A principal associação que fazemos com a cerveja é aos barzinhos, momentos de descontração e uma certa fuga à dieta. Mas você sabia que um dos principais ingredientes da bebida também pode ser um suplemento vitamínico super saudável? O levedo ou levedura de cerveja, utilizado também na produção de alguns pães, é rico em benefícios e pode ajudar muito o organismo.
Mas o que é a levedura de cerveja?
Esse ingrediente é um fermento inativo (ou seja, não é capaz de fazer as receitas crescerem como o fermento químico), obtido a partir da fermentação da cevada, no processo de produção da cerveja. O ingrediente é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, potássio, zinco e outros minerais que complementam as demandas nutricionais do organismo, fortalecem o sistema imunológico e aumentam os resultados de dietas de emagrecimento ou hipertrofia.
Quais são os benefícios?
Por ser rica em nutrientes, a levedura de cerveja atua em diferentes partes do corpo e ajuda você a levar uma vida mais saudável. Olha só:
Melhora o funcionamento de todo o organismo
A levedura de cerveja não fortalece o corpo apenas por aumentar a imunidade. Os sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso também se beneficiam dos nutrientes presentes nesse fermento: ele evita o cansaço mental, regula os níveis de colesterol LDL e dá mais força aos pulmões e vias nasais na hora de combater uma gripe ou resfriado. Além disso, a levedura de cerveja melhora a digestão e faz o intestino funcionar direitinho, evitando inchaços e desconfortos causados por deficiências na flora intestinal.
Aumenta a energia
A levedura de cerveja consegue ajudar o organismo a quebrar as moléculas de carboidrato e convertê-las em glicose, o que aumenta a resistência física e a energia para realizar qualquer atividade. Por conter muitas proteínas, a levedura também estimula o ganho de massa muscular e aumenta o rendimento de atletas ou fisiculturistas.
Reduz os sintomas da TPM
Ao estimular o funcionamento dos órgãos, a levedura de cerveja desintoxica o organismo e consegue evitar o inchaço e oscilações hormonais, sintomas que aparecem com frequência durante a TPM. O suplemento também reduz a vontade de comer doces e diminui as dores causadas pela cólica menstrual.
Previne o diabetes
Ao fazer da glicose uma fonte de energia para o organismo, a levedura consegue regular os níveis dessa substância no sangue, evitando o acúmulo e, consequentemente, a produção exagerada de insulina, que pode resultar em diabetes.
Ajuda a emagrecer
Com sua grande quantidade de nutrientes com alto valor biológico, o levedo aumenta a sensação de saciedade e evita que você coma exageradamente fora do horário das refeições. As fibras presentes nesse fermento também têm um papel importante na queima calórica, já que estimulam o metabolismo e permitem que você controle melhor o peso.
Como consumir?
A levedura de cerveja pode ser encontrada na forma de cápsulas, comprimidos ou em pó, que pode ser adicionado a iogurtes, saladas, frutas, sucos e outras bebidas. A quantidade indicada depende da orientação médica ou da dosagem proposta na embalagem, que costuma ser de 1 colher (de sopa) ao dia, ou 3 cápsulas. A maior restrição é para quem sofre de hiperuricemia (níveis elevados de ácido úrico na corrente sanguínea) ou possui alergia a algum dos nutrientes.
Mesmo sendo cheio de benefícios, o consumo da levedura de cerveja deve ser acompanhado por um nutricionista, que vai orientar você sobre a quantidade, horários, combinações e maneiras adequadas de incluir esse produto no dia a dia.
Fonte: Blog Kitanda – 05/04/2017