Teclados sendo batidos freneticamente. Gargalhadas. Sons da máquina de impressão e de café. Quais destes fatores mais derrubam a produtividade dentro de um ambiente de trabalho? Apesar de ser uma resposta muito pessoal, a dúvida motivou um grupo de estudiosos da companhia FutureWorkplace, em parceria com fabricante de materiais de escritório Poly, a elaborar um estudo que analisa os principais motivadores da distração nos espaços de trabalho.
O excesso de estímulos sonoros muitas vezes causa confusão e a perda de foco nas atividades. Mais do que incomodar, esses fatores podem causar distrações e a redução da produtividade. Por essa razão, aquele colega que fala alto no telefone está no topo da lista de inconveniências, acompanhado dos toques de telefone e pequenas celebrações. No final deste texto você vê a lista com as maiores causas de distração.
Para 76% dos entrevistados, uma conversa de telefone em volume muito alto é a principal distração no ambiente de trabalho, classificada como incômodo moderado, alto ou muito alto. No entanto, de acordo com a pesquisa, a poluição sonora não é a única responsável pela falta de concentração: até mesmo a temperatura inapropriada de um ar-condicionado é suficiente para atrapalhar a execução de tarefas, relata o Quartz.
A tendência crescente no mundo do trabalho que consiste em incluir a presença de animais de estimação no escritório também parece ter suas desvantagens. Trazer seus pets para o trabalho parece estar criando uma distração em 46% dos funcionários.
Em relação às crianças, mais da metade dos entrevistados (53%) alegou ficar distraído com a presença delas no escritório. Ao todo, 5.150 funcionários participaram do levantamento. Um dos critérios para a seleção dos entrevistados era trabalhar presencialmente no escritório por, no mínimo, três dias na semana.
As interrupções parecem ser um problema recorrente apontado por quem trabalha em espaços abertos e compartilhados. Recentemente, uma pesquisa da universidade de Harvard mostrou que escritórios abertos estimulam o isolamento, a redução da colaboração e exercício da criatividade. Entretanto, apenas 61% dos entrevistados disseram trabalhar em ambientes abertos. Uma estatística bem menor do que os 98% que disseram se sentir abstraídos de maneira geral.
Veja abaixo a seleção das distrações apontadas como mais nocivas, de acordo com a pesquisa:
1. Um colega trabalho falando alto no telefone
2. Colegas de trabalho conversando nas proximidades
3. Toques de telefone
4. Celebrações (aniversários, aposentadoria, novos bebês, etc.)
5. Reuniões de grupo próximas
6. Visita de crianças
7. Jogos de equipe em todo o escritório
8. Visita de familiares
9. Jogos (tênis de mesa, futebol, videogames, etc.)
10. Animais de estimação no escritório
11. Sons externos (carros, sirenes, clima, paisagismo, latidos de cães)
12. Um colega comendo
13. Sistema de ar condicionado mal regulado
14. Barulho de copiadora/impressora
15. Máquinas de café
Fonte: Época Negócios - 17/05/2019