Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Depois que a Amazon repensou o modelo de varejo, diversas empresas estão investindo em tecnologia para levar cada vez mais comodidade ao consumidor. Dessa vez, a inovação vem de Paris, na França, onde a rede Franprix quer acirrar a disputa pelo mercado de entregas com a gigante presidida por Jeff Bezos.

A novidade serão robôs transportando alimentos pelas ruas de um bairro parisiense em um período de testes durante um ano. O objetivo da iniciativa é disputar o mercado onde a Amazon já opera com um serviço de entrega expressa desde 2016. Para facilitar a rotina dos consumidores, o serviço será gratuito para os moradores da cidade como forma de construir o relacionamento com os clientes locais.

O projeto contará com três robôs diferentes na mesma loja e, dependendo do desempenho, o projeto será replicado em outras lojas da rede. Para desenvolver os replicantes, a Franprix fechou parceria com a empresa TwinswHeel, também francesa, que criou o veículo elétrico com duas rodas, mala com capacidade para 30 ou 40 litros e autonomia para rodar 25 km.

Robôs “made in Brazil”

A princípio, os testes serão feitos dentro das lojas Franprix, que terão a função de carregar as compras para os consumidores, principalmente aqueles com mobilidade reduzida e idosos. Para isto, basta acionar o botão “Siga-me” no robô que ele acompanhará o consumidor por meio de reconhecimento visual.

No entanto, não é apenas na Europa que os robôs já fazem parte do quadro de funcionários de um supermercado. No Brasil, o projeto XRobô criado por uma startup homônima, surgiu em 2018 para atender às novas demandas usando Inteligência Artificial.

O protótipo desenvolvido pela XRobô tem aparência simpática e pode ajudar o consumidor com informações, solução de dúvidas, localização de itens na loja, comparação de preços e até demonstrações de produtos. Para ter maior apelo junto ao público consumidor, os robôs possuem feições humanas, braços móveis, câmeras com reconhecimento facial, sensores do toque, presença e movimento e capacidade de interpretação de voz e fala.

 

Fonte: Portal Newtrade - 24/06/2019