Além de estar no comando de suas empresas e de administrar seu patrimônio bilionário, o empresário Elon Musk parece ter uma relação estreita com o mundo da literatura. É o que mostra o site Business Insider, que vasculhou as redes sociais e entrevistas antigas de Musk e identificou uma série de indicações literárias feitas pelo empresário. A lista é variada, reunindo desde obras de fantasia até livros mais complexos sobre construção de foguetes e os dilemas da inteligência artificial. Confira a seguir:
“O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien
Musk contou, em entrevista à New Yorker em 2009, que leu muitos livros de fantasia em seus momentos de solidão — o que inclui a trilogia. “Os heróis dos livros que eu li sempre tiveram o dever de salvar o mundo”, disse ele na ocasião.
“O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams
Musk, que leu esse clássico da ficção cietífica quando era um adolescente na África do Sul, tem uma relação tão forte com o livro que incluiu uma referência a ele em seu Tesla Roadster: as palavras “Don’t Panic!”, que estiveram na capa de algumas edições anteriores da obra.
“Benjamin Franklin: uma vida americana”, de Walter Isaacson
A biografia, conforme Musk afirmou em entrevista, apresenta Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos e um dos heróis do empresário, com todo o seu caráter empreendedor.
“Estruturas: ou por que as coisas não caem”, de JE Gordon
Esse é um dos livros que ajudaram Musk, na época em que o empresário começou a SpaceX, a aprender sobre os fundamentos da ciência dos foguetes.
“Ignition: An Informal History of Liquid Rocket Propellants”, por John D. Clark
A obra foi destacada por Musk como essencial na sua saga para aprender e dominar assuntos complicados. O livro, segundo o empresário, foi útil para lidar com foguetes.
“Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies”, de Nick Bostrom
O livro fala sobre os perigos da inteligência artificial não controlada e questiona, entre outros pontos, o que aconteceria se a inteligência computacional ultrapassasse a humana. Essa é uma preocupação relevante para Musk, que já expressou suas opiniões sobre o tema em sua conta no Twitter.
“Our Final Invention”, de James Barrat
Mais uma obra que traz reflexões sobre os perigos da inteligência artificial e um possível “fim da humanidade”.
A trilogia “Fundação”, de Isaac Asimov
A obra faz parte do interesse inicial de Musk por ficção científica e fantasia e pode inclusive ter influenciado diretamente a carreira do empresário, de acordo com uma entrevista ao The Guardian.
“The Moon Is a Harsh Mistress”, de Robert Heinlein
Musk destacou a obra, um romance de ficção científica publicado em 1966, como o melhor trabalho desenvolvido pelo autor.
“Life 3.0: Being Human in the Age of Artificial Intelligence”, de Max Tegmark
Inteligência artificial realmente é um tema que atrai Musk. No entanto, esse é um dos poucos livros recomendados pelo empresários que mostram a tecnologia como uma força do bem, e não do mal, segundo o Business Insider.
“Merchants of Doubt”, de Naomi Oreskes e Erik M. Conway
Escrito por dois historiadores da ciência, o livro foi recomendado por Musk durante uma conferência em 2013. O empresário ainda destacou o argumento principal da obra pelo Twitter: “os mesmos que negaram que fumar causava câncer estão negando as mudanças climáticas”.
“Einstein: sua vida e universo”, de Walter Isaacson
Fã das biografias de Isaacson, Musk também recomendou, em uma entrevista em 2012, o livro sobre Albert Einstein. Baseado nas cartas pessoais de Einstein, o livro explora a trajetória do físico até se tornar um ganhador do Prêmio Nobel.
Fonte: Época Negócios - 16/07/2018