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A comunicação com o seu chefe pode demorar um pouco para se estabelecer de forma efetiva. Quando ele diz que sua ideia é “interessante”, por exemplo, o que realmente isso significa? Que a ideia tem potencial ou que na verdade é fraca, mas ele não sabe quais palavras usar? Às vezes, pode ser difícil entender.

De acordo com Michael Kerr, um palestrante internacional de negócios e autor do livro “The Humor Advantage” (“A vantagem do humor”, em tradução livre), entender os comentários do seu chefe depende muito do contexto da conversa e do relacionamento que você mantém com ele. Dependendo do momento você deve levar tudo ao pé da letra, ou talvez ler entre as linhas.

À pedido do Business Insider, Kerr e Lynn Taylor, consultoras de carreira e especialista em ambiente de trabalho, analisaram 10 frases típicas que você já deve ter ouvido do seu chefe e que podem ter soado confusas no momento.

Confira:

Eu confio em você para tomar essa decisão neste caso”

Por um lado, esta observação pode significar que seu chefe está dando mais autonomia para você tomar decisões e quer dar uma oportunidade, afirma Kerr. Mas por outro lado, pode ser que você deva assumir mais responsabilidades e deva trabalhar de forma mais independente do que vem fazendo. Pode ser uma oportunidade, ou alerta, segundo o especialista.

“Agora não é o momento para fazer isso”

Quando você ouve isso, talvez não seja um ótimo momento para colocar sua ideia em prática, por causa de restrições financeiras ou logísticas, por exemplo. Mas, Kerr alerta que seu chefe também pode dizer isso, porque acha que sua ideia é ruim. “E nesse caso pode significar que ele fica atrasando uma resposta oficial para não ter que lidar com isso”, diz o especialista. Uma outra possibilidade, é que você não fez um bom trabalho apresentando a ideia e precisa achar uma outra maneira de dizer a mesma coisa para seu chefe de forma mais convincente, segundo Taylor.

“Os negócios estão devagar este ano”

Segundo Taylor, a tradução mais provável para esta frase é que “você não vai receber um aumento ou promoção neste ano”.

“Você sabe o quanto está em jogo aqui”

Segundo Kerr, nessa situação seu chefe provavelmente está se sentindo pressionado por seus superiores e ele quer e espera que você seja especialmente cauteloso nesta tarefa.

“Só faz isso desaparecer”

Mais uma vez, seu chefe provavelmente está estressado e sobrecarregado com seu próprio trabalho, afirma Kerr. E você deve ser especialmente eficiente acabando com essa tarefa – com qualidade. Taylor pondera e diz que também pode ser que seu chefe esteja frustrado por você não estar assumindo responsabilidades suficientes por suas próprias decisões e ações. “Tudo depende da situação e do tom que ele disser isso a você”, explica a especialista.

“Preciso que você jogue mais em equipe”

Kerr afirma que este comentário pode ser um “lembrete gentil de que a colaboração é importante”. Talvez seu chefe seja o tipo de pessoa que prioriza todo mundo se ajudando ao assumir novos projetos e ideias. Outra possibilidade, alerta Taylor, é essa frase ser um alerta “porque talvez você não tenha feito um trabalho em equipe no passado”, afirma.

‘Não está ruim’

Em suma, se seu chefe diz que uma tarefa sua não “está ruim”, você provavelmente terá mais trabalho à sua frente, afirma Taylor. Ela conta também que é importante lembrar que alguns chefes podem deliberadamente reter elogios porque não querem que você comece a esperar algo em troca, como um aumento ou uma promoção. Então não leve necessariamente como algo negativo.

“Eu não tinha pensado nisso”

“Este é um feedback muito positivo, o que significa que você apresentou uma ideia muito boa”, afirma Taylor.

“Onde você se vê daqui a cinco anos?”

Taylor afirma que esta pergunta geralmente aparece durante um feedback de desempenho – e isso pode significar algumas coisas. Ou você está fazendo um ótimo trabalho e seu chefe quer saber: “estamos fazendo o que podemos para ajudá-lo a avançar na carreira que você deseja?”

Ou, se você obteve alguns comentários negativos ultimamente, seu chefe talvez esteja tentando descobrir se esse papel e essa organização são adequados para você. Nesse caso, é uma “maneira de definir se você está em desajuste com empresa”.

“Você gosta de trabalhar aqui?”

Quando o seu chefe faz esta pergunta, ele quer saber a resposta para se certificar de que você está feliz. Ele pode apenas querer checar, ou pode ter percebido algo durante o dia a dia de trabalho. Se na verdade você não gosta do que faz, pode expressar isso de maneira mais óbvia do que pensa.

Fonte: Infomoney - 06/12/2017