Mesmo em um cenário pouco favorável, o e-commerce teve um crescimento de 7,4% no ano de 2016. A crise fez com que os consumidores passassem a pesquisar mais antes de efetuar um negócio — e não que deixassem de comprar. Sendo assim, as vendas de fim de ano no e-commerce tiveram vantagem em relação às lojas físicas, pois o ambiente digital é propício para esse novo comportamento do consumidor.
Dê uma atenção especial ao atendimento - Uma das principais preocupações dos estabelecimentos comerciais é prestar um atendimento impecável. No comércio eletrônico não é diferente. Mesmo que o usuário realize o seu processo de compra sem entrar em contato com algum atendente, é preciso estar lá para quando ele precisar. O chat online é a ferramenta ideal para as lojas virtuais, pois muitos consumidores querem ser atendidos naquele instante. Se você disponibiliza apenas o e-mail para contato, pode esperar desistências por parte dos usuários. Além do mais, o tempo de espera por uma resposta é o suficiente para que eles entrem no site do concorrente e realizem a compra. Nem sempre é possível contar com uma equipe grande de atendentes e estar 24 horas online. Nesse caso, considere implementar um chatbot na plataforma. Apesar de perder o fator humano, você consegue dar suporte ao público para questões mais básicas. O mais importante é não deixar as pessoas sem respostas!
Descubra as tendências - Todos os anos diversos produtos se tornam tendências, enquanto outros somem rapidamente do mercado. Portanto, é necessário se antecipar e disponibilizá-los logo no início da febre. Para isso, é recomendável utilizar o Google Trends. Por meio dessa ferramenta, conseguimos saber o que está em alta de acordo com as pesquisas feitas no mecanismo de busca. O Google Trends também dá a opção de digitarmos um termo específico para saber qual a sua popularidade ao longo dos meses, quais são as pesquisas relacionadas àquela palavra-chave, o que está em ascensão, entre outras informações. Ou seja, é uma plataforma completa para você pesquisar e ter mais segurança antes de oferecer novos produtos.
Crie anúncios patrocinados - Além de otimizar o site com técnicas de SEO para ficar bem posicionado em seu segmento, é essencial investir em anúncios patrocinados. Como vimos, novos produtos surgem o tempo inteiro e ficam em alta apenas durante certo período. Uma das melhores maneiras de mostrar ao público que você tem aquele item disponível é colocá-lo na primeira página do Google. Os links patrocinados do Google AdWords permitem que você ganhe visibilidade rapidamente, e isso impacta de forma positiva no tráfego do site. Porém, você precisa selecionar bem as palavras-chave por meio do KeyWord Planner e caprichar na descrição. Dependendo da concorrência, esses fatores serão determinantes para o sucesso da sua campanha. Outra ferramenta para criar anúncios patrocinados e ganhar visibilidade é o Facebook Ads. Sua vantagem em relação ao AdWords é a segmentação que proporciona. Se você tem um e-commerce de artigos esportivos, por exemplo, pode oferecer a camisa do flamengo apenas para os usuários que curtiram a página do time. Dessa forma, o ROI (retorno sobre o investimento) da campanha tende a crescer.
Faça ações de remarketing - Sabe quando você entra na página de uma empresa e, depois de fechá-la, começa a receber seus anúncios em outros sites? Isso ocorre porque a marca fez uma ação de remarketing.
É comum consultarmos diversos sites em busca de um produto para compararmos o preço ou outros detalhes, mas nem sempre lembramos de todos. Sendo assim, o remarketing funciona justamente para lembrar os usuários das ofertas. A rede de display do Google AdWords é a ferramenta mais popular que atende a esse objetivo. Geralmente, esses anúncios aparecem em forma de banners, mas você também pode explorar outros formatos, como os vídeos. Dessa forma, você investirá para impactar aqueles usuários que já demonstraram interesse nos seus produtos, mas que, por algum motivo, não efetuaram a compra.
Aposte no e-mail marketing - Atualmente, contamos com diversos meios de comunicação, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas, entretanto, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia fundamental para as empresas. Essa tradicional plataforma é a mais indicada para a conversão de leads em clientes por meio de um fluxo de nutrição eficiente. Quem conhece o funcionamento do funil de vendas sabe nem sempre o consumidor realiza a compra no primeiro contato com a empresa: é necessário nutri-lo com conteúdos segmentados até o momento certo de fazer a abordagem. Se você já tem uma base considerável de leads (clientes em potencial), pode enviar ofertas exclusivas para esses contatos de acordo com seus interesses. Assim, o gasto com anúncios patrocinados será menor e as chances de conversão aumentam.
Dê descontos para as próximas compras - O Natal é uma época propícia para estimular o consumidor a adquirir mais de um produto, já que muitos estão em busca de presentes para os filhos, pais, amigos próximos, colegas do trabalho etc. Portanto, se você oferecer um benefício para as próximas compras, não há razões para o cliente procurar outras lojas. Caso esses descontos sejam progressivos, a vantagem é maior ainda para o comprador. Certamente você tem uma margem máxima com que pode trabalhar, por isso é interessante defini-la e construir os níveis até alcançá-la. Ofereça combos de produtos - Outra maneira de vender mais é montar kits de produtos por um preço menor do que se fossem comercializados individualmente, certificando-se de que os itens façam sentido em conjunto. Suponhamos que você atue com produtos eletrônicos e note que determinado videogame tem bastante procura. Nessa situação, você pode oferecer um controle adicional e mais três jogos por um preço especial.
Oferecer combos também é uma excelente estratégia para queimar o estoque de algum produto que está em baixa. Chega um momento em que se torna difícil vendê-lo individualmente, mesmo com desconto, então a saída é utilizá-lo como brinde ou complemento de um pacote.
Como você pôde perceber, não existe uma única solução para aumentar as vendas de fim de ano no e-commerce, e sim uma variedade delas. Portanto, se você apostar todas as suas fichas em apenas uma estratégia, deixará de usufruir dos benefícios de outras.
Fonte: DINO – 14/11/2017