Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

Por Olegário Araújo, cofundador da Inteligência360, especialista em varejo e inteligência competitiva e conselheiro da Pricefy e Local.e

A pandemia fez com a maioria acelerasse investimentos e repensasse a forma de servir o “chefe” de todos nós, que é o cliente. Se você preferir, o consumidor ou o shopper (o responsável pelas compras).  O varejista que quis permanecer relevante para o cliente promoveu algum tipo de inovação, seja na loja física, no e-commerce, nas vendas pelo WhatsApp e redes sociais, e muitos incorporaram as vendas pelos aplicativos de delivery como Ifood e Rappi. Além de investimentos na segurança física e mental dos funcionários e clientes. Inovar não foi uma opção, mas condição básica para permanecer relevante para os clientes, ou seja, manter/crescer o faturamento.

Além dos desafios citados acima, tivemos o comportamento de compra e consumo das pessoas, uma ruptura acima da média, o aumento do dólar que impactou no custo dos produtos e, agora estamos lidando com o aumento do custo da energia elétrica.

Nesse contexto, a pergunta que não quer calar: como está a saúde financeira da sua empresa?  Você está dedicando o tempo necessário para este assunto? Investiu na qualidade dos dados para ter relatórios precisos e analíticos com alertas em tempo real? Preparou seus líderes para saberem ler tais relatórios e tomar decisões com base em dados?  Se você não pensou, já passou da hora!

Digo isso por três razões: a primeira é que as mudanças foram intensas e é humanamente impossível tomar boas decisões apenas no feeling ou na experiência. Em um ambiente de mudanças rápidas, com ciclos mais curtos, o feeling e a experiência podem nos enganar. A segunda é que com a vacinação é possível que tenhamos novas mudanças no comportamento de compra e consumo. A terceira razão é que todo o cenário descrito anteriormente e mais concorrentes podem ter gerado um aumento no CMV – Custo da Mercadoria Vendida e sua margem bruta está menor. Além disso, a concorrência ficará mais acirrada do que antes.

É aí que entra a importância da precisão da informação, mas por onde começar? O importante é fazer o básico bem-feito. Vou listar alguns pontos, sem a pretensão de esgotar o assunto:

1 – Reavalie a estrutura mercadológica ou comercial da sua empresa. Garanta que além do total das vendas, seja possível ter informações por departamento (higiene e beleza por exemplo), categorias (desodorante), por segmento (aerosol, cremes etc.) e por fornecedores marcas e itens.

2 – Faça inventários com maior regularidade para ter a certeza de que as informações no sistema correspondem à realidade e assim não ter estoques virtuais (ou fantasmas) que estão apenas no sistema. Isso é vital para tomar decisões com base em dados.

3 – Não tome decisões pela média. É comum alguns varejistas abordarem que tem uma boa gestão do negócio e que o estoque médio é para “X” dias. Entretanto, a média “esconde” estoques de mercadorias que estão muito acima ou abaixo da média. Nos dois extremos há prejuízo. No primeiro caso dinheiro parado, que compromete o fluxo de caixa e no segundo vendas que são perdidas por falta de produtos, a famosa ruptura.

4 – No momento de negociar, não tome decisões apenas com base nos descontos, preços e verba, mas considere o estoque existente, o giro do produto e prazo de pagamento. Como diz um amigo, Zanone Campos, há um risco de ter um lucro aparente e prejuízo invisível. A indústria que foca apenas no sell-in, pode te propor um preço aparentemente excelente, mas que está vinculado a um volume mínimo, sem levar em conta o que você tem estocado e o giro do produto. A consequência é a sua empresa ter que fazer rebaixas excessivas de preço e operar com margem negativa para desovar o estoque e o que é ainda pior: não atrair novos clientes para a loja. Esse tipo de situação é mais comum do que se imagina.

5 – Planeje uma revisão do sortimento. Diante do que vivemos, é provável que o teu sortimento esteja inchado, com itens que não giram há mais de 90 dias. Esses itens parados, além de comprometer o caixa, tiram espaço e visibilidade de produtos que mais vendem, além de tornar a operação mais complexa.

6 – Tenha um olho na margem.  É comum as empresas fazerem promoções de preços e não retomarem aos preços regulares. Isso levar a operar com margem negativa em muitos itens, comprometendo o resultado da empresa. Investigue e veja onde estão essas oportunidades.

7 – Aprimore o DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício. Em um webinar que coordenei pelo FGV CEV, Sandro Benelli, conselheiro de empresas varejistas, alertou para a importância de mensurar, com precisão, o impacto da operação do e-commerce (clique/retire e entregas), as parcerias com empresas de delivery no resultado da empresa. A sugestão é ter um DRE que apure, com clareza o impacto de cada uma dessas iniciativas no lucro líquido.

Você já sabe que varejo é detalhe, mas não basta olhar o detalhe do preço ou da operação. A informação com precisão, relevante e analítica é fundamental para ser eficaz – fazer a coisa certa e para ser eficiente – fazer bem-feito. Essas são algumas iniciativas para estar no jogo e competir em um ambiente desafiador e que não terá o mesmo patamar de crescimento das vendas comparando com 2020 e mesmo 2021.

 

Fonte: New Trade – 30/08/2021

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…