Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Aqui vão algumas boas dicas para que você se torne uma pessoa de classe na Internet. Os mesmos princípios que regem a etiqueta tradicional podem e devem ser usados aqui: tenha sempre bom-senso, mantenha a naturalidade, a afetividade e a agilidade, pois quem navega nesse oceano, geralmente tem pressa.

E-mails profissionais

- Só envie o que for necessário e referente a assuntos profissionais.

- Escreva e-mails com calma. Afobação se reflete rapidamente na escrita e no vocabulário, além de geralmente sair com bastante erro de digitação.

- Se for um e-mail importante, faça a correção na versão impressa para facilitar.

- Ao encaminhar e-mails escreva sempre uma introdução para não transmitir preguiça e impessoalidade.

- E-mails são muito práticos, mas não são a solução para todo o tipo de comunicação. Ás vezes será melhor um telefonema ou um contato pessoal.

Com o cliente

- Não deixe a pessoa com mais de um dia sem resposta. A demora na resposta de e-mails é uma das críticas mais freqüentes. Quem usa a rede dá um enorme valor ao tempo e não perdoa atrasos.

- Uma forma de demonstrar atenção pode ser o uso da resposta automática. Avise que aquela é uma resposta automática. Também é importante que você peça ao cliente para não respondê-la. Aqui vai um modelo:

“Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda. Recebemos seu e-mail e ele será encaminhado ao departamento responsável. Aguarde o nosso breve contato e agradecemos por ter acionado o serviço de atendimento ao cliente da loja XYZ”.

Vocabulário

O vocabulário deve ser um ponto mais formal, como se estivesse redigindo uma carta.

A troca de mensagens entre empresa e fornecedores e/ou clientes deve ser encarada como uma troca de documentos. Para o cliente não há diferença entre um acordo firmado no papel ou por meio eletrônico.

É importante que a comunicação virtual seja eficiente e agradável, já que por intermédio dela conhecemos pessoas, trocamos informações e fazemos negócios. Ser virtualmente elegante ajuda na sua carreira e na sua imagem pessoal.

Fonte: Livro Net.com.classe – Um guia para ser virtualmente elegante, de Claudia Matarazzo

guia fornecedores

Receitas mais lidas