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O varejo é um dos segmentos da economia muito conhecido pela alta rotatividade de colaboradores e funcionários. Mas é possível construir uma carreira de sucesso nesse setor? A resposta é sim! O que não quer dizer que o caminho seja fácil, especialmente quando se aspira cargos de liderança dentro da empresa. Para ser um líder no varejo é preciso que o profissional tenha profundo conhecimento do negócio, dos detalhes que compõem toda a estrutura funcional do estabelecimento, não importando o seu tamanho.  “Ser organizado, disciplinado, atualizado e o mais importante, conhecedor da arte de líder com o ser humano, compõem aquilo que chamo de “combo do sucesso”.  Ou seja, esse líder deverá ser capaz de, verdadeiramente tocar o negócio”, comenta Edson Pudence, advogado, crítico e consultor de bares, hotéis e restaurantes. Ele ainda destaca que ser firme na postura não deve ser confundido com grosseria. Disciplinado não deve ser interpretado como radical. Detalhista não pode ser relegado a um mero comportamento. E o mais importante; ter firmeza no caráter. Considerando que um líder é inspiração, o bom caráter passa ser o norte a ser seguido.

Inspiração, pressão e profissionalismo

O varejo alimentar é um dos mais desafiadores, impondo ao líder uma condição única de pressão e responsabilidade. Para Pudence é preciso pensar  que o varejo alimentar está diretamente ligado ao bem estar e a saúde do ser humano, condições suficientes para compreender a importância que todo empreendedor do varejo alimentar deve conferir aos seus lideres. “O líder é aquele que inspira um ideal, alimenta uma esperança e assegura uma caminhada. Aquele que lidera um processo dentro do varejo alimentar estará o tempo todo, sendo avaliado pelos seus pares e por todos aqueles que se utilizam dos serviços prestados nesse ramo de varejo”, afirma Pudence.

Ainda segundo o especialista, o líder deve ter a capacidade de compreensão de que a vitória sempre será da sua equipe. “Aquele que apenas busca os louros para si, estará cometendo o mais infantil dos erros, o de achar que se basta. Um verdadeiro líder é acolhedor e paciente. Gritar e oprimir colaboradores pode até surtir um efeito imediato, no entanto, será o inicio de um desgaste que dificilmente será revertido”, alerta.

Mas para chegar a posição de liderança e saber lidar com todos os desafios que ela traz é preciso investir em mais do que o conhecimento prático de anos dentro do varejo e partir para a formação ou especialização acadêmica. Pudence destaca que o espaço apara amadorismo já não existe mais. “O mercado é altamente competitivo e há inúmeros casos de empreendimentos que não lograram êxito. Não se trata de palavras de desânimo ou desestimulo, pelo contrário, se trata de simples constatação em razão de acompanhamento do mercado ligado ao varejo alimentar. Em hipótese alguma devemos desprezar o fator experiência, aquela acumulada ao longo da vida, mas há uma grande quantidade de cursos de capacitação, onde o líder poderá adquirir as teorias e experiências que irão recomendá-los para a importante função de liderança. Cursos de formação em Administração de Empresas, Economia, Gestão de Negócios, e tantos outros cursos técnicos voltados à área, certamente irão capacitar o líder”, orienta.

A pedido do Portal Newtrade, Edson Pudence elencou as cinco principais características de um líder de varejo. Confira:

1) Firmeza e correção no caráter

Trata-se de ponto de partida para a formação de qualquer pessoa, principalmente àqueles que se apresentam como líderes.

2) Determinação

Aqueles que pretendem ser lideres deverão se apresentar com a capacidade de resiliência. Um líder não reclama, busca soluções e inspira sua equipe. A capacidade de um líder absorver o impacto das adversidades é que fará dele um “grande” entre os demais.

3) Disposição para aprender

Um líder deve buscar a todo instante aprender e se capacitar. Dele será esperado o comando e sua equipe o terá como esteio.

4) Vontade de vencer

Um líder deve ter ambição. Não me refiro somente às conquistas materiais, mas sim, a vontade de mostrar para si próprio de que é capaz de realizações e conquistas. Como já mencionei anteriormente, um líder é inspirador e não somente um comandante.

5) Capacidade de agregar valores

Um líder deverá ser sempre aquele que, embora tenha capacidades e habilidades, deverá estar sempre pronto a agregar valores. As experiências colhidas junto aos clientes e colaboradores deverão formar a base de suas competências. Não bastam cursos e especializações, mas sim, um líder deve ter o conteúdo fundamental nas relações interpessoais, que são as histórias vividas, alegres ou não, mas que produzem um conjunto de ações que podemos chamar de sabedoria.

 

Fonte: Portal Newtrade - 29/03/2019