias aproximam empresa e consumidor, e permitem que estes até mesmo se envolvam com sugestões e dicas para a melhoria do empreendimento. Nesse sentido, esta é uma das melhores estratégias de marketing para atrair o consumidor 2.0;

O monitoramento evita surpresas

Uma vez nas mídias, é preciso estar atento e monitorar o que falam sobre sua loja virtual. Essa é uma forte característica dos clientes 2.0: comentar sobre a empresa nas mídias sociais, por isso, as lojas devem monitorar constantemente seus perfis para evitar surpresas desagradáveis e manter uma boa reputação diante dos consumidores mais exigentes e, dos novos potenciais clientes;

Um bom posicionamento muda opiniões

Uma resposta bem elaborada, de forma sincera e profissional é capaz de mudar, automaticamente, a visão de um cliente sobre uma empresa. Mas, para isso, é importante ter simpatia e se colocar no lugar do cliente para solucionar seus problemas de forma categórica e, de quebra, conquistar a fidelização desse público diferenciado. Mas uma ação de marketing para a conquista dos clientes mais integrados.

Fonte: Administradores, por Felipe Martins - 26/06/2012

Felipe Martins - Fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em criação e assessoria em Loja Virtual

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