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Ser proprietário de um restaurante é algo que exige muito envolvimento e participação. E você é peça chave neste trabalho. Dependendo do tipo de serviço oferecido, pode estar envolvido sete dias por semana, sem descanso. E isto é desgastante para todos: você, sua família e seus funcionários, que já não aguentam mais seu mau humor, estresse e falta de paciência.

Lembre-se de quando se iniciou neste setor: não era para ser assim!

Veja estas dez maneiras que podem tornar seu restaurante um lugar incrível para comer, trabalhar, e ser seu proprietário:

Tenha uma equipe espetacular – Ela é a linha de frente do seu restaurante, e os profissionais que fazem parte dela, são seus representantes no relacionamento com os clientes. Assim, se você que ter uma casa maravilhosa, sua equipe deve, também, ser incrível.

Diga “Olá” - Não tenha medo de sair de trás do balcão, ou de sua sala, e se misturar com os clientes. Ande pelo salão, apresente-se, peça opiniões. Os clientes vão apreciar a sua atenção e, na maior parte das vezes, você vai ouvir elogios ao seu restaurante e à equipe.

Brincar também é bom – Ter um negócio, qualquer um, é coisa séria. Mas isso não significa que você não deva se divertir enquanto administra seu restaurante. Não tenha medo de brincar com os funcionários e clientes, para mostrar o seu lado mais humano e divertido.

Retribua - Como parte de sua comunidade, você pode retribuir de várias maneiras. Faça jantares beneficentes, e destine parte da receita a uma boa causa. Patrocinar uma equipe de futebol de salão, basquete ou vôlei, também pode ser outra maneira de mostrar à comunidade que você se importa, pois ajuda crianças e jovens a se manter longe de problemas e alimenta a imagem positiva do seu restaurante.

Espalhe a imagem do seu restaurante - Se você ainda não está usando as mídias sociais para promovê-lo, está perdendo tempo – e dinheiro. Comece agora mesmo. As mídias sociais são uma maneira fácil e divertida de chegar aos clientes, antigos e novos. Elas permitem que você mostre seu restaurante através de fotos e vídeos e incentiva os clientes a falar sobre você com os amigos.

Seja proativo - Se um cliente tem uma queixa de um prato, troque-o imediatamente, ofereça um brinde, ou dê um desconto na conta. Por exemplo, ele devolve o filé porque não foi preparado ao seu gosto, refaça o prato, e ofereça algum tipo de brinde, como uma sobremesa ou uma bebida. Às vezes, você pode achar que ele está tentando levar vantagem sobre você, mas quantas vezes é que isso realmente já aconteceu?

Trabalhe seu cardápio - Se já faz algum tempo que você não o atualiza, agora é um momento tão bom quanto qualquer outro para fazê-lo. Confira as tendências atuais no mercado e tente incorporá-las.

Siga em frente e enfrente os problemas - Quer se trate de um cliente descontente, ou um membro da equipe que não se portam adequadamente, quanto mais cedo você cuidar do problema, menores serão as consequências. Postergar só irá potencializá-lo.

Faça de seu restaurante um local amigável para as famílias - Há inúmeras maneiras de transformar as refeições com crianças mais agradáveis também para os pais, aumentando as possibilidades de que voltem com mais frequência. Se possível, aos grupos com crianças, destine mesas maiores (se forem quatro pessoas, instale-os numa mesa para seis), de maneira que as crianças tenham espaço para jogos e brincadeiras. Muitos restaurantes criam sacolas especiais com lápis de cor, papel e jogos americanos para serem decorados, e que são forma barata de manter as crianças entretidas enquanto esperam por seus pratos.

Relaxe - É comum se estressar no dia a dia de funcionamento de um restaurante. Mas lembre-se de reservar algum tempo para relaxar e passar com a família. Eles sentem sua falta. E o restaurante vai agradecer.

A vida já nos traz problemas suficientes. Faça do seu restaurante um local em que todos tenham prazer em frequentar… a começar de você.

Boa sorte e bons negócios!

Fonte: Blog do Banas – 06/02/2017

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