Antes de tudo, que tal começar sabendo que você está no lugar certo e na hora certa? É verdade! Hoje a internet abre um mundo de possibilidades para empreendedores de todos os níveis, e é um espaço ideal para você começar o seu negócio, inclusive dentro da economia criativa. Mas para fazer isto da maneira certa, é imprescindível ter um bom marketing pessoal na rede. Você sabe como fazer isto? Se tiver alguma dúvida ou problema, leia o passo a passo a seguir.
Os primeiros passos que levam ao sucesso
Depois de estabelecer um público específico para o seu produto ou serviço é indispensável ter uma marca. Isto vai além de um logotipo, já que é a identificação imediata que as pessoas terão do seu negócio, e por isso é necessário investir em algo criativo. Além disto, faça um site que contribua para a sua imagem e não abra mão de recursos como o botão call to action, um atendimento personalizado e estratégias de e-mail marketing adequadas.
Promova, sempre que possível, promoções e brindes para seus clientes, pois assim você vai fidelizá-los e atrair novos clientes. Invista em uma rede de contatos eficiente, pois a melhor forma de aumentar o seu marketing pessoal na rede é com a ajuda de outras pessoas. Mostre um trabalho sério, competente e com qualidade, e tenha em mente que no caso da economia criativa, boas ideias, força de vontade e capital intelectual também vai fazer toda a diferença.
O poder das redes sociais
Este é um tópico que merece grande atenção, já que as mídias sociais fazem grande sucesso e contribuem muito para uma imagem positiva ou negativa das pessoas. Dentro deste contexto, faça uso do Facebook para promover-se, seja páginas, campanhas ou posts diversos. Menos utilizado mas de igual importância, o Twitter deve ser lembrado para que a sua empresa também seja acessada por ali.
Outros canais como Tumblr, Instagram, Linkedin e blogs também devem ser explorados. Cada um tem uma forma específica de funcionamento, mas todos possuem um público específico que podem vir a ser futuros consumidores de seus produtos e serviços. Vídeos para o Youtube, mostra de fotografias e desenhos no Flickr e textos e postagem em geral também são ótimas ferramentas. Faça uma pesquisa e um tour nestas redes sociais e veja quais que se adequarão melhor as suas necessidades.
Construir um bom nome requer empenho e dedicação
Seja com um empreendimento pontual, ou algo dentro da economia criativa, você precisa ter em mente que o sucesso de seu marketing pessoal depende de fatores como proatividade, tato, criatividade, bom atendimento e autoconhecimento. Lembre-se de que o cliente não tem nada a ver com seus problemas, por isto é necessário nunca perder a naturalidade. Faça sempre o seu melhor e procure se superar.
A internet é um local de grande competitividade e velocidade absurda de informações. Com este tutorial você pode planejar ações simples e eficientes que vão melhorar o seu marketing pessoal na rede. Boa sorte e aproveite as vantagens da modernidade e da economia criativa.
Fonte: Vereda Criativa – 26/04/2016, disponível dia 04/05/2016.