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Estabelecer uma relação (que vai além de entregas e contrapartidas financeiras) onde o funcionário sinta-se disposto a dedicar-se, envolver-se e interagir no seu ambiente de trabalho, pelo fato dele identificar-se com os valores e propósitos da organização isso é engajamento!

engajamento

Por Redação MN

Engajamento é o laço do profissional com o trabalho que se realiza e com a empresa. Essa ligação não é a estabelecida pelo contrato e sim através de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego.

Esse laço acaba desenvolvendo uma postura mais cooperativa, empenhada, otimista, disposta e de autodesenvolvimento. Além disso, o profissional engajado pode ser mais produtivo e eficiente, ao realizar suas tarefas com mais qualidade.

Promover o engajamento dos profissionais não é fruto de mágica. É preciso fazer a gestão de forma a incentivar o time e fortalecer o vínculo dos trabalhadores e uma das melhores formas para engajar sua equipe é através da comunicação assertiva. A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.
Para se ter ideia, as falhas de comunicação em uma empresa são um dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o engajamento da equipe.

Saber se comunicar de forma eficaz é fundamental para qualquer profissional, independente da carreira ou área de atuação. Isso porque lidamos com diferentes pessoas o tempo todo, seja no ambiente de trabalho, entre os amigos ou em casa.

No ambiente corporativo, uma boa comunicação é importante para todas as atividades, tais como: colaborar com novas ideias e sugestões, propor melhorias, vender produtos ou serviços, conduzir reuniões, lidar com clientes, distribuir demandas, coordenar processos, entre outras coisas.

Saber se comunicar e se fazer entendido é essencial para alcançar bons resultados com as pessoas, para gerar engajamento, então aprenda, treine a se comunicar com a equipe:

 

Exercite sua comunicação

A melhor maneira de exercitar a sua comunicação é falando. Para algumas pessoas, se comunicar pode ser algo completamente tranquilo e natural, mas uma boa comunicação também pode ser desenvolvida.  Se você sente insegurança ou dificuldades em dialogar, é hora de colocar esta habilidade em prática por meio da prática. Procure ficar seguro na hora de contribuir com suas ideias ou defender seu ponto de vista. Fazendo isso, aos poucos você perceberá que estará fluindo melhor em cada apresentação ou conversa que tiver.

Evite os conflitos

É importante evitar os temíveis conflitos. Claro que algumas divergências de ideias sempre vão surgir, e elas são completamente naturais para o bom andamento dos processos, mas não deixe que as diferenças causem conflitos. Caso algum problema venha a acontecer, procure resolvê-lo imediatamente e da melhor forma possível. Converse com os envolvidos de forma madura e imparcial e, se isso não resolver, procure seu superior, ele saberá a melhor forma de lidar com estes incômodos.

Promova o trabalho em equipe

A colaboração é essencial dentro do ambiente corporativo. Isso porque ninguém trabalha sozinho, e seu trabalho sempre depende de seus colegas para ser bem-sucedido.  É importante lembrar que cada colaborador é de fundamental importância para o alcance de metas. Por isso, exercite sua comunicação com seus colegas, promova um ambiente propício ao trabalho em equipe e desenvolva novas ideias em conjunto. Muitas mentes pensam melhor que apenas uma.

Respeite as diferenças

No ambiente de trabalho, você tem que conviver com profissionais diferentes e que possuem criação e ideias distintas das suas. Utilize as diferenças como estratégia para seu próprio crescimento, sempre respeitando a todos. Converse com seus colegas, escute novas opiniões e aprenda com eles. Isto, com certeza, contribuirá muito para sua evolução.

Lembre-se que é preciso um trabalho diário e constante para tornar a corporação um local que seja benéfico, saudável que engaje e inspire o profissional. Tente! Vale a pena!

Fonte: Marketing Nutricional - 24/05/2018