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Hoje, no varejo, o consumidor é o centro de tudo. Diversas empresas oferecem soluções e serviços desenvolvidos para auxiliar na jornada do consumidor e melhorar a experiência do cliente, com o uso da Inteligência Artificial e Machine Learning. Com o baixo crescimento do setor no primeiro trimestre, que foi de 0,3%, os comerciantes precisam ser cada vez mais estratégicos e analíticos para atrair, conquistar e fidelizar clientes, resultando no aumento das vendas e do ROI.

Seja para entender o perfil do público, aumentar o engajamento nas redes sociais, melhorar a experiência online-to-offline, inovar no atendimento ou vender mais e mais rápido, a tecnologia está ajudando os negócios a se tornarem mais úteis e eficientes para um consumidor cada vez mais exigente e digital. Conheça três estratégias de marketing que utilizam a tecnologia para impulsionar os negócios:

Análise de dados

A inteligência de dados é utilizada no marketing digital para alcançar os melhores resultados em tráfego, leads, vendas e conversões para as marcas, por meio da análise de informações do negócio. Esse tipo de serviço é oferecido por empresas como a Macfor, consultoria de marketing digital de alta performance, que elabora as melhores estratégias de publicidade digital e off-line de alta performance para PMEs.

Já a A2BI, especializada em gestão e análise de dados, utiliza o Data Science para impulsionar resultados nos mais diferentes setores. Com a tecnologia, é possível entender as informações geradas pelos clientes e usá-las estrategicamente para aprimorar processos, com o objetivo de aumentar as vendas e o ROI, fidelizar clientes e aprimorar a experiência do usuário.

Inteligência artificial

A tecnologia pode ser usada para mostrar aos consumidores quais são os pontos de venda nas proximidades que possuem determinado item em estoque. O Localizador de produtos da Gofind mostra exatamente onde o consumidor de uma marca irá encontrar o item que procura, além de auxiliar na mensuração de resultados de campanhas realizadas em mídias de massa e offline.

Os robôs de atendimento também são grandes aliados no relacionamento entre marcas e consumidores, garantindo a satisfação e evitando a perda de vendas, já que ajuda a diminuir o abandono de carrinhos. Graças à combinação de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, busca semântica e Teoria Texto-Sentido, o chatbot da Inbenta facilita as buscas, transações, redefinições de cadastro e muito mais ao usar a Base de Conhecimento, FAQs e outras ferramentas para interagir com os clientes.

Flash Sales

Sites que oferecem promoções relâmpago são uma alternativa eficiente para aumentar as vendas, ao oferecer descontos de até 90% em produtos e serviços em um prazo determinado. Há sete anos no mercado, a Dinda, e-commerce com produtos infantis e para as mães, se especializou como um e-commerce flash sales, oferecendo com quantidades limitadas e descontos significativamente maiores que as promoções comuns.

 

Fonte: e-commerce News - 30/05/2019