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reed hastings ceo netflix

Qual o trabalho de um CEO? Tomar muitas decisões? Para Reed Hastings, CEO do Netflix, essa não é a função do executivo chefe de uma empresa. Em uma entrevista com o curador das palestras TED, Chris Anderson, o mandatário do serviço de streaming disse: “Eu me orgulho de tomar o mínimo de decisões possível em cada trimestre. Às vezes, consigo passar um trimestre inteiro sem tomar nenhuma decisão”. “Eu descubro decisões que foram tomadas todo o tempo e eu nem fiquei sabendo, o que é ótimo”, afirma. “E quase sempre dá certo”. Surpreso, Chris Anderson perguntou: “então você acorda e lê na internet que o Netflix está na China?”. Hastings riu e disse: “sim, às vezes é assim”.

A chave para isso, diz ele, é dar a cada funcionário gerência sobre suas próprias decisões para o bem da organização. Isso não é pouco em uma empresa como o Netflix. A companhia, fundada há duas décadas e que teve US$ 11,7 bilhões em receita no ano passado, coloca a “independência para que os funcionários tomem decisões” como um de seus principais valores.

Em um manifesto sobre a cultura corporativa, a empresa diz que “acredita que as pessoas prosperam quando sentem que confiam nelas, quando têm liberdade e sentem que podem fazer a diferença… Nos dedicamos a constantemente aumentar a liberdade dos funcionários”.

Hastings afirmou que a Netflix é uma anti-Apple. “Você sabe como eles dividem tudo? Nós fazemos o oposto. Todos recebem todas as informações. Queremos criar um senso de responsabilidade nas pessoas e empoderá-las”.

Nem sempre foi assim na vida do executivo. Antes da Netflix, Hastings liderou empresas onde os processos eram engessados. “O problema era que estávamos tentando criar um sistema à prova de idiotas, mas eventualmente só os idiotas queriam trabalhar lá”, diz ele. Quando ele co-fundou o Netflix, ao lado do empreendedor Marc Randolph, eles queriam criar uma empresa sem nenhum processo, “só caos”.

Parece que está funcionando. A empresa aparece no topo de listas sobre a satisfação de funcionários, e o crescimento de sua base de usuários surpreendeu analistas.

Fonte: Época Negócios - 27/04/2018

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