Pela legislação, a cerveja puro malte tem em sua composição 100% de malte proveniente da cevada
Dieta combina com cerveja? De acordo com a nutricionista Ana Margarida Sales, nem sempre é necessário abolir o consumo da bebida. “Se a pessoa estiver numa dieta restritiva para emagrecer rápido, é interessante evitar sim, mas se o objetivo é apenas uma reeducação alimentar e mudança de hábitos, é possível beber aos fins de semana ou uma vez por mês”, esclarece. Nesses casos, a quantidade ingerida conta bastante, devendo-se fugir aos excessos.
Ainda assim, segundo a nutricionista, as cervejas puro malte são as mais indicadas, pois têm impacto menor na dieta, diferente das cervejas de trigo, por exemplo. “A de trigo, além de ter mais calorias por ser à base de um carboidrato, ela contém glúten, uma proteína que aumenta a gordura visceral e a extensão abdominal”.
O mestre cervejeiro Rodrigo Araújo explica que essa categoria da bebida conta com 100% de malte da cevada na receita, ao contrário de outras que incluem cereais não maltados, como o arroz e o milho. “A puro malte é mais cara, mas em compensação a cerveja é melhor”, diz ele.
Rodrigo acredita que a popularização das cervejas artesanais tornou o consumidor mais qualificado e exigente com relação à qualidade da bebida. Isso tem se refletido no catálogo das grandes marcas, que passaram a investir na ampliação de suas linhas premium, a exemplo da Brahma Extra. “Quem também está brincando com isso é a Bohemia, que tem uma linha de cervejas especiais de tirar o chapéu”.
Benefícios
Ana Margarida afirma que o malte é rico em vitaminas, além de minerais como o potássio, e por isso ajuda a regular a pressão arterial com o relaxamento dos vasos sanguíneos. “Auxilia também os músculos, previne diabetes e anemia, por possuir ácido fólico. Mas, para obter esse benefício, é preciso consumir por dia 250 ml de cerveja”.
A nutricionista acrescenta que a presença de flavonóides no malte também ajuda na redução de peso. “Existe uma pesquisa sobre uma dieta mediterrânea que inclui 330 ml de cerveja por dia. Nesse estudo, verificaram que a dieta ajudou a reduzir o colesterol e triglicerídeos, agora resta saber qual a contribuição da cerveja para isso”, completa.
Fonte: A Critica – 30/04/2017