Por Claudia Bittencourt é diretora geral da Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios
As exigências impostas pela nova sociedade demandam mudanças na cultura organizacional das empresas e na forma de pensar e agir dos líderes, a grande questão é como passar por estas transformações preservando a essência e os valores da marca.
A necessidade de migrar de organização moderna para pós-moderna, ou organização exponencial é o grande desafio para os empresários e franqueadores, o que significa uma ruptura com o tradicional e a preservação do passado.
Segundo Jorge Forbes, no mundo pós-moderno o ambiente empresarial para ter êxito deve incorporar um conjunto de atributos envolvendo o trabalho, as relações e o mundo digital, e que o principal vetor dessa mudança é a liderança, porém, afirma o psicanalista, que a maioria dos líderes formados em padrões da modernidade enfrenta dificuldades para mudar.
Além da dificuldade para a mudança, um outro fator que considero crítico nesse processo é que muitos executivos, líderes nas mais diversas organizações, não estão percebendo a necessidade dessa mudança na velocidade que deveria acontecer.
Os líderes da nova sociedade (pós-moderna), horizontalizada, em rede e sem padrão, devem dar mais autonomia a suas equipes e um espaço maior para a criatividade, o que invariavelmente vai gerar nas pessoas um senso de maior responsabilidade. Para os líderes do franchising isso se torna um desafio ainda maior, cada vez mais teremos franqueados mais criativos e menos disciplinados e que estão na ponta atuando diretamente com os clientes da marca.
Para gerar uma reflexão maior sobre esses desafios e onde atuar para uma eventual mudança, abaixo algumas características que diferenciam o líder da era moderna do líder da era pós-moderna, segundo o psicanalista Jorge Forbes:
Líder moderno |
Líder moderno |
Estimula a eficiência |
Estimula a criação da diversidade |
Atribui notas |
Atribui responsabilidade |
É moralista |
É ético |
Comunica |
Envolve |
Projeta o futuro |
Inventa o futuro |
Avisa os perigos, é precavido |
Incentiva a inovação responsável |
Controla e dirige |
Inspira e entusiasma |
Busca o lucro no mundo |
Associa o lucro com a construção do mundo |
Fonte: Mercado & Consumo - 09/11/2018