Acompanhar movimentações da indústria é requisito-chave para criar soluções que se destaquem nas prateleiras
Por David Peters*
* David Peters é gerente de desenvolvimento criativo da API, empresa que fabrica e distribui foils, laminados e materiais holográficos para a indústria gráfica, inclusive para a de embalagem |
É impossível desenvolver uma solução perfeita de embalagem sem acompanhar de perto as mais recentes tendências – não apenas as de embalagem, mas também as de produto. Entendê-las, tendo consciência do posicionamento de marca com que se trabalha e, claro, oferecendo ótimos produtos, é uma forma quase infalível de as empresas criarem soluções que causem grande impacto nas prateleiras.
Ao assumirem o papel de parceiros criativos dos brand owners, os fabricantes de embalagem ajudam a viabilizar projetos que efetivamente fazem com que as marcas tenham representatividade entre seus consumidores-alvo. Por isso, desenvolvemos o API Trends Folio, um catálogo anual de tendências que, mesmo sendo um livro de referência compacto, é cheio de estilo e traz os principais drivers identificados por nossa equipe global de desenvolvimento nos últimos doze meses, com base em sua expertise em tecnologia, conhecimento de categorias de produtos e de marcas. Esse material compila as tendências mais recentes de forma conveniente, e tem papel central nos processos de design e de decisão das marcas com que trabalhamos.
Lançamos, recentemente, a segunda edição do catálogo, atualizada para o biênio 2018/19, com as principais tendências em embalagens premium e de luxo. O guia mostra claramente como o uso inteligente de foils, laminados e materiais holográficos pode ajudar as marcas a se destacarem nesses segmentos.
Catálogo agrupa tendências para o biênio 2018-2019 |
O Folio aborda quatro grandes tendências: Neon Storm, que se inspira em fenômenos naturais como raios de sol e brilhos de cometa; Ethereal, baseada na iridescência das luzes do norte; Primary Matrix, influenciada pela arquitetura; e Diamond Luxe, que através do contraste entre o escuro e o brilho reluzente cria um senso de alto luxo.
Cada tendência é direcionada a um segmento de mercado específico – do universo das bebidas ao dos cosméticos, das marcas tradicionais às de alto luxo – o que faz com que os designers, com o guia em mãos, tenham boas inspirações independentemente de sua especialização ou do setor industrial que atendem.
Um exemplo bem aplicado da importância de se ter compreensão da essência da marca e, ao mesmo tempo, acompanhar de perto as tendências, é dado pela Taittinger em sua caixa presenteável, que representa toda a imagem de glamour da marca.
Caixa presenteável da Taittinger: extensão do produto que acondiciona |
A solução foi inspirada na tendência 2nd Skin (apresentada no catálogo anterior da API), que mostra que a embalagem deve ser uma extensão autêntica, verdadeira, do produto que acondiciona. O efeito de diamante na caixa é uma evolução das bolhas de champanha presentes nos estojos anteriores da marca. A embalagem utiliza tecnologia holográfica e lentes de Fresnel para retratar a beleza natural dos diamantes em detalhes. O efeito visual sofisticado está em sintonia perfeita com a natureza tátil da impressão e do material da caixa, trazendo para a embalagem a essência do luxo da champanha Taittinger, criando uma objeto extremamente atraente nos pontos de venda.
No mercado atual, altamente competitivo, é essencial que as marcas de luxo criem sua própria identidade, tornando-se relevantes para seus consumidores. Nesse processo, a embalagem tem grande participação. E, para o desenvolvimento de boas embalagens, é fundamental acompanhar as tendências. Apenas quando há essa integração a solução final terá, efetivamente, brilho nas prateleiras. E, nesse sentido, o API Trends Folio pode ser de grande valia para os designers.
Fonte: Embalagem Marca – 05/03/2018