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O marketing digital ganhou proporções expressivas nos últimos anos. O maior acesso à internet, especialmente por aparelhos móveis, contribuiu bastante para isso, é claro. O melhor é que agora você pode alcançar seu público em praticamente qualquer lugar onde haja um sinal de telefone. E um dos meios que tem se provado mais eficiente para isso é o marketing nas redes sociais.

Estar presente nesse tipo de mídia é vital para garantir o melhor posicionamento no mercado. E existe uma série de motivos para aderir a esse novo meio de divulgação. Ainda não está convencido? Então veja aqui os 5 principais motivos para você começar a investir em marketing nas redes sociais.

1. Marketing nas redes sociais é plataforma de baixo custo

O primeiro motivo para trabalhar com redes sociais é que você precisa investir uma considerável quantia que varia entre “muito pouco” e “nada mesmo”. Criar uma página para sua empresa é quase sempre gratuito e fazer com que ela tenha algum alcance custa pouco no orçamento da empresa. Basta que você tenha sempre alguém operando a página para garantir o fluxo.

Outra questão é que você não tem que fazer todo o investimento direto no começo. Você pode começar com a versão gratuita de tudo e colocar gradativamente alguns valores a mais com o tempo. À medida que você se sente mais seguro com o marketing nas redes sociais, poderá injetar mais dinheiro e ver o retorno aumentando.

2. Maior alcance de público com marketing nas redes sociais

Já calculou quantas horas do seu dia você passa em aplicativos como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter? Imagine que seus clientes passam o mesmo tempo ou mais. Toda essa atenção focada em um espaço extremamente dinâmico, onde o mais chamativo ganha. Por que não atrair toda essa atenção para usa marca?

O número de usuários tende apenas a crescer com o tempo. Praticamente todas as grandes empresas já estão investindo em marketing nas redes sociais e tirando bom proveito de tudo. Então, é melhor você se juntar a este grupo do que ficar para trás.

3. Interação e feedback dos clientes

Outra vantagem das redes sociais é que você pode interagir com o seu público com muito mais facilidade. Comentários, memes e pequenos vídeos não servem só para reforçar a presença da sua marca na vida deles. Também são ferramentas para coletar as opiniões dos prospects a seu respeito.

Para utilizar esse método no seu marketing nas redes sociais, comece com pequenas postagens pedindo opiniões. Faça algumas enquetes e sempre leve as respostas em consideração. Algo que estraga o relacionamento com o público é quando eles são deixados sem resposta.

Piadas e algumas demonstrações de ódio sem fundamento são comuns na internet. Mesmo esse tipo de interação deve ser respeitado. Por isso, responda essas mensagens também, apenas não as considere relevantes. Isto é: você deve dar retorno a todo e qualquer tipo de contato, se possível revertendo a seu favor. Contudo, não deverá computar esses usuários na hora de montar suas métricas.

4. De olho na concorrência ao fazer marketing nas redes sociais

Se você está entrando nas redes sociais agora, tenha certeza de que alguns de seus concorrentes já chegaram lá faz tempo. Mas isso não quer dizer que não tenha espaço pra você. Pelo contrário, espaço é o que não falta. E o melhor é que você pode ver o que seus concorrentes fazem com relação ao marketing nas redes sociais, observando o que dá certo e até aperfeiçoando todas as ações.

Acredite ou não, os seus oponentes são sempre seus melhores professores. Tente aprender com os exemplos deles e veja como pode se colocar em vantagem. E claro, tente trabalhar a cooperação também, buscando parcerias.

5. Lugar perfeito para coletar dados

Você não precisa só de opiniões e do comportamento dos seus concorrentes. Você precisa de dados, números, estatísticas, matemática. E o meio virtual é excelente para isso. A máquina pode registrar praticamente tudo que acontece, mesmo coisas que pareçam (ou sejam) irrelevantes. Basta que você selecione os indicadores mais importantes e analise-os com cuidado para tomar suas decisões.

Fonte: Echosis - Março/2017

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