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Muitas pessoas, ao contrário do que se pensa, não estão utilizando o meio online somente para se divertir. Uma grande maioria está utilizando essa imensa ferramenta como meio de obter algum tipo de renda ou mesmo para manter-se conectado ao mercado de trabalho. Mas será que essas pessoas que estão navegando pela internet realmente compreendem os principais conceitos de marketing digital que são fundamentais para uma maior compreensão de como funciona esse meio?

De acordo com pesquisas da “We Are Social”, há mais de 3 bilhões de usuários ativos espalhados em vários canais da internet. Sendo que só no Brasil cerca de 54% das pessoas passam mais de 5 horas por dia conectados.

E você? Já conhece toda essa grande quantidade de termos utilizados no marketing digital? Ainda não?

Pois bem, é por isso que nesse post você encontrará um glossário sobre o tema e, assim, não ficará mais perdido no ambiente online da próxima vez. Vamos lá?

Primeiramente, o que é marketing digital?

Embora, sendo redundante, é bom começar pelo começo, não é mesmo? Pode parecer um pouco exagero, mas muita gente, mesmo os que trabalham no meio, não param um pouco para pensar o que realmente significa marketing digital. Então, comecemos pelo início, entenda melhor o termo.

De uma maneira bastante sucinta marketing digital é simplesmente um conjunto de estratégias que são utilizadas no ambiente online com o objetivo principal de atração. Ou seja, é um conjunto de ações otimizadas para facilitar a comunicação de uma mensagem, seja com propósitos comerciais ou não.

Portanto, se está interessado em adentrar nessa fronteira e não se sentir bombardeado por termos desconhecidos, aqui vão 10 conceitos de marketing digital que você precisa conhecer para não ficar perdido da próxima vez, O.K.?

Vamos começar?

1- Automação de marketing

Quando se fala em automação, logo se pensa que o termo se refere a substituição da mão de obra humana por máquinas. Mas no marketing digital não é bem isso que o termo quer dizer.

Automação de marketing é a utilização de softwares para auxiliar uma equipe de marketing a automatizar suas estratégias de comunicação de maneira mais eficiente e ágil.

Na realidade, é uma forma de auxiliar a otimização de recursos que potencializem a eficiência dos resultados esperados, isso juntamente com outras estratégias marketing.

2- E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para conseguir gerar tráfego para um site através de vários recursos, principalmente com a utilização de estratégias de inbound marketing para interagir melhor com o cliente, estreitando o relacionamento com ele, conseguindo assim, realizar um maior número de vendas.

Com essa estratégia de marketing é possível realizar campanhas voltadas para um público-alvo e analisar seu sucesso ou não através da análise de certas métricas, como taxa de abertura, CTR, entre outras.

3- Inbound marketing

O Inbound marketing são várias ações utilizadas pelo marketing digital com a intenção de conquistar o interesse das pessoas de maneira permissiva. Ou seja, diferentemente do marketing tradicional que estamos acostumados, outbound marketing, que utiliza canais de TV, telemarketing, entre outros meios mais invasivos, o inbound marketing trabalha com estratégias mais sutis de geração de leads que chegam ao seu site por livre e espontânea vontade. O carro chefe nessa estratégia é a atração e não a coação.

Sendo que é uma das formas de marketing online com maiores resultados e melhor custo benefício.

4- SEO

SEO, Search Engine Optimation, é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital. SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar sua página na internet, permitindo assim, que seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo, e melhor rankedo.

As técnicas de SEO são imprescindíveis para tornar o seu site mais amigável, gerando dessa forma, mais tráfego de maneira orgânica.

5- Lead scoring

O lead scoring é uma técnica utilizada no inbound marketing para monitorar de forma estratégica quais são os leads com maior potencial de acordo com interesse da empresa.

É uma forma automática de qualificar os melhores leads de forma que a empresa possa, a partir de então, utilizar técnicas de atração segmentadas. Ou seja, utilize estratégias direcionadas ao público certo para conseguir gerar mais negócios.

No mercado, há várias ferramentas que auxiliam na automatização de recursos para descobrir quais são os melhores leads para o seu negócio, ajudando a descobrir o quanto cada um deles está interessado em seu produto ou serviço.

Com as informações corretas em mãos basta investir em conteúdos estratégicos para ganhar mais um cliente.

6- Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é o fenômeno da internet. É a principal ferramenta utilizada pelo marketing digital para atrair mais leads, isso através de conteúdos ricos, relevantes e que envolvam o usuário, de forma que esse acabe se interessando pelo que você tem a oferecer. É uma das estratégias de inbound marketing mais eficientes para criar uma interação do cliente com sua marca.

7- Métricas

Existem várias métricas no marketing digital que podem ajuda-lo a analisar os resultados de maneira que você possa avaliar se suas estratégias estão gerando lucro ou não. Dentre elas podemos citar:

CAC: Custo por Aquisição de clientes (Utilizada para avaliar quanto está sendo gasto para adquirir um novo cliente para empresa).

LTV: Lifetime Value of Customer (Valor de tempo de vida de um cliente).

CTR: Click Through Rate (serve para analisar a taxa de cliques em seu anúncio).

KPI: Key Performance Indicators- Indicador-chave de performance (métrica utilizada para acompanhar como anda o desenvolvimento das ações que estão sendo utilizadas e se elas estão atendendo os objetivos propostos).

ROI: Return on Investiment (Analisa o retorno sobre o investimento que está sendo feito pela empresa com suas estratégias de marketing).

8- Keywords

Keywords ou palavras-chave é uma forma de fazer SEO onde são colocadas palavras estrategicamente escolhidas em certos conteúdos com a intenção de gerar tráfego.

As palavras-chaves são uma das responsáveis pelo rankeamento de sua página pelos motores de busca.

9- SEM

SEM, Search Engine Marketing (Marketing de busca): é um conjunto de estratégias de marketing utilizadas com o objetivo de aumentar a visibilidade de sua página para que ele seja encontrado pelos buscadores e consiga manter-se nas primeiras posições na internet.

10- AINDA

AINDA é nada mais do que um acrônimo das palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

É um conceito utilizado pelo marketing digital para analisar como o ser humano se comporta diante de uma determinada situação e como aproveitar esse comportamento para elaborar determinadas estratégias de marketing que atraiam e gerem maior conversão de acordo com os interesses de ambos.

Através dessa análise é possível, por exemplo, otimizar uma página de acordo com o perfil do público-alvo que se deseja atrair.

Esperamos que esses conceitos de marketing digital tenham resolvido algumas de suas dúvidas sobre o tema e que esse conhecimento possa ajudá-lo em sua vida profissional.

Fonte: http://www.proxxima.com.br/ Meio e Mensagem – 24/05/2016

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