Marco Quintarelli, especialista em consultoria de varejo, lista passos básicos para sua empresa
As Marcas Próprias (MP) seguem evoluindo e comunicando ao consumidor final os seus benefícios, uma vez que oferece produtos de qualidade com preços até 40% mais baratos que os tradicionais da indústria.
Setor em expansão no Brasil, o atual cenário econômico acelera o desenvolvimento da MP, já que o consumidor busca cada vez mais alternativas para economizar no momento de compras. Recente pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel constatou que 31,9 milhões de lares brasileiros consumiram produtos de marcas próprias de supermercados no último ano – 500 mil novos em relação a 2014. A quantidade equivale a um crescimento de 35% desde 2010. Com faturamento de 1,5 bilhões em 2015, a expectativa de crescimento é o dobro do IPCA (7,5%) para 2016.
E como entrar neste mercado promissor que oferece oportunidades de atuação para qualquer segmento? Confira abaixo nas cinco dicas para construir uma Marca Própria e torná-la valorizada.
1 – POSICIONAMENTO: “O que eu quero ser?” – um posicionamento adequado requer a análise de fatores como focos de atuação, potenciais clientes e, sobretudo, resultados. É preciso identificar principalmente o quero que a minha marca represente para o consumidor final, quero que a minha marca tenha imagem de preço ou quero ser percebida como “premium”? Definir minha identidade perante o meu público-alvo é o primeiro passo para criar a minha marca própria.
2 – DIFERENCIAÇÃO: mostre em que o seu produto ou serviço é melhor ou diferente que o da concorrência. Acentue as vantagens e, se possível, ofereça produtos e serviços inovadores para criar e atender demandas que ainda nem existam. Fazer o alinhamento de preço e evitar um desequilíbrio comparado aos preços dos líderes da categoria também será essencial na criação da sua marca.
3 – COMPROMETIMENTO: Assim como nas marcas líderes de mercado, para o sucesso da sua marca própria será preciso envolver todos os níveis da empresa, desde o presidente ao operador de caixa. Conscientizar seu colaborador da importância e, sobretudo, das vantagens que o seu produto oferecerá ao consumidor, certamente, será um grande passo no desenvolvimento da marca. Além disso, será preciso priorizar o cliente desde o primeiro contato, pessoalmente, por telefone, ou por e-mail, para que o consumidor perceba a atenção e o cuidado da marca e sinta que ele é especial para sua empresa.
4 – ABASTECIMENTO: Controlar ao máximo as falhas e garantir o abastecimento contínuo e constante dos produtos será primordial. Fornecedores e prestadores de serviços comprometidos com o projeto é o alicerce da Marca Própria a curto, médio e longo prazo.
5 – DIVULGAÇÃO: Apesar da Marca Própria ser divulgada, na maioria das vezes, principalmente dentro do PDV, desenvolver e investir no trabalho de divulgação e merchandising da sua linha de produtos será um dos passos cruciais para que sua marca chegue até o consumidor final. Coloque seu produto em um local de destaque na sua loja, invista um pouco de tempo nas redes sociais, faça campanhas, panfletos, e outras ações para manter os seus clientes informados sobre as vantagens da marca própria do seu negócio.
Após saber os cinco primeiros passos para a criação da sua marca própria, coloque seu projeto em prática e faça sua empresa ser notada no mercado private label. Bons negócios e muito sucesso!
ESPECÍFICO PARA O SETOR – Vislumbrando novas possibilidades de negócio no Brasil e em demais países da América Latina, a Real Alliance, parte do Grupo BMComm – Brazil Media Communications, traz com exclusividade ao mercado latino-americano o evento Private Label – primeira feira de negócios voltada ao setor de Marcas Próprias. Com o apoio estratégico da Abmapro, o evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.
Serviço
Private Label 2016
Data: 29 e 30 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP
Mais informações: www.privatelabelbrazil.com.br
Fonte: Newtrade/Negócios, por Andréia Martins – 11/08/2016