Se você luta para cumprir prazos e sente dificuldade em manter o foco e priorizar o que é realmente importante no dia a dia, não está sozinho. Até mesmo aquele funcionário considerado de “alto potencial” pelo seu gerente pode estar sofrendo do mesmo mal.
Um estudo divulgado pela VitalSmarts, empresa de treinamento e liderança, revelou que 70% dos gerentes têm pelo menos um funcionário de “alto potencial”, cuja demissão estão considerando devido ao mau desempenho apresentado. Apesar da incrível capacidade para tomar decisões difíceis de maneira técnica e analítica, os funcionários de alto potencial, às vezes, têm pouca clareza sobre prioridades e dificuldades para cumprir os prazos.
Quando se fala em aumentar a produtividade, geralmente pensamos em quais ações podemos tomar. Mas a mudança de algumas crenças e atitudes também pode ajudar os funcionários a serem mais eficazes no trabalho e no dia a dia. Confira:
Do caos à escolha
Em meio a tantas tarefas, às vezes não dá tempo nem para respirar. Mas é exatamente nesse momento que você deve parar tudo e tirar uma pausa. Refletir sobre o que você está fazendo e o porquê pode lhe dar uma ideia mais clara do que é realmente necessário, e do que pode ser descartado ou repassado à alguém.
De acordo com o estudo da VitalSmarts, 34% dos gerentes entrevistados afirmaram que os funcionários considerados de “alto potencial” possuem fortes habilidades técnicas, mas pouca capacidade de gerenciamento de tarefas.
Muitos deles evitam repassar tarefas muito complicadas ou que demandam mais atenção, pois acham que explicar para alguém como resolver determinada situação pode adiar a resolução do problema. Mas delegar funções pode ajudar a equipe deles a lidar melhor com diferentes cenários e liberar seu tempo.
De “pendentes” para os acordos
A cada nova demanda, você anota na agenda ou espalha post-its por aí. Mas, segundo o estudo, parar de coletar todos os recados e tarefas que aparecem e pensar em cada um deles como um acordo, pode tornar você mais exigente em assumir compromissos às vezes humanamente impossíveis de cumprir.
É como uma promessa. E nosso cérebro está constantemente nos lembrando de coisas que não concluímos. Assim, ao encarar uma tarefa como algo com o qual você precisa concordar, você passa a ter maior controle e começa a eliminar as tarefas que não precisam ser feitas ou que simplesmente não precisam ser feitas por você.
Do desempenho ao resultado
O seu computador agora está livre de post-its e seu caderninho de anotações pode finalmente respirar em paz, mas, ainda assim, você sofre antecipadamente com as outras atividades ou tarefas que precisa resolver: isso significa que você pode estar focado no processo e não no resultado.
A obsessão em fazer tudo melhor e medir o desempenho constantemente pode nos afastar do motivo pelo qual nosso trabalho é importante e nos tornar menos engajados e produtivos. Reconectar-se com o propósito do seu trabalho é fundamental.
Da urgência ao impacto
A pesquisa da VitalSmarts também revelou que 37% dos gerentes dizem que os funcionários de alto potencial estão muito ocupados apagando pequenos incêndios e têm dificuldades em chegar à tarefa principal. Em vez de se preocupar em riscar o maior número possível de tarefas da lista de afazeres, concentre-se primeiro no trabalho significativo e construa seu dia em torno dele.
Seu líder não está necessariamente preocupado com as tarefas riscadas da sua agenda, mas com os resultados.
Portanto, coloque o celular no silencioso, não olhe seu e-mail e faça as tarefas que produzirão os resultados de que a empresa precisa. Se outra demanda surgir, anote-a, mas trate dela mais tarde. Ao recuperar a concentração, começamos a ver as atividades que realmente importam e, consequentemente, temos melhores resultados.
Fonte: Época Negócios - 07/08/2018