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Aqui seguem 7 razões, enumeradas pelo especialista John Carrol, presidente da Unlimited Performance, para ajudar a você a entender a importância desta ferramenta organizacional:

1. Fique mais proativo e menos reativo

Quando você envolve-se no processo de planejamento estratégico, você é obrigado a pensar no futuro. Compare isso com pensar em uma solução quando a bomba já estourou.

2. Encare situações críticas

Sua empresa leva as tendências de mercado a sério? Internet? Exportações? Mudanças no quadro político? Se não planejar, essas perguntas ficarão sem respostas.

3. Fortaleça o espírito de equipe

Convide toda a diretoria (se possível a empresa inteira), para juntar-se e atacar desafios críticos para o futuro da sua empresa. Na imensa maioria dos casos, o simples fato desse processo existir já fortalecerá o espírito de equipe entre os envolvidos.

4. Crie alvos bem definidos

Outra pergunta retórica muito comum é “Como você pode atingir um alvo sem vê-lo?”. É assustador que ainda existam milhares de empresas que não repassam uma visão clara aos seus funcionários do que é “sucesso” ou “fracasso” – e essa definição muda de empresa para empresa.

5. Dê um `porquê´

Carrol conversava recentemente com o professo de basquete do colégio onde seu filho estuda. Questionado sobre a grande diferença entre os jovens de hoje e os de 15 anos atrás, o técnico disse: “Hoje quando eu digo a um adolescente que ele tem que fazer alguma coisa, ele sempre quer saber o porquê”. O mesmo acontece na sua empresa. É essencial comunicar os motivos pelos quais esses objetivos são tão críticos. O processo do planejamento cria o ambiente ideal para compartilhar o propósito por trás dos objetivos.

6. Passe a ter uma ferramenta gerencial muito poderosa

Em um mundo de mudanças e transformações cada vez mais rápidas, o demonstrativo de resultados do mês passado, tenha você tido lucro ou prejuízo, não é nenhum indicador confiável da sua chance de sucesso amanhã. Quando você consegue organizar sua equipe proativamente para tomar ações mensuráveis, de acordo com seu planejamento e visão de longo prazo, aí sim você terá mais condições de medir seu progresso de forma realista.

7. Estabeleça uma vantagem competitiva

Dá para imaginar que seus concorrentes estão dando duro para conquistar uma fatia do seu mercado. E provavelmente eles darão as desculpas de sempre para não planejar, como “não tenho tempo”. Um plano estratégico é um investimento que certamente mostrará seus resultados a médio e longo prazo.

Fonte: Revista Liderança & Supervisão, edição 18, por Raúl Candeloro – Nov./Dez 2005

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