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Veja o objetivo do endomarketing para empresas, gestores, colaboradores e clientes. E mais, entenda sua importância.

Por Redação MN

Portanto, o objetivo do endomarketing para estes profissionais será melhorar o desempenho de suas equipes, ampliar a capacidade de execução de tarefas, aumentar seu poder de liderança, conseguir mais ideais e motivar seus subordinados, entre outros.

Em linhas gerais, podemos dizer que o objetivo do Endomarketing é: “Promover o comprometimento e a produtividade, alinhando com os colaboradores da empresa as estratégias de negócios da organização com o objetivo de construir valor.” (Saul Bekin)

Tem uma função estratégica importante, que visa alinhar expectativas e buscar maneiras de como estimular os funcionários a seguirem os valores, se adaptarem à empresa e atingirem as metas planejadas. Mas, para transformar algo planejado em ações efetivas, é preciso que todas as áreas da empresa, equipes e colaboradores, conheçam adequadamente algumas definições importantes:

Os valores da empresa: aquelas crenças e atitudes que devem pautar o comportamento de todos.

Sua missão \ propósito: a razão de ser da empresa, o benefício que ela deseja entregar à sociedade.

Visão: aonde a empresa quer estar em longo prazo, geralmente em 20 anos, aproximadamente.

É função do endomarketing fazer com que o plano estratégico e as  ações sejam compreendidos por todos aqueles que devem executá-los , promovendo o engajamento de todos.

Depois de tudo que abordamos, fica claro que os colaboradores serão valorizados pelo endomarketing, reconhecidos como peças importantes que devem estar a par dos objetivos estratégicos da empresa para poderem executar suas tarefas com mais precisão e produtividade.

Assim, podemos relacionar os seguintes objetivos do endomarketing para os colaboradores:

Conhecer as diretrizes estratégicas da empresa
Trocar informações entre si
Conseguir as informações que precisam de outras áreas da empresa
Serem ouvidos e poder expressar suas opiniões e ideias
Receber feedback
Ter acesso a dados e sistemas de informações ágeis e atualizados
Promover a integração entre os colaboradores
Melhorar o clima organizacional
Incentivar o trabalho em equipe
Aumentar a colaboração entre áreas

E o objetivo do endomarketing para clientes finais 
Se a empresa consegue disseminar sua missão, seu propósito, valores e a importância de seus planos estratégicos, táticos e operacionais, aumentando o engajamento, a colaboração e o atingimento de resultados, obviamente os clientes serão beneficiados com melhores produtos e serviços entregues pela empresa, atendendo seus desejos e necessidades.

Nesse contexto, os objetivos do endomarketing para os clientes são:

Alcançar maior satisfação ao comprar produtos e serviços
Perceber um maior valor nas soluções ofertadas pelas empresas
Ser reconhecido como o beneficiário final da cadeia produtiva
Ser ouvido de forma ética e profissional
Ter à sua disposição canais ágeis e transparentes de comunicação e de atendimento pela empresa
Ter um atendimento adequado por parte dos funcionários 
Ter seus direitos de consumidor respeitados e valorizados

Como podemos ver, o endomarketing deve dar voz à empresa, aos líderes, aos colaboradores e aos clientes, trazendo benefícios para diversos integrantes, dentro e fora das empresas. E como já dizia o ditado que colhemos o que plantamos, e no endomarketing não é diferente. Após adotar práticas e ações que promovam a melhoria do ambiente de trabalho, os frutos serão perceptíveis no cotidiano. Boa colheita!

Fonte: Marketing Profissional - 03/04/2019

O endomarketing é uma estratégia de marketing interno, ou seja, que visa agregar valor à imagem da empresa para os próprios funcionários. Quem ocupa um cargo de liderança e sabe usar o endomarketing adequadamente conseguirá melhores resultados com sua equipe, mais engajamento e colaboração.