Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

Marco Quintarelli, especialista em consultoria de varejo, lista passos básicos para sua empresa

As Marcas Próprias (MP) seguem evoluindo e comunicando ao consumidor final os seus benefícios, uma vez que oferece produtos de qualidade com preços até 40% mais baratos que os tradicionais da indústria.

Setor em expansão no Brasil, o atual cenário econômico acelera o desenvolvimento da MP, já que o consumidor busca cada vez mais alternativas para economizar no momento de compras. Recente pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel constatou que 31,9 milhões de lares brasileiros consumiram produtos de marcas próprias de supermercados no último ano – 500 mil novos em relação a 2014. A quantidade equivale a um crescimento de 35% desde 2010. Com faturamento de 1,5 bilhões em 2015, a expectativa de crescimento é o dobro do IPCA (7,5%) para 2016.

E como entrar neste mercado promissor que oferece oportunidades de atuação para qualquer segmento? Confira abaixo nas cinco dicas para construir uma Marca Própria e torná-la valorizada.

1 – POSICIONAMENTO: “O que eu quero ser?” – um posicionamento adequado requer a análise de fatores como focos de atuação, potenciais clientes e, sobretudo, resultados. É preciso identificar principalmente o quero que a minha marca represente para o consumidor final, quero que a minha marca tenha imagem de preço ou quero ser percebida como “premium”? Definir minha identidade perante o meu público-alvo é o primeiro passo para criar a minha marca própria.

2 – DIFERENCIAÇÃO: mostre em que o seu produto ou serviço é melhor ou diferente que o da concorrência. Acentue as vantagens e, se possível, ofereça produtos e serviços inovadores para criar e atender demandas que ainda nem existam. Fazer o alinhamento de preço e evitar um desequilíbrio comparado aos preços dos líderes da categoria também será essencial na criação da sua marca.

3 – COMPROMETIMENTO: Assim como nas marcas líderes de mercado, para o sucesso da sua marca própria será preciso envolver todos os níveis da empresa, desde o presidente ao operador de caixa. Conscientizar seu colaborador da importância e, sobretudo, das vantagens que o seu produto oferecerá ao consumidor, certamente, será um grande passo no desenvolvimento da marca. Além disso, será preciso priorizar o cliente desde o primeiro contato, pessoalmente, por telefone, ou por e-mail, para que o consumidor perceba a atenção e o cuidado da marca e sinta que ele é especial para sua empresa.

4 – ABASTECIMENTO: Controlar ao máximo as falhas e garantir o abastecimento contínuo e constante dos produtos será primordial. Fornecedores e prestadores de serviços comprometidos com o projeto é o alicerce da Marca Própria a curto, médio e longo prazo.

5 – DIVULGAÇÃO: Apesar da Marca Própria ser divulgada, na maioria das vezes, principalmente dentro do PDV, desenvolver e investir no trabalho de divulgação e merchandising da sua linha de produtos será um dos passos cruciais para que sua marca chegue até o consumidor final. Coloque seu produto em um local de destaque na sua loja, invista um pouco de tempo nas redes sociais, faça campanhas, panfletos, e outras ações para manter os seus clientes informados sobre as vantagens da marca própria do seu negócio.

Após saber os cinco primeiros passos para a criação da sua marca própria, coloque seu projeto em prática e faça sua empresa ser notada no mercado private label. Bons negócios e muito sucesso!

ESPECÍFICO PARA O SETOR – Vislumbrando novas possibilidades de negócio no Brasil e em demais países da América Latina, a Real Alliance, parte do Grupo BMComm – Brazil Media Communications, traz com exclusividade ao mercado latino-americano o evento Private Label – primeira feira de negócios voltada ao setor de Marcas Próprias. Com o apoio estratégico da Abmapro, o evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.


Serviço
Private Label 2016

Data: 29 e 30 de agosto

Horário: 9h às 17h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP

Mais informações: www.privatelabelbrazil.com.br

Fonte: Newtrade/Negócios, por Andréia Martins – 11/08/2016

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…