Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

A pandemia mudou o comportamento do consumidor de forma definitiva e isso também inclui os hábitos de consumo. Agora cabe ao varejo acompanhar essas transformações para não perder oportunidades. A pesquisa da PwC, divulgada neste ano, revelou que algumas tendências devem se manter e, portanto, devem ser observadas no planejamento para o final de 2021 e, também, para o ano que vem.

“Em linhas gerais, nota-se a influência do modelo de trabalho (remoto ou presencial) no perfil dos gastos, na forma de comprar e na preocupação com os aspectos ecológicos/sustentáveis dos produtos. Adiciono a isso o tema geracional, demonstrando que, de certa maneira, o comportamento do consumo muda entre as gerações, bem como a visão sobre gastos futuros”, comenta Carlos Coutinho, Sócio da PwC Brasil.

O especialista também cita o fortalecimento do grupo de compradores preocupados com saúde e segurança. Por fim, destaca o consumidor “phygital”, que está trafegando tanto no ambiente digital quanto no físico, buscando o melhor de cada um deles. “As pessoas estão cada vez mais presentes em todos os lugares – nas lojas físicas, em aplicativos e sites, e clicando em anúncios de rede social. Assim, a loja física não deverá desaparecer, mas precisará se adaptar para oferecer uma experiência imersiva e mais fluida, com transações mais simples e entregas sem contato. Combinando as duas experiências, tanto a física quanto a digital, será possível oferecer o melhor ao consumidor”, diz.

Os supermercadistas podem aproveitar os dados revelados no estudo para direcionar foco e investimentos – por exemplo, ao atendimento e às vendas, a fim de gerar maior conversão e aproximação com o público. “É possível identificar que 30% dos brasileiros fazem compras frequentes por celular, o canal preferido dos consumidores no país. Nas compras online, 49% dos consumidores consideram a rapidez e a confiabilidade os atributos mais importantes. Além disso, mais de 80% dos brasileiros dizem interagir de alguma forma com algumas das principais plataformas digitais/mídias sociais, enquanto mais da metade afirma clicar nos anúncios que elas exibem”, afirma.

Mais do que nunca, o cliente busca por conveniência, conforto e comodidade. No digital, a entrega de valor se materializa, principalmente, por meio do cumprimento de prazos de entrega, da oferta e disponibilidade de produtos de qualidade – principalmente perecíveis –, além de formas de pagamento diversas e práticas. Ademais, a separação dos produtos passa a ser uma função do supermercadista, sendo importante a eficiência e o zelo para se obter sucesso e gerar fidelização.

Coutinho ainda destaca outro ponto muito importante: as marcas devem se manter muito presentes no ambiente digital, mas é necessário lembrar que este ambiente precisa ser bem planejado e estratégico.

“Além de aparecer, é preciso explorar formas de fidelizar o cliente, já que muitas vezes a pessoa que compra online é a mesma que visita a loja – e a conhece. Explorar o sensorial, interagir com o consumidor e usar a mídia online com conteúdo direcionado pode alavancar as campanhas de marketing e, consequentemente, as vendas.”

No e-commerce, a lógica é a mesma. É preciso ajustá-lo para que suporte as demandas atendendo todas as necessidades e expectativas, tanto dos supermercadistas quanto dos consumidores. Dois outros aspectos não podem ser colocados em segundo plano, segundo o especialista: o primeiro é a maturidade tecnológica – dentro de processos, é necessário verificar o nível de maturidade tecnológica, sendo necessário automatizar algumas frentes e capacitar funcionários. O segundo é a entrega rápida e eficiente – a aderência dos esforços de logística e de abastecimento às novas tecnologias; saber onde está o seu cliente e o que ele compra para que o supermercado consiga ter uma visão adequada de como deve distribuir seus estoques de produtos e maximizar a qualidade e velocidade da entrega, principalmente o last mile.

 

Fonte: ABRE - 20/09/2021

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…