Escritórios com espaço aberto, em teoria, promovem um maior senso de comunidade no ambiente de trabalho, mas estar muito próximo dos colegas pode gerar tensões e desentendimentos. Muitos profissionais encontram colegas que não respeitam limites ou não ouvem pedidos. Em vez de reclamar, o melhor é conversar, diz Josselyne Herman-Saccio, especialista em comunicação da empresa de treinamento e desenvolvimento Landmark.
“Os desentendimentos são inevitáveis”, diz ela. “Quando você entende onde está a falha de comunicação e como consertar as brigas assim que elas surgem, você consegue criar relações saudáveis no trabalho”.
Evite os desentendimentos
O melhor é evitar os problemas antes que surjam, diz Vicki Salemi, especialista em carreira do site Monster. “Lembre-se de que você está em um ambiente aberto, os colegas não precisam ouvir suas ligações pessoais, e não precisam aguentar o cheiro do seu almoço ou do seu lanche”, diz.
O ideal é conversar quando você prevê uma situação problemática. Você pode, por exemplo, explicar para seu vizinho de mesa que duas vezes por semana costuma ter uma longa ligação com algum cliente, e perguntar se incomodaria o seu colega se você usasse o viva voz, para poder continuar trabalhando em uma planilha enquanto conversa. “Quanto mais transparente e proativo você for, maiores as chances de seus colegas gostarem de trabalhar com você em um espaço compartilhado”, diz.
Usar um tempo para conhecer os vizinhos também pode ser muito útil, diz Crystal Barnett, especialista em recursos humanos da consultoria Insperity. “Alguns profissionais preferem ter algumas horas de silêncio no começo do expediente para responder aos e-mails mais importantes e planejar o dia”, diz ela. “Levar as preferências dos seus vizinhos de mesa em consideração trará benefícios a todos”.
Se houver um desentendimento, converse
Brigas são inevitáveis. “Isso é normal e essas situações podem ser construtivas se os profissionais forem respeitosos uns com os outros enquanto discutem”, diz Crystal Barnett. Comece deixando claro o motivo do seu descontentamento – o que aconteceu ou deixou de acontecer que você não gostou. Converse com seu colega, discuta a situação e o que pode ser feito para mudar. E o mais importante: fale sobre o que pode ser feito para que o desentendimento não se repita no futuro.
Não procure culpados
Quando algo dá errado, evite a tentação de colocar a culpa em alguém. “Isso acontece porque não queremos nos responsabilizar”, diz Herman-Saccio. “É mais fácil procurar culpados do que fazer alguma coisa”. Seja responsável pela sua reação e por comunicar quando suas expectativas não são cumpridas. Reconheça quando uma ação sua pode ter causado o desentendimento e pergunte como você pode melhorar.
Não leve para o pessoal
Erros de comunicação podem acontecer quando você acha que tudo tem a ver com você. “Quando você é uma criança, imagina que o mundo todo gira à sua volta”, diz Josselyne Herman-Saccio. “Nós nunca realmente saímos disso. Se alguém demora cinco horas para responder o seu e-mail, você pode pensar que a pessoa está tentando te evitar, mas ela provavelmente só está ocupada”.
A única forma de descobrir isso, diz a especialista, é perguntando. “Há algo que você precise dizer?” e “alguma coisa não cumpriu as expectativas?” são boas formas de começar essa conversa.
Fonte: Época Negócios - 15/10/2018