Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

empresario filme carreira 05 12

Empreendedores em busca de aprendizado e inspiração normalmente procuram cursos, eventos e informação na internet. No entanto, também podem se tornar gestores melhores assistindo a filmes.

A opinião é de Mark Lund, professor da Babson College, fundador da Academic Tours Brazil, músico e apaixonado pela sétima arte. Lund foi um dos palestrantes do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora (FICE), cujo primeiro dia foi realizado nesta terça-feira (4/12), em São Paulo.

Em sua apresentação, Lund relembrou a “jornada do herói”, um conceito usado em inúmeras obras escritas e audiovisuais. Ele se baseia na seguinte premissa: o protagonista da história busca uma mudança no começo de sua trajetória; depois, passa por uma série de desafios, supera-os e, por fim, retorna bem-sucedido ao lugar (ou às pessoas) que deixou no início.

De acordo com Lund, a “jornada do herói” tem semelhanças com os caminhos tomados por empreendedores de sucesso. “Eles buscam criar algo novo ou solucionar algum problema. Precisam se esforçar e superar obstáculos e se tornar bem-sucedidos em seu desafio”, diz.

Lund também mostrou trechos de filmes com lições de empreendedorismo. Em alguns, o aprendizado é mais direto – principalmente aqueles que contam histórias de sucesso no mundo do negócios. Já outros são obras ficcionais, mas contêm lições valiosas para quem tem um negócio ou deseja empreender.

Confira:

Fome de Poder

No filme, Michael Keaton interpreta Ray Kroc, o homem responsável por transformar o McDonald’s em um negócio global. Há uma polêmica, no entanto, porque Kroc comprou a rede dos irmãos Ricky e Maurice McDonald a um preço baixo.

Na palestra, Lund mostrou uma parte do filme em que Kroc percebe que poderia ter muito sucesso com o McDonald’s – quando ele visita um restaurante-conceito no Arizona, a milhares de quilômetros de casa. “Ray Kroc foi curioso ao atravessar os Estados Unidos e descobrir um negócio inovador. E colheu os frutos de sua inspiração”, afirma Lund.

Joy

Nesta cinebiografia, Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, que se tornou uma empreendedora de sucesso ao criar o mop, um tipo de esfregão. O filme usa o conceito da “jornada do herói” para mostrar a trajetória de Joy. “Ela tem a ideia do esfregão, sofre para começar a faturar e fica milionária após trabalhar muito”, diz Lund.

Rain Man

Um clássico, sem dúvidas. Dustin Hoffman e Tom Cruise apresentaram em Rain Man muito mais do que um filme sobre a relação entre dois irmãos. Cada detalhe conta. Em sua apresentação, Lund mostra como a cor das roupas pode fazer toda a diferença em uma história. Por exemplo, os ternos variam entre preto, branco e cinza, e as cores mudam conforme a conexão entre os personagens aumenta. “Cada cor representa uma fase.”

Detalhes como esse mudam a forma como o espectador recebe a mensagem. “São mensagens que vão para o nosso subconsciente.” Pode parecer distante do mundo do empreendedorismo, mas o especialista defende que os empresários brasileiros busquem mais referências como essa. “Isso pode mudar toda a sua perspectiva do negócio.”

O Show de Truman

Em um dos filmes mais impactantes da carreira de Jim Carrey, o público conhece a história de Truman, um homem que vive toda a sua vida em um reality show – sem ter ideia de que está sendo filmado. Aclamado por público e crítica, o longa tem ensinamentos que vão além do que o público imagina. Na palestra, Lund mostra como certos simbolismos são deixados de lado pelas pessoas. Seguindo a já citada “jornada do herói”, Truman carrega simbolismos religiosos. “É um personagem em busca da sua própria verdade. Ele ressuscita depois de passar por um período de muitas dificuldades. As pessoas podem se reconhecer com essa história.”

A Corrente do Bem

Para Mark Lund, o filme A Corrente do Bem tem muito a ensinar para os empreendedores. No longa, que conta a história de um menino que decide mudar o mundo a partir de uma ideia em sala de aula, há uma série de ensinamentos aos empresários. Na visão do fundador da Academic Tours Brazil, tirar uma ideia do papel é a questão mais valiosa do longa. Outro aprendizado é em relação ao tema central do filme, que mostra o poder de repassar o bem para outras pessoas. “Crie um negócio que possa devolver algo para o mundo.”

Fonte: Época Negócios - 05/12/2018