Nos quentes dias de verão vale antes de tudo a regra: beber muito! Em temperaturas elevadas o corpo sua mais, e com o suor são excretados minerais importantes para a vida. Já em temperaturas normais deveríamos beber diariamente de 1,5 a 2 litros; no verão devem ser adicionalmente 1 a 2 litros de bebida que contenham minerais, para compensar as perdas. Quem quer se alimentar de modo saudável e consciente das calorias, – levando em conta que deve ter sabor – não tem a vida fácil.
A cerveja sem álcool é a bebida ideal para o verão. Ela preenche todas as exigências dos especialistas em nutrição – a cerveja (sem álcool e normal) contém substâncias minerais em abundância, que podem ser rapidamente assimiladas pelo corpo. Adicionalmente: a cerveja quase não contém açúcar e apresenta muito poucas calorias e, além disso, é um produto natural rico em vitaminas, produzido sem a adição de qualquer produto químico.
Na tabela de calorias da obra "Dicionário de valor nutricional e calorias" (*) a cerveja sem álcool está cotada como a número um. Com 52 quilocalorias (kcal) ela vence a limonada (84 kcal) assim como o suco de maçã, que apresenta 98 kcal. Bem distante está o refrigerante sabor cola, com 122 kcal.
Teor calórico em 200 ml:
Cerveja sem álcool: 52 kcal
Limonada: 84 kcal
Cerveja pilsen: 84 kcal
Suco de maçã: 98 kcal
Refrigerante sabor cola: 122 kcal
(*) Dicionário de Valor Nutricional e Calorias - Schlütersche Verlagsgesellschaft, 2003
Fonte: DBB
Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold