Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

*Amilcar Pavan, Sócio-proprietário dos Flex Atacarejo e ASP Hortimercado

O Brasil atravessa uma grande crise em todo seu território nacional, mas apesar desse momento complicado uma atividade vem se destacando no país: os atacarejos. Se você não sabe como funciona esse modelo de loja, eu explico para você: ele é um tipo de varejo onde o cliente tem condições de comprar produtos com preços mais baratos, geralmente isso ocorre quando o cliente compra a partir de uma certa quantidade de mercadorias. Para se ter ideia, em uma pesquisa realizada pela consultoria Gouvêa Ecosystem, as vendas em modelo de atacarejos cresceram 22% no último ano no Brasil

Com estruturas mais simples que os supermercados tradicionais, os atacarejos possuem os estoques dentro de sua própria estrutura, ou seja, quando os produtos acabam, basta descer um novo lote e colocar em suas prateleiras, reduzindo consideravelmente o custo logístico e de espaço. Permitindo que os preços fiquem mais baratos que em outros modos de vendas. 

Diferente de quando os modelos de atacados iniciaram sua operação no Brasil, esse tipo de negócio nasceu para atender tanto pessoas físicas como jurídicas, indo de lanchonetes, pequenos comerciantes e restaurantes até os consumidores finais que estão em busca de economia na hora de realizarem suas compras. 

Porém, é preciso pensar em diferenciais para esse modelo, já que a proposta tem que ir além da relação de custo-benefício na hora de fazer as compras, ou seja, não basta ser apenas barato. Para que isso aconteça, é necessário acompanhar as mudanças de comportamento do seu consumidor. Por exemplo: nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia, as compras online se tornaram tendência em todo país; devido a esse novo comportamento é preciso investir em meios para que os clientes possam realizar suas compras online. 

Os consumidores estão cada vez mais conectados, e por conta disso a presença deles é vista em diversos canais de comunicação. Por conta disso, é necessário traçar uma estratégia que conecte tudo dentro de uma mesma plataforma, isso já é tendência em muitos setores, é necessário fazer um investimento nesse sentido, principalmente ligado ao varejo. 

Essa é uma tendência que deve chegar nos atacarejos pelos próximos anos, fazendo com que essas práticas sejam comuns e que as empresas atendam os clientes da melhor forma possível. Com isso, se você se adequar primeiro a essa integração do físico e digital, terá uma vantagem competitiva em relação ao seu concorrente. 

Sobre Amilcar Pavan

Formado em Publicidade pela PUC-Campinas em 2005 com MBA em Inteligência de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um dos sócios-proprietários do Flex Atacarejo e Asp Horti-mercado, com unidades em Valinhos e Vinhedo.

 

Fonte: New Trade – 19/10/2021

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…