Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

Alguém cujo rosto fica vermelho quando ingere álcool pode estar mais que simplesmente envergonhado. O fluxo sanguíneo pode indicar um aumento do risco de um câncer de garganta fatal, relatam pesquisadores.

Essa resposta do fluxo sanguíneo, que pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada principalmente por uma deficiência herdada numa enzima chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático – japoneses, chineses ou coreanos. Mesmo meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação.

A deficiência resulta em problemas para metabolizar o álcool, levando a um acúmulo no corpo de uma toxina chamada acetaldeído. Pessoas com duas cópias do gene responsável por isso têm reações tão desagradáveis que são incapazes de consumir grandes quantidades de álcool. Essa aversão, na verdade, os protege contra o aumento do risco de câncer.

No entanto, aqueles com somente uma cópia do gene podem desenvolver uma tolerância ao acetaldeído e se tornaram consumidores regulares de álcool.

Conscientização: "Estamos tentando aumentar a conscientização sobre esse fator de risco entre os médicos e seus pacientes deficientes em ALDH2", disse Philip J. Brooks, pesquisador do Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo, e autor do artigo publicado na revista científica "PLoS Medicine". "É um risco muito sério."

O tumor, chamado de câncer de esôfago de células escamosas, também é causado pelo tabagismo e pode ser tratado com cirurgia. Entretanto, mesmo com tratamento, as chances de sobrevivência deste tipo de câncer são baixas. Até mesmo o consumo moderado de bebida aumenta o risco, mas ele é aumentado consideravelmente quando o consumo é freqüente. Uma pessoa com deficiência de ALDH2, que toma duas cervejas por dia, tem de seis a dez vezes mais risco de desenvolver câncer do esôfago em relação a um indivíduo sem a deficiência da enzima.

Reduzir o consumo de bebida alcoólica pode diminuir significativamente a incidência desse tipo de câncer entre adultos asiáticos. Os pesquisadores calcularam que, se os homens japoneses com deficiência de ALDH2, reduzissem seu consumo semanal de álcool para menos de nove doses, 53% dos casos de câncer de esôfago de células escamosas poderiam ser prevenidos nesse grupo.


Fonte: G1 - Ciência & Saúde - Medicina, por Nicholas Bakalar do 'New York Times'

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…