O médico alemão Dr. Karl-Heinz Ricken, autor do livro “Saudável com cerveja“, resumiu a relação responsável com a cerveja em 6 diretrizes:
1. Pesquisas científicas comprovam as ações positivas do consumo moderado de cerveja sobre a saúde. As seguintes quantidades diárias não apresentam inconvenientes:
20 g de álcool para a mulher (corresponde a 0,5 litro de cerveja)
40 g de álcool para o homem (corresponde a 1 litro de cerveja)
2. As seguintes fases da vida e âmbitos não combinam com o consumo mesmo moderado de álcool:
- durante toda a gravidez e amamentação;
- no consumo de determinados medicamentos;
- para muitas funções no lugar de trabalho;
- na participação ativa no trânsito;
- para crianças e jovens;
- para dependentes de álcool e pessoas ameaçadas pelo álcool.
3. A cerveja é a bebida mais antiga do mundo com cultura e tradição.
Os efeitos positivos no bem estar físico, psíquico e social justificam as recomendações de um consumo moderado de cerveja para adultos.
4. O cultivo de hábitos de consumo (como por exemplo, o prazer de comer) e um estilo de vida saudável (por exemplo, alimentação mediterrânea, esporte, carência de nicotina) podem prevenir o abuso.
5. São responsabilidades da família, das cervejarias e suas associações, dos políticos e jornalistas, o ensinamento da relação cultivada com a cerveja e informar de modo responsável os adultos e as novas gerações sobre as vantagens de um consumo moderado de cerveja.
6. O esclarecimento, a informação e o fortalecimento da própria responsabilidade fazem mais sentido e são mais eficientes do que proibições e outras medidas drásticas.
Fonte: Bayerischen Brauerbund e.V.
Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold