Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

Há quem diga que a cerveja está entre as bebidas mais saborosas que existem. Especialmente se estiver estupidamente gelada num daqueles dias quentes de verão. Mas basta abrir a geladinha para aparecerem pessoas para elencar os males provocados pelo álcool, em geral, e pela cerveja em particular. No entanto, a cerveja também aparece como uma refeição completa e saudável.

De acordo com o nutrólogo paulista Wilson Rondó Júnior, todas as bebidas alcoólicas são boas para o coração, mas a cerveja em particular talvez seja a melhor delas. "Uma única cerveja por dia pode cortar, em quase um terço, o risco de doença cardíaca. Após duas horas depois do primeiro gole as artérias relaxam. Isso reduz a dureza no 'encanamento' e ajuda a assegurar que o sangue flua do coração. Então, esqueça aquela história de tomar uma aspirina por dia e passe a tomar uma cerveja diariamente", frisa.

Além disso, o médico afirma que a barriga de chope é um mito. "Na verdade, a cerveja pode de fato ajudar a encolher a cintura. Um grande estudo realizado na Espanha descobriu que os bebedores de cerveja têm níveis mais baixos de gordura corporal e são menos propensos a ganhar peso do que as pessoas que não bebem. Os cervejeiros também têm menos probabilidade de se tornarem diabéticos", alerta.

Rondó Júnior ressalta que o problema é o que acompanha a cerveja, como linguiça e queijo, e não com bolachas, salgadinhos e pretzels, pois são os carboidratos vazios desses lanches que levam ao ganho de peso. "A cerveja também é rica em silício dietético, que o corpo precisa para construir novos ossos. Cervejas cheias de lúpulo, como as ales pálidas irlandesas, têm 41,2 mg por litro, enquanto as ales pálidas têm 36,5 mg/l; as ales, 32,8 mg/l, e o chope, a média de 23,7 mg/l. Considerando que a maioria das pessoas ingere menos que 20 mg de silício por dia, o hábito de tomar cerveja pode até triplicar o nível desse elemento essencial", informa.

O especialista lembra, ainda, que o silício na cerveja está em uma forma que o corpo pode absorver. "Como resultado, um estudo da Universidade Tufts descobriu que os bebedores de cerveja têm densidade mineral óssea mais forte no quadril do que os não bebedores", cita. O nutrólogo destaca ainda que a cerveja pode ajudar a proteger contra a artrite reumatoide. "Conforme estudo recente, ingerir cerveja moderadamente cortará o risco de artrite reumatoide nas mulheres por quase um terço e ingerir bebidas alcoólicas em geral cortará esse risco por um quinto", alerta Rondó Júnior.

Segundo o nutrólogo, a cerveja não só é levemente diurética, como também auxilia na diminuição da liberação de cálcio dos ossos. "Isto, por sua vez, faz parar o acúmulo de cálcio em excesso nos rins e evita a formação de pedras, que é a razão pela qual um estudo descobriu que cada garrafa de cerveja consumida por dia cortará o seu risco de ter pedras no rim em até 40%", completa.

Fonte: JM On Line | Por Thassiana Macedo - 14/12/2014

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…