Quem consome álcool moderadamente, fortalece a função dos seus rins. A esse resultado chegou um novo estudo da Charité de Berlim.
A Dra. Elke Schaeffner e seu grupo de estudos avaliaram o estudo americano "Physicians Health Study", que contém dados de 11.000 médicos americanos sobre a saúde. Os pesquisadores seguiram a pergunta sobre os efeitos que o consumo de álcool mostra sobre os rins. “Homens, que consumiam sete drinques por semana, mostravam um valor de queratinina 30% inferior aos abstêmios”, assim a Dra. Elke Schaeffner, da Clínica Charité para Medicina Renal e dirigente do estudo.
Queratinina é o fator de medição para a saúde dos rins. O valor de queratinina em bebedores moderados demonstrou ser melhor do que o de homens com consumo mais elevado ou menor de álcool. Eles possuíam o menor risco de sofrerem doenças relacionadas às funções renais.
O estudo alemão confirma com isso várias pesquisas internacionais, que comprovam que o consumo moderado de cerveja é bom para o sistema digestivo. Assim, por exemplo, o Instituto Nacional da Saúde em Helsinque** descobriu em 1999: uma garrafa de cerveja diariamente reduz o risco de pedra nos rins em 40%. Como “consumo moderado de cerveja” vale: um litro de cerveja diariamente para os homens; para as mulheres em torno de meio litro, pois elas levam mais tempo para decompor o álcool.
* Schaeffner et al.: "Alcohol Consumption and the Risk of Renal Dysfunction in Apparently Healthy Men", Arch Intern med. 2005; 165:1048-1053
** American Journal of Epidemiology 1999; 150:187-94
Fonte: DBB
Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold