A pesquisa enfatiza o conceito de valor para marketing. A diferença entre valor e preço. No aspecto metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica em livros e na internet.
Marketing de valor
Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
O sucesso de uma boa estratégia de Marketing não é determinado pelo fabricante e sim pelo consumidor. E para que essa estratégia consiga êxito (no resultado final) é fundamental satisfazer as necessidades e desejos do consumidor através da troca.
Mas qual a diferença entre necessidades e desejos? A necessidade é intrínseca, ou seja, estar dentro de cada pessoa, é próprio e essencial. E o desejo é extrínseco, ou seja, que é exterior, que não pertence à essência de uma coisa.
Qual o valor ou preço do seu produto? A diferença entre preço e valor: Preço é o que o consumidor paga (a quantia em dinheiro) pelo produto/serviço e o Valor é o que o consumidor leva (tipos de valores: afetivo, simbólico, cultural, utilitário, etc.) Sendo assim o consumidor é que determina o valor de um produto ou serviço.
Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc. Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor. (MENSHHEIN, 2006)
Quando a percepção do valor é superior a expectativa (há encantamento por parte do consumidor) e quando a percepção do valor é menor do quer a expectativa (desencantamento pelo consumidor).
É de percepção que tudo depende. A questão é: como alterar a percepção de valor do consumidor? Resposta: introduzindo mudanças – materiais ou conceituais – que criem em sua mente novos significados, novas visões ou aplicações do produto ou serviço. (SHAPIRO, 2009)
E para exceder as expectativas e surpreender o cliente é preciso de um detalhe fundamental: entregar algo inesperado que ele (consumidor) perceba estar ganhando além do combinado, ou seja, entregue mais do que você prometeu, assim você irá encantar os seus clientes!!!
Quanto mais respeitada é sua marca, mais conquistará espaço no mercado. Valorize sua pessoa, sua marca e as outras pessoas.
Fonte: Administradores, por Silma Gois – 04/04/2011