Um dos maiores erros que os proprietários de restaurantes cometem é assumir trabalho em excesso. Eles são, muitas vezes, empreendedores com altos níveis de energia e têm certa tendência a serem idealistas, perfeccionistas e trabalhadores incansáveis. Esses, e outros fatores do dia a dia, levam a que muitos assumam demasiadas funções, com longas horas de trabalho, que resultam numa vida extremamente atribulada e que não foge muito do entorno do restaurante.
Uma das maneiras de racionalizar o tempo envolvido, e reduzir as horas trabalhadas, é fazer um levantamento e avaliar todas as funções que você atualmente desempenha. Com base nesta análise, vai perceber que algumas das tarefas que você está fazendo atualmente, poderiam ser assumidas, com alguma formação, por alguém de sua equipe.
Por exemplo, as compras precisam ser feitas, mas qual é a regra que diz que é o proprietário o responsável por esta tarefa? A mesma coisa para com o recebimento de mercadorias, o agendamento de entrevista de emprego, e uma série de outras atividades rotineiras.
Acredite ou não, a maioria de seus funcionários é muito mais capaz do que você pensa, e uma das suas funções de liderança é fazer a equipe crescer profissionalmente. Só que isto não irá acontecer se eles não forem desafiados com novas responsabilidades.
E é verdade: não, eles não vão fazer tudo exatamente como você quer na primeira vez. Seja paciente e os apoie e ensine. Depois, certamente, vão fazer um bom trabalho. Delegar é uma das maneiras de se demonstrar a capacidade e espírito de liderança.
Utilize esta semana para identificar uma ou duas funções que você está exercendo atualmente, e que possivelmente alguém em sua equipe poderia aprender. Em seguida, assuma o compromisso de ensinar essas tarefas à pessoa que você considera apta a assumir a responsabilidade. Comece devagar, passo a passo, e você vai perceber que tem ótimos profissionais trabalhando no seu restaurante.
Com isso, você está no caminho certo para a formação de uma equipe mais competente, ter uma semana de trabalho mais curta e um restaurante que é menos dependente da sua presença física todo o tempo.
Boa sorte e bons negócios!
Fonte: Blog do Banas – 08/02/2017