A equipe é o “motor” de uma empresa: é ela que tem ideias inovadoras e produz a maior parte do trabalho. Mas também nesse ponto podem surgir problemas pessoais que causam atritos e atrapalham a produtividade. Nesse sentido, as melhores empresas se destacam por ter equipes bem entrosadas. Não importa tanto o nível de qualificação de seus funcionários, mas como eles trabalham juntos.
Pensando nisso, o Google se dedicou a descobrir o que torna uma equipe eficiente e bem-sucedida. O estudo nomeado “Projeto Aristóteles” é uma homenagem a citação do filósofo: “O todo é maior do que a simples soma das suas partes”.
Para definir o que é eficiência, os pesquisadores estabeleceram critérios de avaliação que medem dados tanto qualitativos como quantitativos. Para tal, analisaram dezenas de equipes e entrevistaram centenas de executivos, líderes e membros.
Como resultado desse trabalho, o Google descobriu que a confiança é o fator mais importante para a eficiência de uma equipe. Estimular a segurança psicológica, ou seja, conseguir fazer o funcionário assumir riscos sabendo que os membros da equipe irão confiar nele – ninguém vai envergonhá-lo ou puni-lo por admitir um erro, fazer uma pergunta ou contar uma ideia –, é determinante para o sucesso da empresa.
Isso pode parecer simples, mas na prática, não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a revista norte-americana Inc. reuniu 9 ações que podem ajudar a criar confiança entre os membros de uma equipe. Confira:
- Ouça antes de falar
Para estabelecer confiança, você deve respeitar a forma como os outros pensam e sentem. Por isso é importante ouvir. Quando você tem uma escuta ativa, conhece o ponto de vista do outro e ainda mostra que valoriza experiências diferentes.
A escuta ativa envolve fazer perguntas, entender as respostas do outro e ao mesmo tempo resistir ao desejo de julgá-lo. Ouvir de forma cuidadosa ajuda a identificar as forças, as fraquezas e o estilo de comunicação de cada membro da equipe. Além disso, você passa a mensagem de que o que é importante para cada um deles também é para você.
- Demonstre empatia
Além de ouvir, tente entender seus colegas de equipe e suas perspectivas – isso é empatia. Mas você também se beneficiará ao demonstrar empatia afetiva ou emocional, ou seja, compartilhar os sentimentos do outro.
Por exemplo, se um colega compartilhar um problema, você pode pensar: “Isso não é tão sério. Eu já passei por isso antes”. Se isso acontecer, tente lembrar de um momento em que você se sentiu estressado ou sobrecarregado, e aproveite esse sentimento para ajudá-lo a se relacionar.
- Seja autêntico
A autenticidade cria confiança. Somos atraídos por aqueles que mostram isso, que percebem que eles não são perfeitos e estão dispostos a revelar essas imperfeições porque sabem que todos têm também. Ser autêntico não é compartilhar tudo sobre você o tempo todo. Mas dizer o que você quiser seguindo seus valores e princípios.
- Dê o exemplo
As palavras podem criar confiança apenas se estiverem amparadas em ações. Por isso é tão importante praticar o que você acredita e dar o exemplo: você pode pregar respeito e integridade mas isso perde o valor quando você amaldiçoa um membro da equipe.
- Ajude o outro
Uma das maneiras mais eficazes de conquistar a confiança de alguém é ajudando a pessoa. Pense no seu chefe. Saber onde ele se formou, por exemplo, não é uma informação relevante para estabelecer uma relação. Fique atento e observe quando ele precisa de ajuda. Quando puder, se disponha a ajudá-lo. Lembre-se, a confiança se constrói no dia a dia.
- Discorde e comprometa-se
Como explica Jeff Bezos, CEO da Amazon, “discordar e comprometer” não significa “pensar que sua equipe está errada e perder a discussão”. Na verdade, é assumir o compromisso de aceitar as decisões da equipe e ajudá-la, mesmo que você discorde.
Antes de chegar a esse ponto, você deve explicar sua posição e a equipe deve avaliar suas considerações. Mas se você decidir “discordar e comprometer”, você está dentro. Portanto, não pode sabotar o projeto – direta ou indiretamente. Ao confiar na equipe, você pode acabar aprendendo algo e ainda estimular a confiança entre os membros.
- Seja humilde
Ser humilde não significa deixar de defender suas opiniões e princípios. É reconhecer que você não sabe tudo e que está disposto a aprender com os outros. Também é sinônimo de pedir desculpa quando necessário.
- Seja transparente
Não há nada pior do que ter a sensação de que os líderes não se importam em mantê-lo informado, ou ainda, que eles estão guardando segredos. Certifique-se de que sua visão, intenções e métodos são claros para todos os membros da equipe – e que eles tenham acesso às informações que precisam para fazer o melhor trabalho possível.
- Elogie
Ao elogiar os outros, você satisfaz uma necessidade humana básica. Quando seus colegas percebem que você valoriza seus esforços, eles são naturalmente motivados a produzir mais. Quanto mais específico for, melhor: diga-lhes o que você aprecia e por quê. E lembre-se, todos merecem elogios por algo. Aprendendo a identificar e reconhecer esses talentos, você estimula o melhor de cada um.
Fonte: Época Negócios - 24/01/2018