A partir de 9.080 entrevistas realizadas entre 15 de fevereiro e 29 de abril deste ano, o Instituto Croma Insights em parceria com a empresa de pesquisa online Toluna lança o ranking das 100 marcas mais lembradas pelos brasileiros durante a pandemia da covid-19.
A lembrança está relacionada, especialmente, ao impacto positivo que os entrevistados percebem a partir de ações e comunicações.
O banco Itaú foi, segundo a Croma, o mais lembrado na pesquisa. Um dos motivos é a divulgação de crédito e alternativas para os pequenos e médios empresários.
A fabricante de bebidas Ambev, segunda no ranking realizou, por exemplo, a fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública. A varejista Magazine Luiza, terceira colocada, anunciou iniciativas de expansão de revendedores, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos.
“Empresas devem realizar ações para atender aos sobreviventes da crise e orientar positivamente o cotidiano das pessoas. O mundo não é mais tolerante a comportamentos herméticos. O momento é totalmente propício para inovar”, diz Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas.
Analisadas e separadas por segmentos a pesquisa ainda revela: Na alimentação Nestlé, Burger King e Cacau Show são as três marcas com mais impacto positivo.
Já no setor de bebidas Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola foram as mais citadas na ordem.
As três instituições financeiras mais posicionadas de acordo com a pesquisa foram Itaú, Santander e Bradesco. Na moda, Havaianas, Nike e Adidas foras às instituições mais lembradas pelos brasileiros.
O setor de higiene e cosméticos foi liderado por marcas que dominam o mercado de consultoras, e que criaram incentivos e distribuição de produtos de higiene e cosméticos para população e rede pública hospitalar. São elas: Natura, O Boticário e Avon.
As indústrias mais citadas nas pesquisas foram: Vale, Petrobras, Gerdau e Suzano. Ypê, Unilever e Omo. Comunicação destaque para Globo, SBT e Bandeirantes. Os aplicativos de serviços mais lembrados positivamente na pesquisa foram: Ifood, Uber e 99.
Veja o ranking completo:
1º |
Itaú |
2º |
Ambev |
3º |
Magazine Luiza |
4º |
Santander |
5º |
Natura |
6º |
O Boticário |
7º |
Bradesco |
8º |
Nestlé |
9º |
Americanas |
10º |
Casas Bahia |
11º |
iFood |
12º |
Ypê |
13º |
Brahma |
14º |
Banco do Brasil |
15º |
Globo |
16º |
Nubank |
17º |
Vale |
18º |
Uber |
19º |
Caixa |
20º |
Avon |
21º |
Burger King |
22º |
Carrefour |
23º |
Claro-Net |
24º |
Petrobras |
25º |
Amazon |
26º |
Gerdau |
27º |
L´Oreal |
28º |
99 |
29º |
AME |
30º |
YouTube |
31º |
Cacau Show |
32º |
Renner |
33º |
Unilever |
34º |
McDonald´s |
35º |
PicPay |
36º |
Riachuelo |
37º |
Coca-Cola |
38º |
Mercado Livre |
39º |
Oi |
40º |
Rappi |
41º |
Sadia |
42º |
Vivo |
43º |
|
44º |
Fiat |
45º |
Heineken |
46º |
Seara |
47º |
Tim |
48º |
|
49º |
Me Poupe |
50º |
XP |
51º |
Extra |
52º |
GM |
53º |
|
54º |
Havaianas |
55º |
OLX |
56º |
Outback |
57º |
Pão de Açúcar |
58º |
Suzano |
59º |
Braskem |
60º |
Gusttavo Lima |
61º |
Nike |
62º |
Nivea |
63º |
Omo |
64º |
Safra |
65º |
Samsung |
66º |
SBT |
67º |
Votorantim |
68º |
Adidas |
69º |
Assaí |
70º |
Banco Inter |
71º |
C&A |
72º |
Eudora |
73º |
Havan |
74º |
Lojas Quero-Quero |
75º |
P&G |
76º |
PayPal |
77º |
TikTok |
78º |
Xuxa |
79º |
Zaffari |
80º |
3M |
81º |
Apple |
82º |
Bandeirantes |
83º |
Conquer |
84º |
Cosan |
85º |
Danone |
86º |
Dove |
87º |
Elo |
88º |
Elseve |
89º |
Embraer |
90º |
Ford |
91º |
Guanabara |
92º |
Hering |
93º |
Honda |
94º |
J&J |
95º |
JBS |
96º |
Klabin |
97º |
Liv Up |
98º |
Lojas CEM |
99º |
Marisa |
100º |
Mary Kay |
Fonte: Exame.com - 15/05/2020