A profissão de mestre cervejeiro é cercada de tradição e por certa dose de mistério. Podemos afirmar que a cerveja é apenas tão boa quanto às pessoas que a produzem.
Na cervejaria escreve-se tecnologia com letras maiúsculas e a profissão de mestre cervejeiro exige mão-de-obra com formação versátil. Eles dirigem e supervisionam todo o processo de produção de cerveja: da aquisição da matéria-prima até o enchimento da cerveja, incluindo o acompanhamento da cerveja ao longo de sua vida útil. Também a avaliação da qualidade da cevada, trigo e lúpulo fazem parte deste escopo, assim como a preparação do malte, a utilização de produtos auxiliares, a manutenção e operação dos equipamentos de produção e enchimento, o contínuo controle de qualidade e a criação de novas bebidas.
Atualmente, o mestre cervejeiro não agita mais com a mão a mostura na tina de mostura, mas comanda todas as fases do processo de produção com a ajuda de moderna tecnologia.
Como no mercado há cada vez mais microcervejarias e cervejarias para a gastronomia, que se especializam em um determinado produto, as possibilidades de trabalho de um mestre cervejeiro são muito amplas.
Para assegurar a qualidade do alimento cerveja se faz necessários conhecimentos indispensáveis em microbiologia, bioquímica e analítica. Além disso, os mestres cervejeiros possuem conhecimento nos campos de fornecimento de energia, meio ambiente e higiene. E para que a cerveja não tenha apenas boa qualidade, mas que sua produção seja também valorizada, ele precisa de conhecimentos de administração e economia.
Após a formação, o mundo encontra-se aberto aos mestres cervejeiros – sua formação permite que possa atuar em qualquer lugar do globo, onde são valorizados e cobiçados.
Profissão
Mestres cervejeiros supervisionam e dirigem o processo de produção de cerveja, fazendo tudo desde a seleção da matéria-prima à formulação de cervejas. Eles são responsáveis pela qualidade definitiva da cerveja produzida e também, no caso de cervejarias pequenas, pela embalagem na qual a cerveja é transportada. Os mestres cervejeiros também são responsáveis pelo orçamento e planejamento financeiro, assim como por gerenciar a equipe de cervejeiros.
Habilidades
Para avançar para a posição de mestre cervejeiro em uma cervejaria pequena, um cervejeiro necessita trabalhar pelo menos 5 anos no campo da produção de cerveja, adquirindo um completo entendimento dos processos cervejeiros. Em cervejarias maiores, muitas vezes leva 15 anos de experiência industrial para se tornar um mestre cervejeiro.
Mestres cervejeiros devem ter boas habilidades organizacionais e de planejamento para gerenciar com sucesso a pesada logística do processo cervejeiro.
São necessárias também boas habilidades interpessoais, porque mestres cervejeiros gerenciam em qualquer lugar de 6 a 50 cervejeiros e outros colaboradores.
Educação
Para a formação de um mestre cervejeiro podem ser utilizados dois caminhos distintos: o primeiro é ter o segundo grau completo e após três anos de prática em todos os processos de produção de uma cervejaria e maltaria, freqüentar o curso de formação profissional em uma universidade técnica no exterior. O segundo caminho é possuir graduação em cursos superiores como química, biologia, engenharia de alimentos, efetuar um estágio em cervejaria de curta duração, e fazer uma especialização em cervejaria em uma instituição de ensino estrangeira.
Os estágios técnicos em cervejarias e maltarias são necessários pela complexidade do processo que exige noções de várias áreas do conhecimento humano.
Apesar de não existir um requisito universal para mestres cervejeiros, os certificados dos institutos e entidades que formam esses profissionais são reconhecidos mundialmente.
Sua formação se dá em universidades no exterior e em poucos países: Alemanha, Espanha, Bélgica e Estados Unidos.
Na Alemanha são três as instituições que formam mestres cervejeiros: Universidade Técnica de Munique (Weihenstephan), Universidade Técnica de Berlim (VLB) e Academia Doemens (Gräfelfing). Na Bélgica a formação é feita na Universidade Católica de Louvain e na Espanha, na Escuela Superior de Cerveza y Malta, em Madri.
Nos Estados Unidos a formação se dá em dois institutos: Siebel Institute of Technology em Chicago e na Universidade da California em Davis.
Há alguns anos, a maioria dos mestres cervejeiros brasileiros eram formados quase que exclusivamente na Alemanha e sua formação levava até 6 anos. Hoje, pela premência de tempo, a formação leva em torno de 2 anos, pelo fato de que o profissional possui curso superior e seu estágio nas cervejarias tem curta duração, assim como os cursos no exterior.
Futuro
Apesar de ser um mercado que em alguns países se mostra estagnado, sem maiores flutuações em vendas, a previsão de crescimento, por exemplo, nos Estados Unidos, de acordo com o Beer Institute, é de 1,5% nos próximos 10 anos, pelo maior número de pessoas acima de 21 anos. No Brasil, as perspectivas de crescimento são boas, uma vez que a produção de cerveja aumentou 6,5% em 2005, comparado com 2004.
Ao mesmo tempo em que existe uma redução no número de cervejarias grandes nos últimos anos, o mercado tem experimentado o desenvolvimento das microcervejarias, que no Brasil já somam mais de 130 e nos Estados Unidos pelo menos 1.500 cervejarias atualmente.
Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre cervejeiro (Universidade Técnica de Berlim – Alemanha)